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Lubrificantes: saiba a importância e confira as opções para o seu caminhão

Por Equipe RC em 01/07/2024 às 09:56
Lubrificantes: saiba a importância e confira as opções para o seu caminhão

A importância dos lubrificantes para manter seu veículo rodando com alta performance: conhecendo um pouco mais sobre eles.

Conservar um caminhão em perfeito estado de funcionamento não é uma tarefa simples. Entre os muitos cuidados essenciais, a escolha do lubrificante adequado desempenha um papel crucial. Lubrificantes de qualidade garantem não apenas o bom desempenho do motor, mas também a longevidade dos componentes mecânicos, resultando em economia de combustível e redução dos custos de manutenção.

Segundo Saulo Brazil, diretor de Mercado Automotivo e Lubrificantes da Vibra Energia, hoje, os principais tipos do mercado são os lubrificantes minerais, semissintéticos e sintéticos. “Aqui na Vibra, disponibilizamos todos estes em nosso portfólio, oferecendo o melhor em proteção contra desgaste e oxidação, além de permitir intervalos de troca de óleo mais longos. Nosso portfólio é diversificado, com cada produto elaborado com especificações ideais para atender às necessidades do seu veículo. Por exemplo, o Top Turbo Pro 15W-40, recomendado para os novos veículos EURO VI equipados com motores a diesel turbinados em serviços severos, com sistemas de pós-tratamento dos gases de escape para controle de emissões. E também o Lubrax Top Turbo 15W-40, ideal para motores diesel de alta potência em condições leves a severas, indicado para veículos EURO V ou anteriores. E isso é apenas uma amostra do que temos disponível”.

Fernanda Ribeiro, gerente de Produto da ICONIC, ressalta que os lubrificantes para caminhões são fundamentais para garantir a eficiência, a durabilidade e o bom desempenho dos veículos. Eles minimizam o atrito e o desgaste entre as peças móveis, dissipam o calor, previnem a corrosão, e muitas outras características. Os óleos de motor são essenciais para minimizar o atrito e o desgaste, mas também garante a limpeza do motor mantendo-o funcionando livre de impurezas. Eles podem ser minerais, sintéticos ou semissintéticos. Óleos sintéticos oferecem maior desempenho e durabilidade, especialmente em condições extremas, enquanto os óleos minerais são mais econômicos. Hoje o lubrificante de motor mais utilizado é o mineral SAE 15W-40, mas no mercado já temos lubrificantes semissintéticos SAE 15W-40, SAE 10W-40 e SAE 10W-30, e também os óleos sintéticos de viscosidade SAE 5W-30. Ainda temos os óleos para transmissão que garantem a proteção das engrenagens e auxiliam no engate da embreagem, garantindo a troca suave das marchas além da vida útil dos componentes da caixa de transmissão. Os óleos de diferencial que são projetados para proteger as engrenagens helicoidais contra as altas cargas de choque e pressão. Geralmente esses lubrificantes possuem aditivos especiais que ajudam nessa proteção e suportam as altas temperaturas de trabalho desse sistema. Já os óleos lubrificantes de direção hidráulica são utilizados para manter o sistema funcionando corretamente, caso contrário, pode-se observar maior dificuldade de movimentar a direção e aumentar os ruídos, provenientes de atritos. As graxas lubrificantes são utilizadas em rolamentos, juntas universais e outras partes móveis que requerem lubrificação persistente. Além de todos esses temos as aplicações dos fluidos de arrefecimento, que são produtos à base de monoetilenoglicol, água e anticorrosivos e protetores, que auxiliam na manutenção da temperatura ideal do motor, além de proteger as peças metálicas do radiador, bloco do motor e proteção contra cavitação da bomba d’água”, explica Fernanda Ribeiro.

