21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Motor FPT Cursor 13 Common Rail acelera caminhões Iveco na Copa Truck

Por Equipe RC em 16/03/2023 às 13:26
Motor FPT Cursor 13 Common Rail acelera caminhões Iveco na Copa Truck

Nova geração do motor da FPT Industrial é o “coração” dos quatro caminhões Iveco S-Way das equipes Usual Racing e Dakar Motorsports

Sempre ativa em competições ao redor do mundo, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, é movida por desafios e na Copa Truck 2023 não poderia ser diferente. A nova geração do motor Cursor 13 Common Rail é o “coração” que pulsa nos quatro caminhões IVECO S-Way da disputa. O objetivo é único: mais uma temporada de grandes vitórias, depois de um desempenho alucinante nos autódromos em 2022.

A motorização de seis cilindros, especialmente preparada pela marca para a competição, agora traz injeção Common Rail de alta tecnologia e um sistema de gerenciamento eletrônico 100% calibrado para o calendário de nove etapas, em diferentes circuitos do Brasil.

Assim, entrega mais potência e torque em baixas rotações, sem abrir mão da eficiência, durabilidade e excelente desempenho, altamente exigidos dos pilotos Wellington Cirino – cinco vezes campeão, incluindo a categoria Pró no ano passado, Danilo Dirani e Djalma Pivetta, da Usual Racing, e Felipe Tozzo, da Dakar Motorsports – campeão da categoria Super em 2021.

Injeção de combustível Common Rail de alta pressão

O sistema de injeção de combustível Common Rail do motor Cursor 13 favorece a redução de emissões, uma vez que o combustível chega na câmara de combustão sob alta pressão, por meio de um duto único (daí o termo common rail – duto comum), sendo injetado com um volume preciso para a formação da mistura. O sistema, como um todo, fornece controle constante sobre todas as variáveis de injeção de combustível, como tempo, pressão, duração e injeções múltiplas.

Outro componente chave para a redução de emissões é a unidade de controle do motor (ECU – Electronic Control Unit), dispositivo que utiliza sensores e softwares para controlar a quantidade de combustível, tempo de injeção, nível da mistura ar-combustível, injeções múltiplas, e uma série de outros parâmetros, proporcionando o melhor desempenho e maior economia de combustível. O gerenciamento eletrônico ajuda a reduzir principalmente óxidos de nitrogênio (Nox) e materiais particulados (PM).

Além disso, o motor da FPT Industrial para a Copa Truck 2023 apresenta novo hardware totalmente desenvolvido e preparado pela marca, com modificações e preparação de itens internos, suportes e nova coxinização. Para o campeonato, as unidades propulsoras geram mais de 1.000 cavalos e um torque máximo de mais de 3.000 Nm, com os caminhões alcançando até 240 km/h dentro dos circuitos.

Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, explica que o desenvolvimento do motor foi realizado localmente, durante a pré-temporada. Meses de treinos em pistas, simulações, testes estáticos, em bancada e verificações em dinamômetro envolveram o time de engenheiros, mecânicos e pilotos. Tudo para atestar a preparação desta poderosa unidade de potência.

“A FPT Industrial prestará suporte total na aplicação do motor nas pistas, uso e cuidados com as novas tecnologias ao longo da temporada”, afirma Almeida. “Ao longo dos últimos meses trabalhamos intensamente na preparação do Cursor 13 Common Rail de competição, utilizando os mesmos processos da remanufatura de fábrica. Garantimos a confiabilidade e a padronização na montagem e, consequentemente, o melhor desempenho para os pilotos”.

A presença da FPT Industrial nos circuitos da Copa Truck 2023 é reforçada com a logomarca FPT nos caminhões, nos macacões dos pilotos, nas áreas de box das equipes e também nas miniaturas dos caminhões produzidas pela Usual Brinquedos.

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..