No caminho para o transporte sustentável, a Mercedes-Benz Trucks pretende expandir sua gama de veículos para incluir caminhões produzidos em série com propulsão por células de combustível à base de hidrogênio na segunda metade da década. O pano de fundo é formado pelas aplicações e tarefas amplamente diferentes para caminhões. As propulsões à base de hidrogênio podem ser a melhor solução, especialmente para aplicações flexíveis e exigentes no importante segmento de transporte pesado e aplicações de longa distância. Para caminhões elétricos, aplica-se o mesmo que para caminhões convencionais. Ao escolher seus veículos, as empresas de transporte tomam decisões de compra racionais com base no Custo Operacional Total (TCO). Eles não estão dispostos a comprometer a adequação de seus caminhões para uso diário, tonelagem e autonomia. A Mercedes-Benz Trucks continuará a oferecer aos seus clientes soluções de veículos ideais para toda a gama de aplicações.
Outras razões para confiar em uma segunda tecnologia de propulsão de emissão zero são a disponibilidade de uma infraestrutura correspondente e a disponibilidade de energia verde suficiente. A Mercedes-Benz Trucks está convencida de que esta necessidade de energia só pode ser satisfeita de forma rápida e econômica com eletricidade verde e hidrogênio verde. Quase nenhum país do mundo será capaz de se abastecer sozinho com energia verde a preços competitivos no futuro. Consequentemente, terá de haver comércio global com fontes de energia neutras em CO2. O hidrogênio verde terá um papel central quanto a esta questão. A Mercedes-Benz Trucks supõe que será comercializado a preços muito atrativos no futuro. Além disso, a fabricante de caminhões vê vantagens em termos de custos e viabilidade técnica da infraestrutura de hidrogênio, além de maiores autonomias, flexibilidade e tempos de reabastecimento mais curtos para os clientes. Portanto, caminhões a hidrogênio podem ser uma opção viável para nossos clientes, especialmente em operações difíceis de longa distância e principalmente em termos de TCO.
Desenvolvimento a todo vapor
Os primeiros protótipos do Mercedes-Benz GenH2 Truck com célula de combustível já estão passando por rigorosos programas de testes desde o ano passado – tanto na pista de testes interna quanto nas vias públicas. No desenvolvimento de sistemas de propulsão baseados em hidrogênio, a Mercedes-Benz Trucks prefere o hidrogênio líquido. Neste estado agregado o portador de energia tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume em relação ao hidrogênio gasoso. Como resultado, mais hidrogênio pode ser transportado, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo com o de um caminhão a diesel convencional. O objetivo de desenvolvimento do GenH2 Truck é uma autonomia de até 1.000 quilômetros e mais. Isso torna o caminhão adequado para aplicações particularmente flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte pesado de longa distância. O início da produção em série de caminhões movidos a hidrogênio está previsto para a segunda metade da década.
Principais números do GenH2 Truck comparáveis aos caminhões convencionais de longa distância
Os Engenheiros de Desenvolvimento da Daimler Truck basearam o GenH2 Truck nas características do caminhão convencional de longa distância Mercedes-Benz Actros em termos de carga útil, autonomia e desempenho. O objetivo é oferecer a versão produzida em série do GenH2 Truck com uma carga útil de 25 toneladas e um peso bruto de 40 toneladas. Dois tanques especiais de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível particularmente potente permitirão essa alta carga útil e grande autonomia. Eles representam o coração do GenH2 Truck. Os dois tanques de hidrogênio líquido de aço inoxidável destinados à versão de série do GenH2 Truck terão uma capacidade de armazenamento particularmente alta de 80 kg (40 kg cada) para cobrir longas distâncias. O sistema de tanque de aço inoxidável é composto por dois tubos, um dentro do outro, que são conectados entre si e isolados a vácuo.
Na versão de série do GenH2 Truck, o sistema de célula de combustível deve fornecer 2 x 150 quilowatts e a bateria fornecer 400 kW adicionais temporariamente. A 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, pois não se destina a atender às necessidades de energia, mas principalmente a ser ligada para fornecer suporte de energia situacional à célula de combustível, por exemplo, durante picos de carga na aceleração ou durante a condução em subida estando totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a bateria relativamente leve permite uma carga útil maior. Deve ser recarregada, nos veículos de produção em série, com energia de frenagem e excesso de energia da célula de combustível. Um elemento central da sofisticada estratégia operacional do sistema de célula de combustível e bateria é um sistema de resfriamento e aquecimento que mantém todos os componentes na temperatura operacional ideal, garantindo assim a máxima durabilidade. Em uma versão pré-série, os dois motores elétricos foram projetados para um total de 2 x 230 kW de potência contínua e 2 x 330 kW de potência máxima. O torque é 2 x 1577 Nm e 2 x 2071 Nm, respectivamente.
Amplo compromisso com o hidrogênio
Ao mesmo tempo, a Daimler Truck está trabalhando em conjunto com a Linde no desenvolvimento de um novo processo para o tratamento do hidrogênio líquido (hidrogênio líquido “sub-resfriado”, “tecnologia sLH2”). Entre outras coisas, esta abordagem inovadora permite uma densidade de armazenamento ainda maior e um reabastecimento mais fácil em comparação com o LH2. As empresas planejam o primeiro reabastecimento de um veículo protótipo em uma estação piloto na Alemanha em 2023. A Mercedes-Benz Trucks e seus parceiros planejam um alto nível de transparência e abertura em torno das interfaces relevantes da tecnologia sLH2 desenvolvida em conjunto. O objetivo é colaborar com outras empresas e associações para desenvolver suas próprias tecnologias de reabastecimento e veículos que apliquem o novo padrão de hidrogênio líquido e assim estabelecer um mercado de massa global para o novo processo.
Quando se trata de infraestrutura para postos de abastecimento de hidrogênio em importantes rotas de transporte na Europa, a Daimler Truck planeja trabalhar em conjunto com as empresas Shell, BP e TotalEnergies. A Daimler Truck também é acionista da operadora de postos de abastecimento de hidrogênio H2 MOBILITY Deutschland. Além disso, a Daimler Truck, IVECO, Linde, OMV, Shell, TotalEnergies e o Grupo Volvo se comprometeram a trabalhar juntos para ajudar a criar as condições para o lançamento de caminhões a hidrogênio no mercado de massa na Europa como parte do grupo de interesse “H2Accelerate (H2A)”.
Joint venture “cellcentric” com o Grupo Volvo de células de combustível
Juntamente com o Grupo Volvo, a Daimler Truck está comprometida com as células de combustível baseadas em hidrogênio. Ambas as empresas fundaram sua joint venture “cellcentric” em 2021. O objetivo da “cellcentric” é se tornar uma das principais fabricantes mundiais de sistemas de células de combustível. Para isso, a empresa planeja montar uma das maiores instalações de produção em série da Europa a partir de 2025.
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