Por: Graziela Potenza
A Daimler acaba de promover sua coletiva virtual, nível mundial e apresentar as suas novidades. A companhia mostrou ao mundo soluções de transporte e mobilidade mais confiáveis, sustentáveis e seguras, que serão realidade em um futuro próximo.
O evento online, chamado Now&Next, foi apresentado por Stefan Buchner, chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks, e Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses.
Logo no início da apresentação virtual, Stefan Buchner reconheceu a importância do transportador e do motorista nesta época de pandemia. “Agradeço esses profissionais que desempenharam papel importante à sociedade”.
Um dos destaques foi o eActros que já está em testes práticos sendo testados por clientes de vários setores. O caminhão de 18 ou 25 toneladas vem em operações diárias desde 2018. “Os resultados desses testes práticos influenciaram diretamente para o desenvolvimento do eActros para a produção em série, que está prevista para 2021.”, diz Stefan Buchner, chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks.
Outra novidade foi o Actros Edition 2, edição limitada. Para uma condução única, trabalho e vida – esta é para o motorista. Inúmeros extras dão à Edição 2 um caráter inconfundível e um alto nível de conforto e segurança. Adicionados vários elementos de design que garantem um alto valor de reconhecimento para este modelo especial limitado a 400 unidades. As maçanetas de couro preto, superfícies de carbono, bem como a iluminação do teto ambiente dão ao interior do Actros Edition 2 um visual elegante e moderno. Além disso, o novo local de trabalho moderno vem com o inovador Cockpit Multimídia para mais conforto, um melhor ambiente de trabalho e maior facilidade de operação.
As novidades continuam:”O caminhão Mercedes-Benz GenH2 é o veículo conceitual de um caminhão de célula de combustível para transporte de longa distância. Representa uma geração completamente nova de caminhões pesados de longo curso e oferece transporte neutro de CO2 que atende às altas demandas de nossos clientes em termos de desempenho, durabilidade, confiabilidade, segurança e eficiência.” comenta Stefan Buchner.
Como um caminhão a diesel, o Caminhão GenH2 foi projetado para um peso bruto de 40 toneladas e uma carga útil de 25 toneladas. A fonte de energia é o hidrogênio – nossa preferência clara é o hidrogênio líquido. “Porque só com hidrogênio líquido, nossos clientes são capazes de cobrir um alcance de até 1.000 km e mais sem a necessidade de reabastecer os tanques”, diz Stefan Buchner.
O novo Actros F. O nível de entrada para transporte de longa distância a partir de 18 toneladas. Totalmente voltado para a funcionalidade e eficiência, o novo Actros F é a escolha certa para os clientes complementarem sua frota com um caminhão performático. O novo Actros F vem como unidade à esquerda com o Cockpit Clássico e espelhos laterais convencionais. A cabine recém-projetada com sua altura de túnel de motor de 2,5 metros de largura e 120 mm oferece alto conforto para os motoristas. Há também recursos de segurança, como o Active Brake Assist de quinta geração, que tem sido uma característica padrão dos veículos Actros em toda a Europa, no caso de um assistente de freio de emergência ser exigido por lei, e Lane Keeping Assist. Opcionalmente, o novo Actros F também pode ser equipado com Sideguard Assist. O Controle preditivo do Powertrain é outro recurso opcional que calibra o câmbio automático de acordo com um estilo de condução adaptado à topografia e, portanto, permite uma economia adicional de combustível em combinação com uma estratégia de mudança precisamente ajustada.
A fim de aumentar a eficiência para o proprietário, seus recursos fleetboard e Mercedes-Benz Uptime visam minimizar permanentemente o tempo de inatividade não programado do veículo e tornar os reparos previsíveis, resultando em maior disponibilidade do veículo.
As mais recentes inovações de segurança: Active Sideguard Assist com função de frenagem automatizada e Active Drive Assist 2 com uma função de parada de emergência que pode frear automaticamente o veículo para uma parada completa em caso de emergência. Ambos disponíveis a partir de junho de 2021. O novo Active Sideguard Assist não só pode alertar o motorista sobre a movimentação de pedestres ou ciclistas do lado do passageiro, mas também iniciar uma manobra automatizada de frenagem a velocidades de giro de até 20 km/h caso o motorista não responda aos tons de alerta. Através do ângulo de direção, o ASGA pode reconhecer a necessidade de uma manobra de frenagem e, idealmente, evitar uma possível colisão. A Mercedes-Benz Trucks é a primeira fabricante de caminhões em todo o mundo a oferecer esse sistema.
Dentro do contexto de sua estratégia de plataforma global, a Daimler Trucks também está usando uma arquitetura básica uniforme globalmente para caminhões totalmente elétricos: o ePowertrain. O coração tecnológico do ePowertrain é, como primeiro passo, a unidade elétrica integrada, o chamado eDrive. Isto é usado na forma de um conceito de e-carrier, ou seja, um eixo eletrônico com um ou dois e-motors integrados, incluindo transmissão. O eDrive deve ser aplicado em vários veículos da Daimler Trucks no segmento médio e pesado em todo o mundo – seja com acionamento puramente elétrico ou de célula de combustível à base de hidrogênio.
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