A nova linha de caminhões recentemente lançada no Brasil começa agora, em outubro, a ser produzida na fábrica de Curitiba da Volvo
“A Volvo é reconhecida mundialmente por seu pioneirismo e liderança em tecnologias de segurança e também pelo alto grau de tecnologia embarcada.
É um enorme conjunto de recursos que facilitam o trabalho do motorista durante a jornada diária, assim como tornam sua vida mais confortável nos horários de descanso”, diz Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.
A nova linha de caminhões traz de série o pacote de segurança “Freios Eletrônicos EBS”. São equipamentos que garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática
Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.
A nova ergonomia e o novo e avançado painel de instrumentos fazem do caminhão o melhor ambiente de trabalho e de repouso. Tudo foi redesenhado, com uma série de novas funcionalidades, com todos os comandos de fácil alcance.
As cabines do FM, FMX e FMX MAX são totalmente novas. Inspiradas na nova geração do FH, elas ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para ao condutor. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista.
Todos os modelos ganharam um inovador painel de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, com layout novo e ainda mais amigável. O menu possui quatro possibilidade de telas configuradas para a conveniência do condutor e das necessidades da aplicação.
Ele oferece dados mais detalhados e se ajusta ao modo de direção, mostrando automaticamente na tela da central informações, por exemplo, do freio motor ou do piloto automático toda vez que esses comandos são acionados. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento.
O motorista pode escolher e destacar nos mostradores à sua frente os dados que achar mais relevantes, como a pressão do turbo ou a velocidade, sem encher a tela com informações que não precisa. No modo Navegação, por exemplo, ele pode colocar o display do GPS exatamente no centro do campo visual. Na tela Indicador de Carga, ele enxerga facilmente o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta.
Outra inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.
Tudo pode ser acessado nos novos controles do volante, seja trocar as telas do painel principal ou na central multimídia. Nos mesmos controles ele pode ainda manejar outras funções, como o piloto automático e manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos.
A central multimídia reproduz inclusive o Manual do Motorista, com uma infinidade de informações técnicas, podendo reproduzir vídeos informativos, o funcionamento do I-See e instruções para inspeções diárias, entre outros filmes instrutivos.
A Volvo também aperfeiçoou o colchão da cabine, feito de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Assim como é nova a alavanca da caixa I-Shift, agora mais recuada, ergonomicamente mais avançada, que permite melhor movimentação do motorista.
No Volvo FH há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!