Mosart Lopes Campello, especialista Técnico em Lubrificantes para caminhões da Raízen Lubrificantes (Shell), no Brasil, diz que os principais lubrificantes para motores diesel pesados são classificados de acordo com o desempenho API (American Petroleum Institute). “Para caminhões mais antigos da geração Proconve P-5 (Euro 3, veículos fabricados até 2011), o lubrificante predominante é o API CI-4, geralmente na viscosidade 15W-40. Para a geração Proconve P-7 (Euro 5, veículos fabricados até 2020), ainda se usa o API CI-4, mas também são comuns os lubrificantes API CJ-4 e CK-4. A partir da geração Proconve P-8 (Euro 6, veículos fabricados a partir de 2021), os lubrificantes API CJ-4 e CK-4 são predominantes. Embora a viscosidade 15W-40 ainda seja utilizada, há uma crescente adoção dos graus 10W-30, 5W-30 e até 5W-20, especialmente para a Proconve P-8, visando melhorar a eficiência e reduzir o consumo de combustível.”

Segundo Luiz Silos, diretor de Tecnologia de Lubrificantes Industriais da PETRONAS Lubrificantes Brasil, “temos diversos tipos de lubrificantes para caminhões, entre eles produtos sintéticos, semissintéticos e minerais, todos atendendo diversos normas e níveis de performance para equipamentos com motores EURO V, EURO VI, e até tecnologias anteriores. Atualmente, a linha Diesel pesado conta com variadas viscosidades e classificações de normas para atender o mercado de acordo com a necessidade de cada marca/modelo/ano e tecnologia empregada no equipamento. A PETRONAS Lubrificantes Brasil possui um portfólio de produto completo e atualizado, que abrange todas essas necessidades do mercado tanto para os equipamentos de última geração quanto para os veículos mais antigos, respeitando as normas globais e dos fabricantes.”

Leonardo Urdaneta, engenheiro de Produto na TotalEnergies Brasil, frisa que se pode fazer uma classificação por tipo de lubrificante: mineral, semissintético e sintético. “Os minerais passam por um processo de refino do petróleo, enquanto os sintéticos são elaborados em laboratório através de um processo de síntese química. Além dessa classificação, podemos classificar os lubrificantes para caminhões pelo teor de SAPS (Cinzas Sulfatadas, Enxofre e Fósforo) que contém o lubrificante, sendo assim os de SAPS normal (para motores até Euro V) e os chamados `Low SAPS`, que têm baixo teor de SAPS e são indicados para a nova geração de motores que atendem à norma EURO VI e precisam ser compatíveis com sistemas de pós-tratamento do motor, tais como EGR (sistema de recirculação de gases de escape), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e DPF (filtro de partículas diesel)”.

Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B dos lubrificantes Mobil™, salienta que os principais tipos de lubrificantes disponíveis para caminhões podem ser classificados em algumas categorias principais, com base na função que desempenham no veículo, exemplo óleo de motor a diesel, óleo para caixas de transmissões e eixos diferenciais, graxas automotivas multipropósito (rolamentos, quinta roda, cruzeta, entre outros) e também os fluidos de freio. “Cada tipo de lubrificante é formulado para atender às necessidades específicas das diferentes partes do caminhão, garantindo desempenho ideal, proteção contra desgaste e longevidade dos componentes e por isso a escolha do lubrificante adequado é crucial para a manutenção preventiva e para prolongar a vida útil do caminhão.”

Denilson Barbosa, gerente de Qualidade da YPF Brasil, diz que atualmente, a YPF dispõe da Linha Extravida XV para veículos que exigem lubrificantes minerais, e XVT para linha semissintética e 100% sintética.

