28 de Janeiro de 2025
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Minitrucks: Conheça o seu processo de fabricação

Por André de Angelo em 23/04/2021 às 18:56
Minitrucks: Conheça o seu processo de fabricação

Vamos ver parte da montagem realizada pela Roger’s Garage e acompanhar o passo a passo dos modelos de caminhão motorizados.

Há alguns meses a revista Caminhoneiro mostrou um pouco sobre um dos diversos lados que existem no universo dos caminhões, apresentando certos detalhes, caprichos e os responsáveis por uma verdadeira paixão: os minitrucks.

Ao falar sobre os minitrucks, os modelos de caminhão que encantam crianças e adultos, vimos que se trata praticamente de um hobby que atrai todo entusiasta de caminhões e entender como ele é feito é algo um tanto curioso.

Pensando nisso, conversamos novamente com a Regina, dona da Roger’s Garage, que nos explicou um pouco sobre o processo de fabricação dos minitrucks.

Vamos conferir o passo a passo para entender como uma ideia inicial, de uma réplica ou até mesmo um modelo bem inovador de minitruck sai do pensamento de um cliente, passa por todas as etapas de criação e sai pronto para ser pilotado!

O início de tudo

A princípio, o que se deve ter em mente é que ocorre a assinatura de um contrato. Ao entrar em contato com a empresa, o interessado pode agendar uma visita e assim conseguir maiores informações.

Após esse agendamento, caso tenha interesse em adquirir um, é estipulado o valor do projeto, que será influenciado pela ideia do cliente (acessórios, tipo de pintura, luzes etc).

Tudo é considerado e, após pagamento e assinatura do contrato, a empresa determina um prazo de 45 a 50 dias para entrega do minitruck finalizado.

O projeto

A produção da Roger’s Garage, que conta com máquinas de corte a laser, máquinas de costura e impressoras 3D para a fabricação própria de lanternas, painéis, tapeçaria, pintura e toda a parte elétrica e estrutural dos trucks possui duas formas de operar.

A primeira está relacionada com a criação da própria dona da empresa, que elabora seus modelos e disponibiliza para venda após finalizar.

O segundo caso é quando o minitruck é feito sob demanda. Ao receber o contato de um possível cliente, a Roger’s atende o modelo de acordo com a preferência e possibilidades, buscando se adequar ao business do cliente.

Existem também casos em que o cliente deixa a criação totalmente por conta de Regina. Dessa forma, essa etapa de planejamento é finalizada, e o minitruck começa a ser fabricado! 

Começa a fabricação!

No caso de pedidos feitos, o processo tem início com tudo bem estabelecido e os detalhes em mãos.

A primeira parte trabalhada é a carroceria do caminhão. Para essa etapa, são selecionadas fibras bem resistentes, que são deixadas um tempo paradas para fortificação, aumentando sua resistência.

Esse processo é fundamental principalmente para que, quando o truck receber a pintura, não sofra nenhuma fissura em sua superfície.

Depois de alguns dias…

Após um breve período a lataria vai para a preparação. Nesse processo a fibra é lixada perfeitamente, removendo qualquer lasca que possa prejudicar o acabamento.

É fato que essa ação é extremamente importante para que o minitruck não fique com um aspecto irregular, mas também, é necessário pois facilita a aplicação da tinta.

Ou seja, o resultado final vai ficar mais próximo de um acabamento perfeito sempre que a carroceria estiver bem lixada e preparada. Por isso é tão importante!

Depois de preparar começa a pintura

Após decidir o tema e se basear nas cores do catálogo, a arte do minitruck é iniciada a pintura.

Geralmente, durante a pintura ocorrem alterações no layout que foi definido previamente, e essa mudança é esperada boa parte das vezes.

Isso porque após o começo, muitas vezes o pintor, junto com Regina, que sempre encabeça os projetos, enxergam uma possibilidade de tornar a pintura mais interessante para aquele modelo.

Além dessas mudanças, a Roger’s costuma fazer minitrucks sob demanda, que dependem de uma pintura exclusiva. Nesse caso os clientes muitas vezes pedem algo personalizado, com o logo e cores da empresa, por exemplo.

Finalizada a carroceria, começa a ser trabalhada a mecânica

Quando o minitruck chega na parte mecânica começa a ser preparado o chassi para sustentar a carroceria e o motor começa a ser montado.

Atualmente, o motor utilizado nos trucks é sempre um Scooter Lifan de 4 tempos. Contudo, a Roger’s está analisando e desenvolvendo a possibilidade futura de produzir modelos mais pesados utilizando um motor de 125cc.

O motor Scooter, que continua sendo o principal até então, funciona a gasolina e contém 4 marchas, sendo 3 velocidades e a ré, atingindo 40 km/h.

O chassi, assim como o motor, segue um padrão para todos os modelos, tornando o visual e a personalização o grande diferencial de cada minitruck.

Hora das partes elétricas e os componentes restantes

Os modelos variam bastante em alguns quesitos. Por padrão, o câmbio sequencial que funciona apenas com dois pedais, acelerador e freio, além da partida elétrica, faróis de led, setas e buzinas, são itens presentes em todos os modelos, que são bem seguros, testados e reforçados.

A lataria é resistente à impactos, possui cinto de segurança e espaço para acomodar dois adultos de estatura mediana.

Os itens opcionais incluem alto-falantes, revestimento em couro sintético, sensores de estacionamento, engate traseiro e para-brisa de policarbonato.

Para finalizar, a tapeçaria!

Assim como todos os componentes e estruturas do minitruck, a tapeçaria é feita internamente e tem todos os seus detalhes criados na empresa.

O material utilizado geralmente é o alcântara, que é bem similar à camurça. Todos os forros, estofamento dos bancos e coberturas dos chassis são bem-acabados e feitos para deixar o veículo com um ar sofisticado e elegante.

Por fim, o modelo é finalizado e entregue ao cliente caso seja feito sob demanda, ou no caso de ter sido feito e idealizado pela própria empresa, é exposto para que seja vendido.

Além de permitir a entrada de dois adultos de estatura mediana, o minitruck pode ser utilizado por crianças também.

Por não possuir câmbio, as crianças têm total controle da condução, sendo que alguns modelos também incluem pedais no lado do passageiro para supervisão e ainda mais controle dos pais.

A Roger’s Garage já enviou seus minitrucks para diversos estados brasileiros, e fez negócios internacionais também.

Embora os minitrucks sejam os mais próximos, ligados diretamente à paixão por caminhões, a empresa cria e vende diversos veículos, principalmente modelos de carros clássicos.

Você gostou do trabalho? Quer ver mais modelos de minitrucks? Fique de olho no Instagram da revista Caminhoneiro. Publicamos conteúdos diários exclusivos e lá você também encontra o post com novas fotos e modelos da Roger’s

Acompanhe também o trabalho da Roger´s Garage. Clique para acessar o Instagram da Roger’s Garage e conferir os modelos disponíveis.

Até a próxima!

Dicas

Aguarde..