23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Movimento “A Voz Delas” se aprofunda e chega às mulheres do setor de ônibus

Por Equipe RC em 16/03/2023 às 09:11
Movimento “A Voz Delas” se aprofunda e chega às mulheres do setor de ônibus

A Mercedes-Benz, em abril, lança ação para mulheres que foram vítimas de abuso no transporte coletivo e, no primeiro semestre, outra ação que visa à saúde da mulher

A Mercedes-Benz foi pioneira na iniciativa que acabou dando voz e, sobretudo, força, valorização às mulheres que atuam no segmento de transportes. No dia 08 de março, Dia da Mulher, a Mercedes-Benz deu mais uma notícia de ação inédita: a ampliação das ações do Movimento “A Voz Delas” que começou com as mulheres motoristas e cristais e agora passará também às mulheres do segmento de ônibus.     

Ebru Semizer, gerente Sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, lembrou como tudo começou: “nós estávamos sentindo uma necessidade de olhar para esse tema. Cada vez mais mulheres estão se tornando caminhoneiras ou acompanham seus maridos, inclusive, com a pandemia aumentou muito as famílias viajando junto. Ouvindo o nosso mantra ‘As Estradas Falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz´ procuramos conversar com essas profissionais e utilizando também o nosso embaixador Moita chegamos à conclusão que tínhamos que criar alguma ação. Então, em 2019, começamos algumas ações e hoje contamos com 49 parceiros entre empresas, clientes, fornecedores, associações, veículos de comunicação, entre outros. O objetivo de todos é unânime: a intenção de promover atitudes que ajudem as caminhoneiras e cristais a terem um ambiente mais seguro. Ações pequenas se tornam grandes para recepcionar o público feminino. Um exemplo é que nós reformamos um banheiro, em um posto de combustíveis, em Goiás, gerando um aumento de 10% na circulação de pessoas. Queremos conscientizando a sociedade da importância destas mulheres no transporte e continuarmos buscando parcerias para tornar este movimento ainda maior.

A empresa seguiu com o projeto e apresentou um dos protagonistas da Fenatran 2022, e que com certeza fez história. Trata-se de um Actros 2651, totalmente customizado, batizado de Estrela Delas. O primeiro caminhão do mundo feito por e para mulheres. Por fora já chama muito a atenção por ter recebido pintura rosé e trazer uma bicicleta, na mesma cor, atrás da cabine. Os pneus são personalizados com o nome Estrela Delas. Mas é dentro que estão as principais atrações, como o banheiro. Ao levantar uma das duas camas revestidas com tecido aveludado e no mesmo tom da cor do veículo, um espaço normalmente destinado a guardar ferramentas ou malas.

Questionado se esse caminhão será comercializado já que foi um sucesso na Fenatran 2022, Roberto Leoncini, vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus explicou que já existe demanda de embarcadores pelo Actros para mulheres. Para divulgá-lo o veículo percorrerá as estradas do País, com participação em eventos. “O departamento de pós-Venda está estudando a melhor estratégia para sua comercialização”, diz.

Mais pioneirismo

Curt Axthelm, gerente Sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus, comentou que no primeiro momento será ouvida as demandas das motoristas, assim como executivas e empresárias com o intuito de entender quais são os principais desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades. Com logo do movimento já modificando ganhando também a silhueta de um ônibus, em abril, A Voz Delas lançará a primeira ação para esse público, que será voltada para mulheres que tiveram abuso ou assédio no transporte coletivo. Ainda no primeiro semestre, a intenção também é apresentar um projeto para a saúde das mulheres motoristas de ônibus urbanos e rodoviários. Tanto os projetos de abuso sexual como o da saúde serão detalhados em breve à imprensa.

Curt Axthelm explicou que não há uma estatística oficial de quantas motoristas de ônibus existem no país. “Estamos em contato com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e com a Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres de Passageiros (Abrati) para tentar apurar quantas profissionais atuam no Brasil”, fala.

O executivo continua: “pretendemos identificar as dores delas e as questões que elas têm para fazer um trabalho semelhante com o que foi o desenvolvimento do caminhão personalizado para a mulher. Vamos tentar ajudar para empoderar as mulheres que estão atrás dos volantes de ônibus”.

Para fechar com chave de ouro o dia Internacional da Mulher, a Mercedes-Benz, por meio do Movimento a Voz Delas, promoveu um evento que reuniu 50 mulheres motoristas de caminhão em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O grupo conheceu as modernas linhas 4.0 de produção de caminhões e de chassis de ônibus, assistiram as palestras e compartilharam suas experiências profissionais.

No decorrer do evento, o Consórcio Mercedes-Benz apresentou detalhes de uma condição especial para mulheres do transporte que estará disponível durante todo o mês de março. Já o Banco Mercedes-Benz ofereceu um seguro específico para que as mulheres protejam seu patrimônio.

Fotos: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..