Viscosidade

Ela é um fator crucial para o bom funcionamento do motor de um caminhão, impactando diretamente em seu desempenho e durabilidade. A viscosidade afeta diretamente a capacidade do óleo de proteger o motor, especialmente sob diferentes condições de temperatura e carga. “Os óleos multiviscosos possuem tecnologias de aditivos diferenciadas que conferem benefícios tanto em baixas quanto em altas temperaturas. O número antes do `W´ indica o desempenho em baixa temperatura (winter), enquanto o número após o `W` indica a viscosidade em alta temperatura. “Para entendermos melhor essa relação, vamos analisar os efeitos de óleos de baixa e alta viscosidade, utilizando como exemplo produtos da linha Lubrax Top Turbo: Um óleo considerado de baixa viscosidade, como o Lubrax Top Turbo Avante ECO SAE 5W-30, por exemplo, garante rápida circulação do óleo, protegendo o motor desde a partida, reduzindo o atrito entre as peças e aumentando a durabilidade e performance do motor. O Top Turbo Avante ECO 5W-30, com óleos básicos sintéticos, garante alta performance e economia de combustível comprovada em testes. Já um óleo de alta viscosidade cria uma película espessa que garante melhor proteção contra desgaste e rupturas em climas quentes ou sob cargas pesadas. O Top Turbo Vigoros 20W-50, por exemplo, oferece máxima proteção para motores de caminhões e de veículos mais antigos.  Lembrando que cada motor tem um projeto específico e condições operacionais esperadas, portanto, é crucial seguir as recomendações do fabricante do caminhão para a escolha da viscosidade para obter melhor desempenho”, explica Saulo Brazil.

Fernanda Ribeiro acrescenta que é importante destacar que a viscosidade é a medida da fluidez do óleo lubrificante a uma determinada temperatura. “Hoje em dia, todos os motores de caminhões requerem o uso de óleos multiviscosos. Isso tem por finalidade aumentar a vida útil do motor, visto que a elevada fluidez em baixas temperaturas faz com que o óleo chegue rápido a todas as partes a serem lubrificadas no momento da partida do motor, minimizando o desgaste. E também porque o óleo precisa formar uma película suficientemente “espessa” em altas temperaturas para minimizar o contato entre os componentes móveis do motor durante a operação em altas velocidades e elevadas temperaturas, maximizando a durabilidade de todo o conjunto. A maioria dos fabricantes de caminhões no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. Mas os novos motores Euro VI já requerem o uso de óleos SAE 10W-30 ou SAE 5W-30 em busca de uma maior economia de combustível. Selecionar o grau de viscosidade adequado para o seu motor é crucial para garantir a proteção e o desempenho ideais. Um óleo com viscosidade muito baixa pode não fornecer a película protetora adequada em temperaturas mais altas, resultando em desgaste prematuro das peças e falhas no motor. Por outro lado, um óleo com viscosidade muito alta pode dificultar o fluxo nas partes móveis do motor, levando à perda de potência e eficiência. Para determinar o grau de viscosidade recomendado para o seu veículo, é fundamental consultar o manual do fabricante. O manual do proprietário especificará os óleos lubrificantes apropriados para o seu motor, considerando as condições de operação e as temperaturas típicas da região onde o veículo é utilizado. Seguir as recomendações do fabricante garantirá um desempenho ideal e a máxima vida útil do motor”, explica

Mosart Lopes Campello, especialista técnico em Lubrificantes para caminhões da Raízen Lubrificantes (Shell), acrescenta que a viscosidade de um lubrificante pode ser entendida como sua resistência ao escoamento. Ela é crucial para formar um filme que separa as superfícies internas do motor, minimizando o contato direto e o desgaste. No entanto, uma viscosidade mais alta também cria maior resistência interna, exigindo mais energia do combustível para superar essa resistência, o que pode impactar a economia de combustível. Lubrificantes com viscosidade mais baixa, como SAE 5W-30, contribuem para a economia de combustível, pois oferecem menor resistência ao escoamento. “A escolha da viscosidade correta depende da tecnologia do motor. O manual do veículo especifica os graus de viscosidade apropriados. Usar um lubrificante com viscosidade baixa em um motor que não foi projetado para isso pode aumentar o desgaste e diminuir a vida útil do motor. Por outro lado, usar lubrificantes de viscosidade mais alta, como SAE 15W-40, em motores modernos que requerem lubrificantes mais finos, pode prejudicar a economia de combustível e aumentar o desgaste, especialmente durante a partida, devido às folgas menores desses motores.”

