A Mercedes-Benz mostrou em um autódromo em Piracicaba, SP, como seus sistemas eletrônicos tornam seus veículos mais seguros.
Um “dia de tecnologia” foi o que a Mercedes-Benz promoveu para demonstrar os avanços na assistência de direção presente em seus veículos. É o conceito “intelligent drive” que engloba uma série de tecnologias que atuam em rede em favor da segurança.
“Segurança é um dos principais pilares da Mercedes-Benz desde 1886, com a invenção do automóvel e, hoje, oferecemos tecnologias desenvolvidas para contribuir tanto para a segurança dos condutores quanto dos pedestres, motociclistas e ciclistas. Além disso, acreditamos que o desenvolvimento de sistemas de assistência cada vez mais avançados contribui muito para a interação entre veículos, tornando regiões com tráfego intenso mais dinâmicas e seguras”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
Durante o evento foram apresentados itens relacionados à segurança ativa e passiva para automóveis de passeio, como o Active Lane Keeping Assist, Active Blind Spot Assist, Collision Prevention Assist Plus, Pre-Safe Brake, com reconhecimento de pedestre e o Distronic Plus com Steering Assist.
O sistema Active Lane Keeping Assist possui sensores que monitoram o trânsito ao redor do automóvel, enquanto as câmeras identificam se a faixa é contínua ou tracejada. Na iminência de colisão ao fazer uma conversão com transposição de faixa, o sistema intervém e auxilia o condutor para que ele saia da zona de perigo.
O Active Blind Spot Assist demonstra no espelho retrovisor externo quando automóveis ou motocicletas entram no ponto cego. O sistema indica para o motorista ao detectar uma possível situação de risco e pode evitar acidentes com auxílio de frenagem.
O Collision Prevention Assist Plus tem como função combinar um recurso de aviso de distância apoiado por radar, assistente de frenagem Adaptive Brake Assist e aplicação parcialmente autônoma do sistema de freios.
O Pre-Safe Brake, com reconhecimento de pedestre, possui câmera e sistema de monitoramento de curta, média e longa distância monitorando a área à frente do veículo e podem juntos reconhecer pessoas localizadas nesse espaço, assim como seus movimentos. Com risco de colisão, o sistema emite um alerta visual e sonoro ao condutor.
O Distronic Plus, com Steering Assist, auxilia na manutenção da distância entre veículos, proporcionando maior estabilidade da direção. Ambos trabalham juntos para manter o condutor no curso correto e prevenir que o veículo seja desviado de maneira não intencional.
Na pista
Para mostrar como esses sistemas funcionam, a Mercedes-Benz levou para a pista automóveis da Classe C e GLA e um caminhão Actros, todos trazidos da Alemanha. Primeiramente os carros simularam uma invasão de pista. O sistema impediu que a manobra fosse feita, levando o veículo para a faixa original. Depois um carro encontrou um boneco no meio da pista. Sem a intervenção do piloto, o carro parou com segurança e sem atingir o boneco.
Mas se nos carros essa demonstração já impressiona, imagina ver um caminhão Actros, com uma carreta chegar atrás de um veículo parado e sem que o motorista faça nada, o caminhão freia. Todos os sistemas operam para que a segurança seja aumentada e muitos acidentes possam ser evitados.
“A Mercedes-Benz quer demonstrar que sistemas utilizados na Europa podem ser aplicados no Brasil para melhorar a mobilidade em grandes cidades e contribuir para a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito. Temos a expectativa de conseguir, junto aos órgãos governamentais, regulamentar esses itens e oferecer uma grande contribuição tecnológica à frota do País”, completa Moraes.
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