23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Mercedes-Benz é destaque por “Aterro Zero” em sua fábrica

Por Equipe RC em 01/03/2023 às 09:31
Mercedes-Benz é destaque por “Aterro Zero” em sua fábrica

A fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora (MG), onde são produzidas as cabinas dos caminhões da marca, alcançou o nível “Aterro Zero”. Adotando diversos processos de descarte e reciclagem de materiais, a empresa deixa de enviar 140 toneladas de resíduos por ano para aterros sanitários, contribuindo para a proteção ambiental e da comunidade.

O processo implantado na unidade mineira seguiu o modelo adotado na planta de São Bernardo do Campo (SP), no início de 2022, que deixou de enviar 800 toneladas de resíduos anualmente para aterros sanitários. “Ou seja, no total, a Empresa chega a um volume de 940 mil toneladas, o que evita a emissão de cerca de 588 mil toneladas de CO2 na atmosfera, além de minimizar outros impactos ambientais”, diz Ronnie Silveira de Oliveira, gerente de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora.

Ronnie Silveira de Oliveira, gerente de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora

Numa primeira etapa, entre 2020 e 2021, a área ambiental da fábrica de Juiz de Fora deu foco para a destinação de resíduos alimentares orgânicos por meio de compostagem. Em maio de 2022, foi implantado o projeto “Aterro Zero”, envolvendo também a destinação de Resíduos Classe II, não recicláveis, por meio de coprocessamento.

Redução dos gases de efeito estufa

O coprocessamento é uma tecnologia que utiliza resíduos industriais e urbanos como combustíveis alternativos para a produção de cimento. Esta solução permite o aproveitamento de energia durante o processo de combustão, transformando resíduos em clínquer, matéria-prima do cimento.

Os benefícios ambientais relacionados a este processo estão associados à redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o coprocessamento reduz os impactos ambientais relacionados ao solo e à contaminação dos lençóis freáticos, além de reduzir a necessidade de abertura de novos aterros.

“A classificação Aterro Zero segue a estratégia ESG da Empresa no País, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança e está alinhada aos mesmos princípios adotados em todo o mundo pela Daimler Truck”, destaca Ronnie Silveira de Oliveira.

Esse compromisso da Mercedes-Benz vai além de seu corebusiness de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços. A Companhia segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro sustentável.

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..