Segundo Luiz Silos, diretor de Tecnologia de Lubrificantes Industriais da PETRONAS “a viscosidade é um dos principais fatores a ser verificado, mas não o único. O filme lubrificante e os aditivos são que protegem as peças e impedem o contato direto de metal com metal, o que ocasiona o desgaste. Por isso, é de extrema importância atendermos a viscosidade e as outras normas dos lubrificantes indicados nos manuais dos equipamentos. Atualmente, com a implementação das normas PROCONVE P8 (EURO VI) no Brasil, as viscosidades indicadas pelas montadoras têm mudado bastante. Com isso, principalmente para os caminhões mais novos é de extrema importância verificar o manual e utilizar o produto correto. A PETRONAS Lubrificantes Brasil já possui em sua linha de produtos viscosidades 20W-50, 10W-40, 10W-30, 5W-30 para caminhões e agora estamos trazendo o 5W-20 também para esse segmento. Estamos sempre atentos as novas tecnologias para atender esse mercado, que é de extrema importância para o Brasil e possui, em sua maioria, o transporte de cargas via rodovias.”

Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B dos lubrificantes Mobil™, saliente mais alguns pontos importantes sobre como a viscosidade: “Formação da Película Lubrificante: Um óleo mais viscoso pode formar uma película lubrificante mais espessa, proporcionando melhor proteção contra o desgaste entre as peças móveis. No entanto, se a viscosidade for excessiva, pode causar resistência ao movimento, exigindo mais energia do motor para operar; Temperatura de Operação: A viscosidade do óleo varia com a temperatura. Um óleo deve ser suficientemente viscoso a altas temperaturas para manter a proteção, mas também fluido o suficiente a baixas temperaturas para garantir a partida do motor e a lubrificação imediata. Por isso que a maior parte dos óleos lubrificantes encontrados são multiviscosos: São formulados para ter uma faixa de viscosidade que se adapta a diferentes temperaturas, como 15W-40, onde "15W" indica a viscosidade a baixa temperatura (inverno) e "40" a alta temperatura (operacional); Durabilidade do Motor: A escolha correta da viscosidade do óleo é essencial para a longevidade do motor. Um óleo que mantém suas propriedades de viscosidade dentro da faixa recomendada pelo fabricante ajudará a proteger contra o desgaste, a corrosão e a formação de depósitos; Condicionamento e Limpeza do Motor: Óleos com viscosidade correta ajudam a suspender e remover contaminantes do motor, mantendo-o limpo e operando eficientemente. Portanto, a viscosidade é um parâmetro crítico na escolha do lubrificante para caminhões. Seguir as especificações do fabricante do motor em relação à viscosidade do óleo é fundamental para assegurar o melhor desempenho e a maior durabilidade possíveis do motor.”

Escolha
O manual do veículo é a principal fonte de orientação para escolher o lubrificante adequado e determinar o intervalo de troca, que pode ser monitorado também pelo computador de bordo do caminhão. As condições climáticas, como temperaturas extremamente altas ou baixas, o tipo de topografia, a carga transportada e o consumo de combustível são fatores críticos que os fabricantes consideram ao recomendar o lubrificante correto. Em climas quentes, pode ser necessário um lubrificante com maior resistência à oxidação e à formação de depósitos, enquanto em climas frios, um lubrificante com boa fluidez em baixas temperaturas é essencial para garantir partidas suaves e proteção adequada do motor. Além disso, operações que envolvem terrenos montanhosos ou transporte de cargas pesadas exigem lubrificantes com propriedades que suportem altas pressões e temperaturas operacionais. Sempre siga as recomendações do fabricante para garantir o melhor desempenho e durabilidade do motor.

