A MAN pretende colocar caminhões autônomos em rodovias europeias, pela primeira vez, até meados desta década, comunicou o fabricante de caminhões. O projeto é chamado de ATLAS-L4. MAN Truck & Bus, Leoni, Knorr-Bremse e Bosch, juntamente com o provedor de logística automatizado Fernride e o fabricante de ferramentas de teste BTC Embedded Systems, pretendem ter caminhões autônomos na rodovia pela primeira vez até 2025.
A Fraunhofer-Gesellschaft, a Universidade Técnica de Munique (TUM) e a Universidade Técnica de Braunschweig estão prestando apoio científico ao projeto, enquanto a TÜV SÜD e a Autobahn GmbH estão contribuindo com sua expertise no que diz respeito à viabilidade prática e ao processo de aprovação.
O ATLAS-L4 pretende demonstrar que o uso de veículos automatizados nível-4 e, portanto, sem motorista na rodovia é viável, estabelecendo as bases para conceitos inovadores de transporte e logística.
O projeto faz uso direto das oportunidades abertas pela legislação sobre condução autônoma aprovada em 2021, na qual a Alemanha deverá ocupar uma posição pioneira mundial.
O objetivo geral do projeto, financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha, é utilizar a condução autônoma entre os hubs logísticos na rodovia para provar que esses veículos podem efetivamente reduzir congestionamentos e acidentes, operar com maior eficiência de combustível e também combater a escassez de motoristas, eliminando tarefas de condução menos atraentes.
Fonte:Trans.Info (German)
Foto: Photo credits @ Leoni
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!