Linha de caminhões Actros, Arocs, Atego e Accelo são referência no transporte de produtos agrícolas e serviços de apoio no campo
Com base no compromisso “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, a Empresa e concessionários da marca irão divulgar sua linha de caminhões e de serviços voltados para o campo durante a Agrishow 2024. O maior evento do agronegócio no Brasil e na América Latina será realizado, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista, chegando à sua 29ª edição.
“Nós sempre ouvimos o agronegócio e trazemos as soluções que o setor precisa, com foco para todas as etapas do ecossistema da principal locomotiva da economia do nosso País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E nossos caminhões atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos a solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando”.
O executivo comenta sobre expectativas para o agronegócio neste ano: “O País não chegará a um novo recorde de produção de grãos na safra 2023/2024, mas ainda assim deverá superar a marca de 300 milhões de toneladas, o que é um volume muito expressivo e de impacto positivo para a economia e, consequentemente, para as vendas de caminhões”, diz Jefferson Ferrarez. “Para o segmento de extrapesados, o agronegócio tem uma importância crescente. Para se ter uma ideia, entre 20% e 30% do mercado de caminhões estão ligados ao agro. Há 15 anos, o mercado de extrapesados representava 1/3 do total de caminhões. Hoje, chega a quase 60%”.
Caminhões Arocs, Actros Estrela Delas e Atego são atrações no evento
Para representar as soluções de caminhões Mercedes-Benz para o agro, a Mercedes-Benz leva para a Agrishow deste ano o extrapesado cavalo-mecânico Arocs 3353 S 6x4, com CMT de 91 ton e indicado para os setores canavieiro e madeireiro; bem como o Atego 2730/48 off road, destinado para aplicações de apoio no campo; e o Actros 2651 Estrela Delas, que reforça o movimento de inclusão e valorização das mulheres no transporte, inclusive no agronegócio.
Juntamente com a exposição desses modelos de caminhões, a Mercedes-Benz e seus concessionários disponibilizarão alguns modelos para test-drive, que serão realizados nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio. Os motoristas participantes terão à disposição um Actros 2653 com pacote robustez e um Arocs 3353 S. Todos estes cavalos mecânicos estarão atrelados a semirreboques carregados.
“É também no agronegócio que costumamos buscar muitos feedbacks de transportadores e motoristas para o nosso portfólio de caminhões e serviços”, conta Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso sempre nos ajuda a desenvolver produtos e serviços para todas as demandas dos clientes e do mercado. O Actros, por exemplo, tem muito do que captamos no agronegócio”.
Expoentes da linha de caminhões Mercedes-Benz para o agronegócio
Arocs 3353 6x4 – Este cavalo mecânico extrapesado traz para o campo a força, robustez e produtividade do off-road Mercedes-Benz que é amplamente aprovado na mineração. O grande destaque do Arocs 3353 6x4 é seu motor de 530 cavalos. Ele se junta ao Arocs 3351 6x4 de 510 cavalos no portfólio para os setores canavieiro e madeireiro.
“Com 150 toneladas de CMT, o Arocs é reconhecido no mercado por entregar uma operação altamente eficiente, produtiva e rentável”, ressalta Marcos Andrade. “Aliás, o cavalo mecânico Arocs 3353 6x4 está apto para tracionar rodotrens de 11 eixos e 91 toneladas de CMT no segmento canavieiro. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Nós também ampliamos a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido agora com a cabine leito, além de possuir maior capacidade de tanque”.
Actros 2653 6x4 com Pacote Robustez – O cavalo mecânico Actros 2653 6x4 também chama a atenção pelo motor de 530 cv, com torque de 2.600 Nm. São duas opções de cabine para escolha do cliente, conforme a necessidade da sua aplicação. O Actros é o caminhão Mercedes-Benz mix-road, para aplicação de longas distâncias e também em vias não pavimentadas nas áreas de plantio, ou que demandem muita robustez. Ou seja, está totalmente preparado para os desafios das estradas brasileiras e também fora de estrada, tudo na mesma operação do transporte de grãos.
O Actros 2653 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais robustez e resistência nas operações off-road.
Atego 2730 6x4 – Esse Atego é amplamente reconhecido por sua eficiência e baixo custo operacional em serviços de apoio no campo. Por exemplo, como caminhão tanque, borracheiro, oficina e várias outras aplicações. Sua força vem do motor OM 926 LA de 286 cavalos. Outro grande destaque do Atego 2730 é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas como item de série. Esse câmbio é sucesso no segmento off-road para aplicações severas.