Lançamentos
“Com a evolução das novas tecnologias e hardwares, bem como com as novas exigências ambientais como PROCONVE P8, similar ao EURO VI na Europa, ampliamos, por exemplo, a família Lubrax Top Turbo, com o lançamento do Top Turbo Pro 10W30 CK4. Um produto semissintético de elevado desempenho que possui excelente proteção contra desgaste, aumentando a vida útil e possibilitando redução dos custos operacionais. Um produto compatível com os novos sistemas de pós-tratamento requeridos pelos veículos EURO VI, além de ser aprovado formalmente pelas principais fabricantes de veículos como Daimler Truck e Volvo. Outro lançamento importante foi a linha sintética Lubrax Top Turbo Avante, com destaque para o Top Turbo Avante ECO 5W30 para veículos a diesel, que proporciona máxima performance e economia do consumo de combustível comprovada em testes. Além disso, traz uma embalagem sustentável, feita a partir de material reciclado. Outro diferencial é a compatibilidade deste lubrificante com biocombustíveis alternativos já praticados no Brasil, como o Biometano, por exemplo. Além das aprovações formais e testes de campo com extensos períodos de rodagem. Pensamos sempre em trazer produtos que superem as normas: nosso Lubrax Top Turbo tem desempenho 67% superior de proteção quanto ao desgaste quando comparado ao limite ACEA E7. Quando falamos em limpeza do motor, nosso resultado é 55% superior ao limite da ACEA E7; já para o controle de viscosidade estamos 68% acima do limite da API CI-4. Em relação ao nosso Lubrax Top Turbo PRO. O desempenho é 100% superior de limpeza do pistão quando comparado ao limite ACEA E9. Quando falamos em desgastes no eixo de cames, temos 80% menos desgastes comparado ao limite da API CK-4. Esses lançamentos reforçam a posição de liderança da Vibra no mercado de lubrificantes, assegurando o compromisso da empresa com a inovação contínua e a busca pela excelência em qualidade. Hoje a Vibra possui a maior planta industrial em capacidade de produção de lubrificantes da América Latina, com produção mensal de cerca de 22 milhões de litros”, diz Saulo Brazil, diretor de Mercado Automotivo e Lubrificantes da Vibra Energia.

Segundo Fernanda Ribeiro, gerente de produto da ICONIC “lançamos no Brasil, em março de 2024, um produto Texaco, da família DELO para veículos pesados, o DELO 400 XSP-SD SAE 5W-30. Um óleo de motor sintético, especialmente projetado para veículos modernos, como os veículos Euro VI. Atende aos requisitos de uma ampla variedade de motores a diesel utilizados em diferentes condições, como rodovias, fora de estrada e serviços de construção. Uma característica importante deste óleo é o seu intervalo de troca, que pode chegar a até 150 mil quilômetros, dependendo das condições de uso. Isso destaca a durabilidade e eficiência do DELO 400 XSP-SD SAE 5W-30, oferecendo aos proprietários de veículos pesados uma opção que visa prolongar os intervalos entre as trocas de óleo e otimizar, assim, os custos operacionais. Atende ou excede aos requisitos da ACEA E6, E7 e E9, API CK-4 e é aprovado em ampla lista de normas de montadoras como Volvo VDS-4.5, Mercedes-Benz MB 228.31, e MB 228.51, MAN M 3677, Cummins CES 20086, Scania LDF-4 e outras. Busca atender às demandas do mercado brasileiro de veículos pesados, proporcionando benefícios tanto em termos de desempenho do motor quanto de economia de combustível (quando comparado com óleos SAE XW-40). “O Delo 400 XSP-SD SAE 5W-30 é projetado para proporcionar proteção excepcional em uma ampla gama de motores diesel modernos, especialmente aqueles equipados com sistemas avançados de controle de emissões. Sua compatibilidade com as principais normas API e ACEA, bem como com as especificações de fabricantes líderes, faz dele uma escolha confiável para maximizar a durabilidade e o desempenho dos motores em diversas condições operacionais. Além do disso, também vamos lançar em breve o Ipiranga Brutus Performance 10W30, um produto semissintético projetado para veículos Euro VI (pós 2023) e Euro V, que atende aos requisitos ACEA E11, API CK-4 e é aprovado pelas montadoras Volvo e Mercedez Bens além de atender também a frota da DAF. Dentre seus benefícios podemos destacar o excelente intervalo de troca de até 90 mil km, a economia de combustível, a proteção na partida a frio e proteção ao filtro DPF. O produto estará disponível em bombonas, tambores e na modalidade granel”.

