Ao longo da feira é possível realizar um Test Drive em caminhões da Mercedes, Volkswagen, Scania, Iveco e Jac, além da nova van elétrica da Ford e outros veículos
Conforme a semana vai avançando, a Fenatran, um dos maiores eventos de transporte e logística da América Latina, recebe cada vez mais pessoas interessadas em conferir algumas das tendências do mercado e realizar novos negócios.
Para que seja possível realizar o teste, a pessoa fará um breve cadastro para apresentar a CNH e escolher o caminhão que deseja experimentar. Na entrada, é realizado o teste do bafômetro para garantir que o condutor está apto a dirigir, além do trajeto ser supervisionado todo o tempo por um profissional treinado para guiar e explicar os detalhes técnicos do modelo.
Para dirigir os caminhões é necessário apresentar CNH compatível com a categoria, mas aos que desejarem saber como é andar na cabine, mesmo sem CNH, podem dar a volta como acompanhantes.
Separados por marca, os modelos disponíveis para Test Drive são:
Scania: R 460 6x2 e o R 560 6x4 ambos a diesel, e o P 340 4x2 a gás;
Volkswagen: e-Delivery 14 Ton elétrico e Contellation 25480 e Meteor 29530, ambos a diesel;
Mercedes-Benz: Actros 2548/33, Actros 2651/36 e Grunner ADS, a máquina agrícola;
Iveco: S-WAY 480 6x2 e Daily 35-180;
Jac: JAC iEV1200 elétrico;
Ford: e-Transit, o furgão elétrico da Ford.
Para alguns dos veículos disponíveis, como o e-Delivery, da VW, e o Iveco Daily, é possível conduzir com habilitação B, assim como as vans e picapes também disponibilizadas pelas marcas. Já os cavalos mecânicos exigem habilitação C ou D.
Algumas pessoas passaram pela experiência e dividiram com a Caminhoneiro. Carlos Roberto, por exemplo, é caminhoneiro há 40 anos, e aproveitou a oportunidade para testar o S-WAY, da Iveco, O Meteor, da VW e o R460 da Scania. “Scania eu já conhecia, trabalhava com ele na empresa de carga e vim mais para conhecer os outros, o Meteor e o Iveco. Eles são muito diferentes, principalmente o Meteor. A sensação ao dirigir é confortável, com mais espaço que era o principal, e o Iveco é como dizem: ‘mudou da água para o vinho’. Muito boa a experiência”, brincou o experiente caminhoneiro.
Carlos Roberto
Davi está ingressando no mercado de trabalho como caminhoneiro e aproveitou o evento para experimentar o Scania P 340 4x2 com motor a gás. Quando perguntado sobre suas impressões, o rapaz disse: “o que mais me impressionou foi a autonomia dele! Rodar quase 500 quilômetros utilizando o GNV foi o que mais me impressionou. Eu nunca tinha andado em um veículo GNV e a experiência me fez pensar se vale mais a pena investir em um caminhão com GNV ou um elétrico”, afirmou.
Ao meio, Davi Guilherme
Wesley Nunes e Cleverton Robson andaram no Scania 560 e no Iveco 480. Wesley, que dirigiu os dois, está entrando no mercado como caminhoneiro e já pôde dirigir e sentir os dois modelos.
“Cara, a sensação é muito top! Para quem pegou a primeira vez e tem o sonho de dirigir, pegar estrada e andar com veículo pesado é outra coisa, outra visão. A sensação é diferente e muito boa”, concluiu.
Cleverton, por outro lado, possui habilitação B, mas não ficou de fora e aproveitou a oportunidade para conhecer o e-Delivery. “A sensação é muito gostosa. Ainda foi minha primeira vez dirigindo um veículo 100% elétrico, então eu gostei”, finalizou Robson.
Cleverton Robson à esquerda e Wesley Nunes à direita
Marco Marzolla e Maria Helena Marzolla estavam por lá e andaram no Iveco S-Way. Disseram: “Excelente caminhão! Econômico, macio, muita tecnologia integrada; Parabéns Iveco”, concluiu o casal.
Fotos: André de Angelo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!