Após o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600 no final de novembro na fábrica de Wörth, as primeiras entregas aos clientes já ocorreram. Até o final deste ano, a Mercedes-Benz Trucks deverá entregar cerca de 50 caminhões pesados elétricos à bateria para longa distância a clientes na Alemanha. Para a entrega desses veículos este ano foi crucial o financiamento às empresas pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transporte. A maioria dos eActros 600 produzidos nos primeiros meses após o início da produção em série será inicialmente enviada para filiais e concessionários para uso como veículos de demonstração – como é usual ao se lançar novos modelos de veículos.
Stina Fagerman, Chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: "Com uma autonomia de 500 km como caminhão de 40 toneladas, sem precisar de recarga intermediária, o eActros 600 é um verdadeiro divisor de águas para a eletrificação do transporte de longa distância. Com sua altíssima eficiência energética, o eActros 600 também trará lucros para os frotistas. O fato de estarmos entregando os primeiros veículos de produção em série é um marco muito especial para nós e para nossos clientes na mudança rumo a um transporte sustentável. O transporte de longa distância é responsável por cerca de 2/3 das emissões de CO2 do segmento rodoviário pesado na Europa".
Nove clientes na Alemanha
Primeiros clientes a receber o eActros 600 este ano: August Gschwander Transport GmbH, Blue Känguru GmbH, Brummer Logistik GmbH, Contargo GmbH & Co. KG, CONTRAIL-Transport GmbH & Co. KG, DENKINGER Internationale Spedition GmbH, Ralf Reyser Transporte & Logistik, SCHADE Logistic GmbH e Wessels Holding GmbH & Co. KG.
Subsídio estatal
Para a compra dos caminhões elétricos eActros 600 já entregues, os clientes receberam benefícios do Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transportes. O objetivo é promover a aquisição de veículos comerciais leves e pesados com sistemas de propulsão alternativos e ecologicamente corretos, além da infraestrutura de abastecimento e recarga associada. A política de financiamento é coordenada pela Organização Nacional para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível (NOW GmbH), com os pedidos sendo aprovados pelo Escritório Federal de Logística e Mobilidade.
Sobre o eActros 600
O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora [1] – daí a designação do modelo como “600” – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros [2] sem recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada em condições muito realistas e práticas com um PBTC de 40 toneladas, que também pode ser consideravelmente maior dependendo do estilo de direção e da rota.
O eActros 600 será capaz de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos de descanso do motorista, mesmo sem que a recarga seja feita em megawatts, torna isso possível, desde que haja opções de recarga disponíveis. Além da recarga CCS com até 400 kW, o eActros 600 permite a recarga em megawatts (MCS).
As baterias do eActros 600 são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), caracterizadas por uma longa vida útil. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade estabelecidos para veículos e componentes de um Actros convencional de longa distância para serviços pesados comparável. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após esse período de uso, o estado da vida útil da bateria ainda deve estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de bateria, mais de 95% da capacidade instalada também pode ser usada com a tecnologia LFP. Isso permite uma autonomia maior com a mesma capacidade instalada de baterias.
Visualmente, o caminhão elétrico de longa distância é caracterizado por um design essencialmente novo e purista, com linhas claras e um formato aerodinâmico. Em termos de rentabilidade para os operadores de frotas, o caminhão elétrico deve definir novos padrões, permitindo que ele substitua, no longo prazo, a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento de transporte de longa distância. O cerne do conceito da Mercedes-Benz Trucks para o seu caminhão elétrico à bateria para transporte de longa distância é oferecer aos clientes não apenas veículos competitivos com a nova marca TruckCharge, mas também uma solução de transporte abrangente que consiste em tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.
O carro-chefe elétrico já comprovou sua capacidade várias vezes em condições reais: no uso nas operações de clientes e como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”, uma viagem de teste totalmente por propulsão elétrica de 15.000 quilômetros por um total de 22 países com um PBTC de 40 toneladas. Além disso, o modelo foi eleito o “International Truck of The Year 2025” por jornalistas especializados em veículos comerciais de 24 países europeus – o prêmio é o mais importante do setor.
O eActros 600 tem três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Eles oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. Capacidade nominal de uma bateria nova, com base em condições de estrutura definidas internamente. A autonomia poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.
A autonomia foi determinada internamente sob condições específicas de teste, após os cavalos mecânicos serem equipados com semirreboque 4x2 com PBTC de 40 toneladas, a uma temperatura externa de 20°C, em operações de transporte de longa distância, podendo divergir dos valores determinados de acordo com o Regulamento (UE) 2017/2400.
Fotos: divulgação
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