O Actros L oferece uma série de recursos e detalhes de equipamentos para condução relaxada, vida confortável e trabalho eficiente
“No Actros L, colocamos um foco especial no conforto do motorista, segurança, conectividade e Custo Total de Propriedade para criar mais benefícios nesses aspectos para nossos clientes e seus motoristas", diz Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. Graças ao diálogo próximo com os clientes, há um claro conhecimento do que esses clientes querem de um caminhão premium tanto para sua empresa quanto para seus motoristas. E são precisamente esses requisitos que abordamos no Actros L e, como resultado, conseguimos projetar e configurar nosso novo carro-chefe para os padrões apropriadamente elevados", enfatiza Von Wallfeld.
Ele começa com a cabine do motorista, que nas variantes StreamSpace, BigSpace e GigaSpace tem 2,5 metros de largura e faz um interior excepcionalmente espaçoso. A falta de túnel do motor significa que a cabine tem um piso plano, criando um ambiente realmente confortável. O ruído da cabine melhorado e o isolamento térmico mantém o ruído indesejado e irritante à distância para ajudar no relaxamento, especialmente nos horários de intervalo.
A posição dos assentos foi ajustada para uma condução mais relaxada e uma vista confortável da estrada. Em uma nota relacionada, os faróis principais Led disponíveis opcionalmente e recém-projetados têm uma intensidade de luz maior do que os faróis de xenônio e fornecem excelente iluminação da estrada – uma grande vantagem quando se trata de segurança, especialmente quando está escuro. E há um benefício econômico também: em comparação com as lâmpadas convencionais, os faróis de Led são mais eficientes em termos de energia e têm uma vida útil mais longa.
Com o objetivo de aumentar o conforto e a conveniência do motorista estão vários detalhes do equipamento, como novo acabamento da porta, um colchão confortável com topper de 45 mm de espessura e um painel traseiro de cabine agradavelmente tátil na área da cama. A sensação de bem-estar pode ser ainda mais impulsionada com os inúmeros acessórios da Linha Interior da Mercedes-Benz Trucks. Von Wallfeld está firmemente convencido: "Para as empresas de transporte, o Actros L é um ativo muito forte, especialmente no momento da escassez de motoristas".
O caminhão pesado com powertrain diesel convencional pode ser encomendado em toda a Europa a partir de 1 de julho de 2021 e entra em produção em novembro de 2021.
Recursos de segurança
Com o Actros L também, a Mercedes-Benz Trucks está sistematicamente perseguindo seu objetivo de ajudar a tornar o tráfego rodoviário o mais seguro possível, utilizando sistemas ativos de assistência à segurança, e ao fazê-lo está dando mais um passo para realizar sua visão de condução livre de acidentes. Isso é evidenciado não apenas pelo Lane Keeping Assist, O Assistente de Controle de Proximidade e o MirrorCam, que substitui os espelhos principais e grandes angulares, mas por uma série de outros recursos de segurança.
Opcionalmente disponível para o Actros L, por exemplo, é o Mercedes-Benz Sideguard Assist S1X que, em comparação com o sistema anterior S1R, está equipado com uma função adicional que poderia potencialmente salvar vidas. Este novo sistema, chamado Active Sideguard Assist, não adverte mais simplesmente o motorista de mover pedestres ou ciclistas do lado do copiloto. Se o motorista então não responder aos avisos a tempo, agora é capaz de iniciar uma manobra automatizada de frenagem a velocidades de giro de até 20 km/h para levar o veículo a uma paralisação. O Active Sideguard Assist pode reconhecer a necessidade de tal manobra de frenagem e, em um cenário ideal, evitar uma possível colisão.
Outra opção de equipamento para o Actros L é a segunda geração Active Drive Assist (ADA 2). Sob certas pré-condições, o sistema auxilia ativamente o motorista com orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode manter automaticamente a distância para o veículo à frente, acelerar e também dirigir se as condições necessárias do sistema, como raio de curva suficiente ou marcas de estrada claramente visíveis forem atendidas. Além disso, o ADA 2 inclui a sub-função De Parada de Emergência, que é capaz de iniciar uma parada de emergência se o motorista não estiver mais controlando o volante, apesar dos avisos visuais e sonoros. Se o caminhão parar, o sistema pode automaticamente acionar o novo freio de estacionamento eletrônico. Além disso, as portas estão destrancadas para que os paramédicos e outros socorristas possam chegar diretamente ao motorista em caso de emergência médica.
Se um assistente de frenagem de emergência for exigido por lei, o Actros L também é equipado Active Brake Assist 5 (ABA 5) como padrão que possui uma função de reconhecimento de pedestres. Este sistema pode ajudar a evitar acidentes onde, devido ao motorista estar distraído, a seguinte distância ser muito curta ou uma velocidade inadequada, o caminhão corre o risco de colidir com um veículo à frente ou um veículo parado, ou há o risco de colisão frontal com um pedestre. ABA 5 funciona usando um radar combinado e sistema de câmera. Se o sistema detectar o risco de um acidente com um veículo dirigindo na frente, um obstáculo estacionário ou uma pessoa (atravessando o caminho do veículo, vindo em direção ao veículo, caminhando na mesma pista que o veículo ou de repente chegando a uma parada de susto), o sistema inicialmente emite um aviso visual e sonoro ao motorista. Se o motorista não responder adequadamente, o sistema pode iniciar a frenagem parcial em um segundo estágio. Se a ameaça de colisão continuar, o ABA 5 pode realizar frenagem máxima automatizada de parada total – a velocidades do veículo de até 50 km/h ao responder a pessoas em movimento.
Com todos os sistemas de assistência, a Mercedes-Benz Trucks tem como objetivo apoiar o motorista o máximo possível dentro dos limites do sistema. No entanto, como a lei prevê, o motorista permanece totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança o tempo todo.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!