Accelo 1017 com Pacote Robustez – Confirmando sua versatilidade, o leve Accelo 1017 é um caminhão flexível para múltiplas aplicações de suporte ao agronegócio. A versão com Pacote Robustez e bloqueio de diferencial, por exemplo, está preparada para operar em ambiente severo.
Parceria com a Grunner e outros eventos do agronegócio
Chegando ao sexto ano de uma parceria muito bem-sucedida, a Mercedes-Benz e a Grunner, referência em tecnologia para o campo, celebram o sucesso das inovadoras máquinas inteligentes autônomas nas operações de transbordo da colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações agrícolas.
Na Agrishow, a parceria da Mercedes-Benz com a Grunner estará em evidência por meio das smart machines já consolidadas na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos). Após o êxito no segmento canavieiro, a Grunner está expandindo sua atuação para o setor de grãos, desenvolvendo uma nova solução a partir do Mercedes-Benz Arocs 4851 10x4, com 510 cavalos e 30 toneladas de capacidade de carga líquida.
“Por meio da parceria de seis anos que mantemos com a Grunner, empresa especializada que é referência em tecnologia para o campo, já são mais de 1.100 unidades das smarts machines – como chamamos os nossos caminhões com solução autônoma Grunner - em operação no País, em especial no setor sucroenergético, o que representa uma conquista expressiva para a nossa parceria”, diz Jefferson Ferrarez.
“No portfólio da Grunner, além do Axor, que é a base dessas mais de 1.100 máquinas inteligentes autônomas, junta-se agora o Arocs 10x4, que amplia a oferta de soluções com mais potência e mais capacidade de carga, proporcionando mais produtividade e mais rentabilidade para os clientes”.
Recentemente, a Grunner anunciou o investimento de R$ 13 milhões em uma nova fábrica, em Macatuba, interior de São Paulo. A cidade escolhida é vizinha de Lençóis Paulista, onde a empresa foi criada. Com a nova unidade, a capacidade de produção da empresa dobrará de 500 para 1 mil equipamentos ao ano.
Juntamente com seus concessionários, a Mercedes-Benz já esteve presente em outros importantes eventos do agro em 2024, como na Coopershow, Expodireto Cotrijal, Femec, Tecnoshow COMIGO e Norte Show. E além da Agrishow, irá participar de diversas outras feiras agros no ano, como Agrobalsas, AgroBrasília, Agropec e Bahia Farm Show.
Serviços focados em pequenos, médios e grandes produtores
As soluções que a Mercedes-Benz oferece ao agro são amplas, não se limitando apenas a produto, mas também a serviços. Destaque para telemetria e conectividade, reafirmando o compromisso da empresa em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa dentro da própria marca.
O portfólio Mercedes-Benz é disponibilizado ao mercado pela sua Rede de Concessionários de veículos. São mais de 320 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. São 180 concessionários, Truck Centers e mais de 140 operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.
“Por falar em Serviços Dedicados, eles são ideais para quem trabalha no campo e demanda atendimento in loco nas áreas de produção agrícola e nas fazendas”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, o sistema de telemetria Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, nosso serviço de manutenção preditiva, são oferecidos aos clientes especialmente em épocas de safra e safrinha. Já os períodos de entressafra são mais indicados, por exemplo, para aquisição de planos do Consórcio de Peças e Serviços e de Garantia Estendida”.
Para os clientes do agro, a Mercedes-Benz oferece ainda os Planos de Manutenção. Além de várias opções de manutenções preventiva e corretiva, o plano Complete Plus agrega também uma consultoria gerencial, que visa reduzir ainda mais os custos operacionais da frota, a fim de potencializar a rentabilidade no campo.
O portfólio da marca inclui também três linhas de peças – Genuínas, remanufaturadas Renov e Alliance – e o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, com soluções para todos os clientes do agro, do pequeno ao grande produtor, com rápido atendimento via concessionários em todo o País.
A Mercedes-Benz oferece mais produtos para esse setor. O FleetGreen é uma solução da marca para a redução e compensação de carbono, umas das responsabilidades cada vez mais assumidas pelos empresários deste setor. Além disso, com o Sem Parar, o caminhão Mercedes-Benz já sai de fábrica com a tag de pedágio instalada, com um plano exclusivo, que também ajuda na redução de consumo de combustível dos veículos e contribui para o meio ambiente.
