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MB aposta nos serviços com inteligência artificial

Por Revista em 14/04/2021 às 14:48
MB aposta nos serviços com inteligência artificial

Se os inovadores conceitos da quarta revolução industrial – inteligência artificial, tecnologia digital, conectividade, Internet das Coisas e outros – já estão presentes nas linhas de produção de caminhões, cabinas e chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, eles também estão beneficiando os serviços oferecidos pela marca.

Nesse sentido, o Mercedes-Benz Uptime, disponível inicialmente para o Novo Actros, cria um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva, como também de relacionamento e assistência técnica entre a Mercedes-Benz e seus concessionários com os clientes da marca.

A inteligência de dados do Mercedes-Benz Uptime avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção. “A gente se aproxima do topo da manutenção preditiva e praticamente zera as paradas imprevistas do caminhão do cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Estamos assim oferecendo produtos e serviços 4.0 para um cliente também cada vez mais 4.0, que utiliza as modernas ferramentas digitais para obter ainda mais eficiência, produtividade e rentabilidade em seus negócios de transporte de cargas.

Ou seja, mais uma vez, a Mercedes-Benz traz uma nova solução para as demandas do mercado, seguindo o compromisso As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

De acordo com Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, todos os caminhões da família Novo Actros saem de fábrica com o Mercedes-Benz Uptime já integrado na arquitetura eletrônica da linha CAN do veículo.

“Basta apenas o cliente adquirir o serviço, que é ativado imediatamente, começando a proporcionar uma série de benefícios para os caminhões da sua frota”, informa o executivo.

“A grande inovação é que a inteligência artificial monitora os dados do caminhão o tempo todo, acionando automaticamente as medidas de manutenção e reparos que buscam evitar paradas desnecessárias, mantendo o veículo na sua atividade de transporte. Essa comunicação se dá primeiramente pela conectividade do caminhão com o motorista e com o gestor da frota e, depois, por meio da nossa Central de Relacionamento com o Cliente e dos nossos concessionários. Tudo online, a qualquer hora ou dia, em qualquer lugar”.

Torre de controle

Para monitorar os caminhões dos clientes, a Mercedes-Benz criou o Uptime Center em sua planta de Campinas, no interior paulista. Trata-se de uma área em que estão concentradas avançadas tecnologias e ferramentas de monitoramento e gestão de frota. Essa espécie de “torre de controle” faz o acompanhamento dos extrapesados Novo Actros que rodam pelas estradas do País.

A inteligência artificial identifica e acompanha a localização dos caminhões, que medidas de manutenção preventiva ou preditiva precisam ser tomadas e já propõe o plano de ação ao cliente.

O sistema chega a indicar, por exemplo, qual o concessionário mais próximo, se é preciso parar imediatamente ou se é possível programar a manutenção na oficina da rede e até já agenda o horário do serviço, com a separação das peças e o mecânico responsável já avisado.

Ou seja, o motorista permanecerá na oficina do concessionário apenas pelo tempo necessário para a manutenção ou reparo, retornando rapidamente para o trabalho, podendo prosseguir com o transporte, visando a satisfação do seu cliente e a rentabilidade desejada.

Os concessionários Mercedes-Benz – como já é o caso da Vitória Diesel de Cariacica (ES) e do Grupo Mardisa – estão replicando esse conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação.

Por meio do projeto “Conectados”, eles podem criar “minitorres de controle” em suas revendas para oferecer os serviços do Fleetboard e do Mercedes-Benz Uptime aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. A expectativa da Mercedes-Benz é implementar o projeto “Conectados” em mais de 50% da rede até o fim de 2021.

“Com o inovador Mercedes-Benz Uptime, ampliamos o nosso portfólio de serviços para frotistas do Novo Actros”, afirma Silvio Renan. “Essa avançada tecnologia junta-se aos serviços de telemetria do sistema de gestão de frota Fleetboard e aos nossos Planos de Manutenção, oferecendo mais opções de escolha para os clientes quanto à manutenção de seus caminhões, uma vez que ele funciona como uma ferramenta para melhorar a gestão da frota de seus Novo Actros.

Aliás, alguns pacotes oferecidos ao mercado englobam os três serviços individualmente ou em conjunto, ficando a decisão a cargo do frotista”.

Parceria com a Sascar

A Mercedes-Benz e a Sascar acabam de anunciar parceria para gestão de risco de caminhões e de cargas no mercado brasileiro. Esta modalidade de prestação de serviços, agregada ao sistema de gestão de frota Fleetboard, já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.

“Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle”, diz Roberto Leoncini. “Agora, agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina”.

A parceria com a Sascar para a gestão de risco é inédita não só para a Mercedes-Benz do Brasil, como para o Grupo Daimler. “Essa é uma modalidade de prestação de serviços de segurança para transportadores muito usual no nosso País, por conta do forte impacto causado por roubo e furto de veículos e cargas.

Ao oferecer uma solução tecnológica avançada, eficaz e de qualidade reconhecida no mercado, reforçamos a nossa estratégia de oferecer todas as ferramentas que os nossos clientes precisam para garantir os melhores resultados para os seus negócios”, afirma Roberto Leoncini. “Esse novo serviço está disponível como Fleetboard powered by Sascar, unindo duas marcas de renome, o que traz confiança e segurança para os clientes”.

A Rede de Concessionários da Mercedes-Benz iniciou a venda do Fleetboard powered by Sascar em março deste ano. A STP Log, empresa de logística de Goiânia (GO), foi o primeiro cliente do serviço e deve instalar o sistema, nesta primeira etapa, em 20 Actros da sua frota, com expectativa de chegar a 100 caminhões monitorados.

“Já estamos trabalhando intensamente com a nossa Rede para oferecer o Fleetboard porwered by Sascar em todo o território nacional, para que os nossos clientes possam contar com mais segurança com a máxima eficiência que essa parceria pode oferecer”, finaliza Leoncini.

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