Nos dias 3 e 4 de outubro, uma das comitivas itinerantes da ação de saúde estará na cidade para atender estradeiros de passagem pela região.
No próximo final de semana (sábado e domingo), o Posto Limarques III – Rua Antonio Matias Leite, 509 -, em Penaforte/CE será palco da 46ª etapa da temporada da Gincana do Caminhoneiro, onde serão realizadas ações que visam manter os profissionais do volante saudáveis e aptos a enfrentar os desafios das estradas, sobretudo a Covid-19, contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.
Durante os dois dias, os caminhoneiros de passagem pela região terão a oportunidade de participar do circuito de saúde, com atendimentos rápidos e preventivos, que inclui a detecção precoce de possíveis doenças que possam afetar o caminhoneiro, com destaque para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).
Operando com responsabilidade e adotando protocolos do novo contexto social, a 29ª Gincana do Caminhoneiro – que está na estrada desde meados de junho, com o patrocínio dos postos Petrobras da rede Siga Bem e da Iveco - também tem como missão conscientizar o transportador rodoviário de carga da sua relevância para evitar o contágio e conter a disseminação do Coronavírus. Isso é feito através de informações sobre a adoção de atitudes que devem virar hábito, como o distanciamento social, uso constante de máscaras, quando trocá-las e como fazer a limpeza das mesmas, lavagem das mãos sempre que possível, uso de álcool gel, e outras iniciativas que devem ser incorporadas ao dia a dia na estrada.
Após os cuidados pessoais, o caminhoneiro será convidado a se dirigir à pista da montada na arena da GDC, onde, instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.
Ainda na pista, o participante da Gincana do Caminhoneiro poderá testar suas habilidades numa volta de slalom (zigue-zague entre cones), com a meta de cumprir o trajeto no menor tempo possível e sem derrubar nenhum obstáculo. O motorista que fizer o menor tempo do trajeto no Posto Limarques III estará classificado para participar da terceira semifinal da temporada – que acontecerá dia 1/11, em Assu/RN -, para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando o vencedor levará para casa um caminhão Iveco Tector zero km.
A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, através da apresentação de comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.
A temporada completa inclui 90 etapas, em diversas regiões do país. Ainda restam 44 para participar. A programação completa está no site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!