21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Mercedes-Benz Caminhões apresenta linha Atego 2024 com novo visual e modelos vocacionais

Por Equipe RC em 01/02/2024 às 11:15
Mercedes-Benz Caminhões apresenta linha Atego 2024 com novo visual e modelos vocacionais

2024 marca um ano especial para o caminhão Atego da Mercedes-Benz Caminhões no Brasil. Celebrando 20 anos no País, a montadora acaba de anunciar a chegada de sua nova linha. Este ano, o Atego se reinventa, apresentando um design modernizado, alinhado com a estética da família Actros. A linha 2024 traz inovações tanto para os modelos rodoviários quanto urbanos, e também para operações fora de estrada.

A linha Atego 2024 se destaca por sua frente mais moderna e elementos aerodinâmicos aprimorados, como o novo defletor de ar e o spoiler frontal, disponível com farol de neblina opcional na versão rodoviária. A grade frontal robusta e o para-choque com acabamento termoplástico são inspirados no design do Actros, garantindo uma aparência contemporânea sem perder a robustez característica. Essas atualizações não são apenas estéticas, mas também funcionais, visando a modularidade e facilitação na manutenção.

Pensando na economia a longo prazo, os faróis modulares do Atego permitem substituições individuais, reduzindo o custo de manutenção. A intercambiabilidade de peças e componentes com a Linha Accelo é outro ponto forte, visando a eficiência e a redução de custos operacionais.

Atego fora de estrada


O Atego para operações fora de estrada ganha um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road estará disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilicita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Atego 1729: Compactador de lixo

Lançamento da Linha 2024, o novo caminhão semipesado Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado. O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Esse modelo Atego vem equipado com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e elevado torque de 1.100 Nm. Seu trem de força conta também com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 600 Nm, e sai de fábrica pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.

Este caminhão vocacional traz algumas novidades para atender as condições severas da aplicação de coleta de resíduos, como a nova suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800 mm para compactadores de até 19 m³. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre as novidades do Atego 1729 compactador de lixo destacam-se ainda novo banco mais confortável para três acompanhantes e escape vertical mais longo. Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-road que aumenta o ângulo de entrada do veículo, sendo mais resistente e menos suscetível a quebras.

Atego 1733: Bombeiro



Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque. Seu trem de força conta com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria Empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre os itens disponíveis para o Atego 1733 bombeiro incluem-se o novo banco para três acompanhantes, para-choque dianteiro off-road ou urbano, e caixa de baterias com tampa.

Portfólio diversificado


A linha oferece um amplo portfólio, incluindo modelos como 1419, 1719, 1726/1733 Plataforma, 2429 6x2, 2433 6x2, 3033 8x2, 2730 6x4, 3330 8x4, 1729 compactador de lixo e 1733 bombeiro cada um atendendo a diferentes necessidades de transporte e logística. Além disso, a Mercedes-Benz continua a oferecer quatro versões de cabinas Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo e uma série de customizações através do CTC, enfatizando conforto, produtividade e robustez.

LEIA TAMBÉM:

Fotos: Divulgação

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..