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Multilog realiza transporte da primeira composição de trens da Linha 17-Ouro do Metrô

Por Equipe RC em 30/09/2024 às 08:21
Multilog realiza transporte da primeira composição de trens da Linha 17-Ouro do Metrô

Contratada pela BYD, a operação de logística integrada envolveu o carregamento e a remoção da composição de trens do Porto de Santos pelo modal rodoviário para o CLIA Santos, e o armazenamento alfandegado

A operação de transporte da primeira composição de trens da Linha-17-Ouro do Metrô entre o Porto de Santos e o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) da Multilog, em Santos (SP), realizada no início deste mês, confirmou a capacidade da empresa de logística integrada de transportar e manusear cargas de grande dimensão.

“Trata-se de uma operação complexa, e cujo sucesso confirma a nossa grande expertise na logística de cargas que excedem dimensões e padrões convencionais e que necessitam de manuseio especial, como os trens”, afirma Djalma Vilela, presidente da Multilog.

Esta foi mais uma operação de transporte de mercadorias de grandes dimensões em cargas individuais (composição de trens e vagões classificados como Break Bulk) realizada pela Multilog no CLIA da empresa em Santos. Requereu conhecimento técnico e grande habilidade dos operadores de empilhadeiras e motoristas, todos certificados, além de equipamentos especiais para o içamento da carga e frota especializada, com o objetivo de garantir a segurança do equipamento e da operação.

Uma das maiores operadoras de logística integrada do País, a Multilog foi contratada pela BYD – fabricante do trem –, atuando no carregamento e transporte da composição desde o Porto de Santos até o seu CLIA de Santos. A Multilog apoiou na liberação da carga junto aos órgãos anuentes (MAPA e Receita Federal), e no carregamento dos caminhões contratados pelo cliente para realizar a transferência da carga para o Metrô em São Paulo.

Foi utilizado um guindaste MHC Mobile Harbour Crane no transbordo para o modal rodoviário. Ao todo, foram necessárias 8 oito carretas, 5 delas do tipo prancha rebaixada, usadas para o transporte dos trens, e 3 carretas para transporte das caixas com acessórios.

Na operação interna no CLIA foi utilizada uma empilhadeira tipo Reach Stacker, de grande porte, com capacidade para 45 toneladas, com a participação de 10 profissionais, entre operadores de empilhadeiras, supervisor, conferente e ajudantes, bem como os motoristas das carretas, além de técnicos da própria BYD, que acompanharam todo o trabalho.

Djalma Vilela destaca que a segurança foi uma das principais preocupações durante toda a operação.

“Utilizamos carretas certificadas e todos os equipamentos e acessórios foram testados e homologados”, conta o presidente da Multilog, ao ressaltar que a equipe responsável foi composta por profissionais experientes e treinados. “O planejamento detalhado de todas as etapas – incluindo o carregamento no porto, transporte, armazenamento e carregamento no CLIA foram fundamentais para o sucesso da operação”, completa Vilela.

Fotos: divulgação

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