A CMPC está com uma grande novidade em sua operação de transporte. Com modelo único no Brasil e desenvolvido especialmente para a multinacional, já está em funcionamento o caminhão remontável super bitrem, com capacidade para transportar 74 toneladas. Fruto de uma parceria com a empresa JSL, a novidade consiste em um veículo de 9 eixos com tecnologia para sobrepor uma carreta sobre outra.
O veículo remontável tem realizado viagens para transporte de madeira entre Guaíba, na sede da empresa, e a região de São Gabriel, há mais de 300 quilômetros de distância da unidade, onde a empresa possui hortos florestais. A expectativa é ampliar a frota de super bitrens e ter 20 a 30 caminhões, operando em diferentes regiões do RS, nos próximos 12 meses.
O caminhão remontável super bitrem é uma alternativa ao tritrem, que possui duas carretas, mas só tem autorização para trafegar durante o dia. Com o super bitrem, é possível realizar o transporte de madeira com duas carretas e, após descarregar, o veículo é adaptado e transforma-se em uma carreta simples, o que o habilita a retornar para a origem durante a noite e reiniciar o ciclo no dia seguinte. Desta forma, a companhia reduz a utilização de caminhões extras, que complementavam as rotas na impossibilidade da circulação noturna de caminhões tritrem.
Foto: divulgação