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Na Alemanha, há escassez de motoristas e os que têm estão se aposentando

Por Equipe RC em 13/05/2022 às 22:47
Na Alemanha, há escassez de motoristas e os que têm estão se aposentando

Pelo jeito não é só no Brasil que começa a faltar caminhoneiros. Hoje, faltam de 60.000 a 80.000 motoristas profissionais na Alemanha, segundo últimos números publicados pelo Escritório Federal de Estatísticas. Além disso, cada terceiro motorista de veículo de mercadorias pesadas (HGV) tem mais de 55 anos, e a cada ano 30.000 motoristas profissionais se aposentam. Por outro lado, o número de jovens que entram na profissão é muito baixo.

"Sem ação rápida, as cadeias de suprimentos podem correr o risco de entrar em colapso devido à atual escassez de motoristas. As más condições de trabalho e a imagem negativa da profissão são as principais razões para a falta de motoristas, disse Carsten Taucke, presidente do BGA alemão (Bundesverband Großhandel, Außenhandel, Dienstleistungen – Federal Association of Wholesale, Foreign Trade, Services), ao comentar os últimos números publicados pelo Escritório Federal de Estatísticas.

Taucke acha que a falta de parques adequados de HGV nos serviços rodoviários também aumenta o problema. Portanto, há uma necessidade urgente de ação – com amplo apoio político dos governos federal, estadual e local.

"É necessário aumentar a atratividade da profissão, principalmente por melhores condições de trabalho e remuneração baseada no mercado, bem como por meio do encurtamento da formação", continua Taucke.

Os números publicados mostram que em alguns anos um terço de todos os motoristas atingirão a idade de aposentadoria e, portanto, a escassez de motoristas se tornará um problema ainda mais grave.

"Os motoristas de HGV ainda têm uma função fundamental para a economia. Eles são os pilares da logística e garantem nosso abastecimento diário. Desejo que esse grupo profissional tenha mais valorização", conclui Taucke.

Os últimos números divulgados pelo Escritório Federal de Estatística mostram que o número de estagiários no final de 2020 foi maior do que há 10 anos, o que é um bom sinal. No entanto, a proporção de motoristas com mais de 55 anos é significativamente

maior do que em qualquer outro lugar do mercado de trabalho e isso é preocupante. Quase não há iniciantes na carreira com menos de 25 anos – essa faixa etária representa apenas 3% da força de trabalho atual.

Fonte: Trans.INFO (German)

Foto:  Rolf van MelisCC BY-SA 2.0 DE, via Wikimedia Commons

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