O nosso seguidor José Natan enviou à redação da revista Caminhoneiro um diploma que seu pai, Natanael da Silva Neto, ganhou junto com a carteira de habilitação. “Antigamente, a pessoa que desejava tirar a carteira de habilitação recebia também um diploma. O Chofer era muito valorizado. No caso do meu pai foi diplomado dia 5 de novembro de 1946.”, explica José Natan.
Termo Chofer
Chofer é o mesmo que motorista, ou seja, uma pessoa que tem a função de dirigir um veículo para o seu cliente, transportando-o para os destinos de sua preferência.
Etimologicamente, a palavra “chofer” foi integrada à língua portuguesa através do francês chauffeur, que significa “operador de máquinas a vapor”. Este termo, por sua vez, deriva do latim calefare, que quer dizer “aquecer as mãos esfregando-as”.
Originalmente, o chauffeur era o trabalhador responsável por operar as máquinas a vapor, atuando como uma espécie de maquinista, pois tratava especificamente das caldeiras (chauffage, em francês) das locomotivas antigas.
Com o surgimento dos primeiros veículos (que também funcionavam a partir do vapor), os choferes passaram a representar os indivíduos que trabalhavam conduzindo os mesmos.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!