A Mercedes-Benz expandiu sua linha de caminhões extrapesados Atego com o lançamento dos modelos Atego 1933 4x2 e Atego 3133 6x4, substituindo os modelos Axor e oferecendo novas soluções para diversas aplicações. O Atego 1933 4x2, projetado para transporte rodoviário de curtas e médias distâncias, conta com suspensão traseira pneumática e é ideal para operações em portos, indústrias e centros de distribuição. Equipado com o motor OM 926 LA de 321 cavalos e transmissão automatizada Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, o modelo combina robustez, segurança e economia, com uma capacidade máxima de tração (CMT) de 45,1 toneladas.
“O Atego 1933 foi desenvolvido para atender às necessidades dos nossos clientes em operações de logística rodoviária, oferecendo a combinação perfeita de potência, conforto e baixo custo de manutenção. Ele herda a robustez do Axor, mas com avanços significativos em tecnologia e segurança,” destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Já o Atego 3133 6x4 é destinado a operações off-road em setores como construção civil, mineração e agricultura. Equipado com o mesmo motor OM 926 LA, oferece 321 cavalos de potência e 1.250 Nm de torque, além de eixos reforçados com redução nos cubos para enfrentar terrenos desafiadores. Disponível nas versões plataforma, basculante e betoneira, o modelo oferece diversas opções de personalização, incluindo engate para reboque e tanques de diesel com capacidade de até 600 litros.
“O Atego 3133 chega ao mercado para substituir o Axor 3131, trazendo uma combinação de força e versatilidade que os clientes do segmento off-road valorizam. Com o DNA dos caminhões extrapesados da Mercedes-Benz, ele foi projetado para suportar as condições mais severas e oferecer o melhor desempenho nas aplicações fora de estrada,” comenta Jefferson Ferrarez.
Segundo Marcos Andrade, gerente Sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil:
“Esses lançamentos seguem o novo design da linha Atego, inspirado na estética dos caminhões Actros e Arocs, combinando modernidade e funcionalidade. As cabines, desenvolvidas para maximizar o conforto do motorista, incluem opções de bancos com até 11 regulagens, volante multifuncional e tecnologias de segurança, como Controle de Estabilidade (ESC) e Assistente de Partida em Rampa (HSA).”
Com a adição desses modelos, a linha Atego agora conta com 13 versões que atendem a uma ampla gama de necessidades de transporte, desde operações urbanas até serviços pesados off-road, consolidando sua posição no mercado.
“Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil, o que reforça a aceitação dos nossos produtos pelos transportadores,” diz Jefferson Ferrarez.
Vendas e preços
Ontem (29/08), durante a coletiva, foi revelado que a Mercedes-Benz já registrou vendas expressivas de 430 unidades, com 250 do modelo 3133 e 180 do 1933. Esse rápido volume de vendas reflete a forte demanda de clientes que há anos aguardavam veículos específicos para operações de construção civil e para a logística de distribuição "milk run", em que o veículo realiza múltiplas paradas em um circuito fixo.
O Atego 3133, projetado para operações off-road em construção civil e mineração, já tem 50% das vendas destinadas a transportadoras do setor de construção civil, enquanto o restante foi adquirido por empresas de mineração. Já o Atego 1933, focado em transporte rodoviário e operações de logística, teve grande aceitação entre empresas que realizam operações "milk run".
A revista Caminhoneiro questionou sobre as expectativas de vendas dos novos modelos, e Ferrarez afirmou que a Mercedes-Benz projeta vender cerca de 1.000 unidades do Atego 3133 até dezembro, com aproximadamente 60% dessas vendas destinadas ao setor de construção civil. Já o Atego 1933 deve alcançar cerca de 500 unidades vendidas, com foco principal em operações de logística e distribuição regional. Além disso, a Mercedes-Benz está em negociações avançadas com empresas de e-commerce para fornecer o modelo Atego 1933.
Os novos modelos, que substituem os antigos Axor, chegam ao mercado com preços sugeridos de R$ 730 mil para o Atego 1933 e R$ 830 mil para o Atego 3133.
"Os produtos já estão disponíveis na nossa rede de concessionárias, que estão preparadas para receber e atender bem nossos clientes", finalizou Ferrarez.
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Fotos: Divulgação
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