A Alemanha tem um déficit de cerca de 80.000 motoristas de caminhão. A MAN está agora a juntar-se a parceiros para fazer face a esta escassez – com a iniciativa Drive for Germany
Toda uma indústria está alarmada. Embora a demanda seja cada vez maior devido ao crescente fluxo de mercadorias, cada vez mais frequentemente, até mesmo o caminhão mais moderno é deixado parado por causa da escassez de motoristas. Atualmente, na Alemanha, cerca de 80.000 assentos de motorista estão vazios, e a IRU, a organização mundial de transporte rodoviário, diz que esse número aumentará para cerca de 185.000 até 2027. A consequência é que as empresas estão tendo que recusar pedidos e há risco de gargalos de fornecimento. Nem economistas nem políticos encontraram ainda qualquer receita para o sucesso no combate à escassez de motoristas.
Ação
A MAN Truck & Bus está a tomar a iniciativa. Trata-se da Drive for Germany. Trabalhando com o clube de motoristas Trucker's World, a MAN Financial Services, a Bundesverband Wirtschaft, a Verkehr und Logistik (BWVL – Federal Economics, Transport and Logistics Association) e outros parceiros do setor de transporte e logística, o fabricante de veículos comerciais quer aumentar a apreciação pelos motoristas de caminhão profissionais e melhorar a imagem da profissão.
"A pandemia revelou claramente o papel essencial que os caminhoneiros desempenham em nossa sociedade. Como fabricante de veículos comerciais, gostaríamos de usar a iniciativa Drive for Germany para ajudar a aumentar a apreciação disso na sociedade em geral", diz Christoph Huber, CEO da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH e um dos geradores de ideias da iniciativa. "Ao mesmo tempo, vemos como nossa responsabilidade fazer tudo o que pudermos para melhorar de forma sustentável a vida profissional diária dos motoristas".
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!