Os clientes podem contar ainda com o Mercedes-Benz Service 24 horas, um completo e abrangente programa assistencial 24 horas por dia, todos os dias e em todo o território nacional. Todo o portfólio de peças e serviços reverte em benefícios no Mercedes Club, o programa de Fidelidade e Recompensas por meio do qual o cliente acumula pontos e troca por descontos em peças e serviços.
Em termos de serviços financeiros, os Concessionários disponibilizam aos clientes o portfólio do Banco Mercedes-Benz e sua recentemente lançada unidade de negócios Mercedes-Benz Locações de Caminhões. Também oferece atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.
“Ao desenvolver e ampliar constantemente o nosso abrangente portfólio de peças e serviços, nosso objetivo é que os clientes encontrem tudo o que precisam com a Mercedes-Benz”, reforça Silvio Renan Souza. “Queremos, afinal, que nossos clientes alcancem cada vez mais eficiência, produtividade e disponibilidade com seus veículos, além de baixo custo operacional, contribuindo para que obtenham a rentabilidade desejada”.
Ações promocionais para a Agrishow
“Ainda com foco em soluções para o agronegócio, preparamos algumas ações promocionais exclusivas para a Agrishow deste ano”, informa Silvio Renan Souza. “São 15% de desconto para Plano de Manutenção Complete. No caso de volumes superiores a 10 caminhões, podemos conceder até 18% de desconto. E também 3% de desconto para o Plano de Manutenção BestBasic”.
Durante a Agrishow, o Consórcio Mercedes-Benz irá destacar planos em andamento que são indicados para caminhões do agronegócio, com premiação de incentivo. O Plano Vozes da Estrada, por exemplo, voltado a caminhões médios e semipesados Accelo e Atego, oferece prazos em até 120 meses. No caso de aquisição de uma cota de R$ 551.585,81 o cliente ganha uma viagem a São Paulo com direito à visita para a Fenatran 2024. Além disso, participa do sorteio de quatro caminhões (um Accelo, dois Atego e 1 Actros).
O Plano Vozes da Estrada – Pesados e Extrapesados envolve créditos para caminhões Actros e Arocs, com prazo em até 120 meses. Com a aquisição de uma cota a partir de R$ 1.064.629,84 o cliente ganha uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, com acompanhante.
O Plano Pontual se caracteriza por uma programação e previsibilidade de entrega a partir do 6º mês para todo o portfólio de veículos comerciais. Já o Consórcio de Peças e Serviços é um produto exclusivo e inovador. O “plano de saúde” do caminhão.
O Consórcio Mercedes-Benz também oferece condições especiais para fechamento. A primeira delas refere-se à redução de 30% nas 5 primeiras parcelas ou 50% nas 3 primeiras parcelas. A diferença será rateada nas parcelas a vencer. Válido para todo o portfólio, incluindo o Consórcio de Peças e Serviços. Não acumulativo com a campanha de desconto na 1ª parcela.
Outra opção aos clientes é o desconto de 20% na 1ª parcela para prazos iguais ou maiores de 84 meses. Válido apenas para Consórcio Convencional, não sendo aplicado para o Plano Pontual. Não acumulativo com a campanha de redução de parcela.
O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB), líder em financiamentos em todos os segmentos de atuação, por sua vez, também preparou condições especiais para a Agrishow. Trata-se de uma campanha com taxas a partir de 0,95% ao mês para os clientes Pessoa Jurídica que querem adquirir caminhões zero-quilômetro da marca, em todo o território nacional.
Essa condição é válida para os clientes que optarem pela contratação dos seguros prestamista e do veículo pela Mercedes-Benz Corretora de Seguros. Além da taxa de juros atraente, o financiamento feito por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) pode ser realizado em 12 ou 24 parcelas, com entrada mínima de 50% e até três meses de carência para o primeiro pagamento.
A contratação desses seguros é facultativa, não obrigatória, e, no caso de operações somente com o seguro prestamista, a taxa será a partir de 0,97% ao mês. Já, se não houver nenhum seguro contratado, a taxa fica a partir de 0,99% ao mês.
LEIA TAMBÉM:
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!