Agora em março a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, atingiu o índice de 80% de conclusão, representando um investimento de R$ 189 milhões. A obra é uma parceria entre Governo do Paraná, Governo Federal e Itaipu Binacional, responsável pelos recursos, sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Os serviços estão concentrados na execução do tabuleiro da ponte, com frentes de trabalho atuando em ambas margens da obra. No lado brasileiro foram posicionadas e concretadas as lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 6.10, e tensionados o 6º par de estais de retaguarda e 10º par de estais no vão central, além de ser lançada a aduela metálica 6.11.
Na margem paraguaia foram posicionadas e concretadas as lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.07, tensionado o 7º par de estais no vão central, e lançada a aduela metálica 5.08.
Nos dois lados da ponte estão sendo executados os guarda-rodas e bases do futuro guarda-corpos, bem como sendo montadas novas aduelas metálicas nos canteiros de obras dos dois países.
A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
Foto: DER-Paraná
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!