Mosart Lopes Campello, especialista técnico em Lubrificantes para caminhões da Raízen Lubrificantes (Shell), comenta que para atender o segmento de caminhões a empresa oferece o Shell Rimula R6 LME Plus 5W-30. Ele atende às normas mais modernas, incluindo API CJ-4 e CK-4, ACEA E6, E7, E11, MAN M3677, Volvo VDS 4.5, Scania LDF-4, e Mercedes DTFR 15C110 e DTFR 15C120. 

De acordo Luiz Silos, diretor de Tecnologia de Lubrificantes Industriais da PETRONAS, a empresa possui uma linha completa que atende todas as necessidades do mercado, desde os equipamentos mais novos, com as tecnologias atuais e normas de fabricantes, até os mais antigos. O mais recente lançamento da linha é o produto PETRONAS Urania 5000 LSF 5W-30, que atende as normas API CK-4/SN, ACEA E7/E8/E11 e normas de diversos fabricantes de caminhões. Este é um produto que tem como objetivo atender as mais novas especificações de viscosidade e normas de desempenho que alguns fabricantes de caminhões estão exigindo com a recente implementação do PROCONVE P8 no Brasil.

Conforme Leonardo Urdaneta, engenheiro de Produto na TotalEnergies Brasil, recentemente, lançamos o Rubia TIR 7400 10W-40, um lubrificante semissintético de alto desempenho, que atende as especificações API CI-4 e ACEA E7. Ele é formulado com a nossa “Tecnologia Pro-Eficiência”, que protege e aprimora a eficiência dos motores de uso profissional, garantindo um menor desgaste mecânico e maiores intervalos para troca do óleo lubrificante, ajudando assim a reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO).

Segundo Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B dos lubrificantes Mobil™, no último ano tivemos a mudança da legislação de emissões de gases para os veículos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA estabeleceu a PROCONVE P8 (equivalente ao Euro 6) de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE para o controle das emissões de gases poluentes e de ruído para veículos automotores pesados novos de uso rodoviário e dá outras providências. Com essas mudanças, que passa a aumentar as exigências de poluentes e ruídos, as montadoras tiveram que se adaptar às produções e importações e no mercado de lubrificantes a consequência é a exigência de lubrificantes de mais alta tecnologia. Para atender a essa nova geração de motores, os lubrificantes Mobil™ lançou e fortaleceu sua linha de óleo de motores para veículos pesados, atendendo as mais recentes especificações das montadoras de caminhões e a especificação moderna API CK-4. Com isso Mobil Delvac™ está perfeitamente adaptada aos novos motores, que são menores, mais eficientes e potentes. São os seguintes produtos: Mobil Delvac™ 15W-40 Full Protection: Lubrificante mineral com API CK-4 e as principais aprovações das montadoras (MB 228.31; Volvo VDS-4.5; MAN M 3575), além de um pacote de aditivos que contribui para uma performance de otimização do intervalo de troca (até 90 km em condições on-road); Mobil Delvac™ 10W-30 Complete Protection: Lubrificante mineral que atende ou excede os requisitos das categorias de serviço API CK-4, ACEA E9 e Volvo VDS 4.5. Com a viscosidade de 10W-30 é o produto indicado para as montadoras Volvo e DAF que vem ganhando espaço no mercado de veículos pesados; Mobil Delvac™ 10W-40 Full Protection: Lubrificante semissintético que atende as especificações API CK-4, ACEA E7 e ACEA E9; MAN M 3575 e MAN M 3775; Volvo VDS- 4.5; MB 228.31; e Mobil Delvac™ 10W-40 Super Defense: Lubrificante semissintético um pacote robusto de aditivos proporciona uma lubrificação excepcional a motores a diesel modernos e de alto desempenho utilizados em aplicações severas dentro e fora de estrada. Atende ou excede os requisitos das categorias de serviço MB 228.5 e MB 235.27; MAN M 3277; ACEA E4 e E7; Scania LDF-3).

Denilson Barbosa, gerente de Qualidade da YPF Brasil, enfatiza a linha Extravida XVT 500, 550 e 600 que são produtos com homologações específicas tais como MAN, MB, Volvo, Scania com exigências de qualidade, economia de combustível e redução de emissões de poluentes.

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