Os veículos comerciais, que são a base do modal de transportes no Brasil, são essenciais para economia do País, já que são responsáveis por abastecer toda a cadeia de produtos e serviços dos mais variados setores. Além do transporte rodoviário de cargas, os grandes centros urbanos estão repletos de veículos de entrega de pequeno porte e vans que transportam passageiros pelas ruas das cidades. Também é grande a frota de picapes e SUV’s por todo o território, tanto no campo como nas metrópoles. Todos estes veículos possuem uma característica em comum: são equipados com os “valentes” motores a diesel.
Para evitar interrupções no abastecimento de mercadorias, custos extras de reparação para os trabalhadores do transporte e, claro, para manter a segurança do condutor e de outras pessoas que circulam pelas rodovias, é essencial que as revisões desses veículos estejam em dia, o que também vai garantir que as emissões de gases desses veículos estejam dentro dos parâmetros permitidos pela legislação.
O sistema de alimentação está entre aqueles que devem receber atenção especial na manutenção, principalmente os bicos injetores, responsáveis por pulverizar o combustível na proporção e parâmetros adequados para o funcionamento do motor. Um sistema com a manutenção em dia garante menor consumo de combustível e de emissão de poluentes, respeitando os parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo, resultando em economia para o dono do veículo.
Os bicos injetores são permanentemente solicitados durante o funcionamento do motor. A quantidade de combustível a ser injetada nos cilindros é calculada pelo sistema eletrônico do veículo, mas é a ponteira do bico injetor que assegura a pulverização do combustível no volume correto. Nos motores a diesel, as condições de trabalho às quais o componente é submetido são muito severas, já que está diretamente em contato com a câmara de combustão – a região mais quente do motor e constantemente submetida a altas pressões.
Falhas no funcionamento do motor, perda de potência, marcha lenta irregular e dificuldades na hora da partida são algumas das causas que podem indicar falhas dos bicos injetores, muitas vezes relacionadas ao desgaste e/ou presença de impurezas e contaminantes nas ponteiras. Esses sinais, além de ruído excessivo no motor e emissão de fumaça preta, alertam para a necessidade de revisão do componente. Caso seja necessário fazer a substituição, é essencial usar produtos de qualidade como aqueles da Magneti Marelli.
A marca, especialista no fornecimento de produtos para os sistemas de alimentação de motores, conta com um portfólio de aproximadamente 60 bicos injetores originais destinados a motores ciclo Otto (gasolina, etanol e flex) e 40 ponteiras para modelos diesel. Fabricadas na Itália, as ponteiras diesel são desenvolvidas de acordo com as especificações dos produtos genuínos e são produzidas sob rígidos controles de qualidade e através de processos que empregam as mais avançadas tecnologias, como o tratamento superficial DLC (Diamond-Like Carbon), que confere ao componente elevada resistência ao desgaste e, consequentemente, uma longa vida útil.
A marca também oferece ao mercado reparador os bicos injetores para ARLA (agente redutor líquido automotivo), necessários nos veículos a diesel que utilizam a tecnologia para controle da emissão de poluentes. O produto, que em diversas aplicações é original Magneti Marelli, permite expressiva redução no custo da manutenção caso o problema seja apenas no bico injetor, pois o reparador não necessitará substituir todo o conjunto módulo dosador, que é o procedimento adotado pelas concessionárias.
Foto: divulgação
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