O movimento busca a conscientização a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar os cuidados com a saúde do homem.
Muito comum entre os homens a partir de certa idade, o câncer de próstata é um dos grandes responsáveis pela morte da população masculina. Segundo o Inca Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre por câncer de próstata a cada 38 minutos.
A próstata se refere a uma glândula no sistema reprodutor masculino, que tem o tamanho aproximado de uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e uma das suas principais funções é produzir esperma.
Pensando na importância desse mês e de todas as ações que o cercam, nós da revista Caminhoneiro preparamos este conteúdo para explicar mais sobre o Novembro Azul e a necessidade de não negligenciar quaisquer exames.
Existem diversos estigmas sociais enraizados na mente das pessoas sobre as formas de prevenção ao câncer de próstata. Antes de falar sobre eles, precisamos entender o que é esse tipo de câncer.
Um dos maiores problemas do câncer de próstata é que a doença costuma se desenvolver de forma lenta e assintomática (não apresenta nenhum sintoma).
Isso significa que, a não ser que os exames sejam devidamente realizados, a doença evolui ao longo do tempo e até que seja possível perceber algo, seu estágio já é avançado a ponto de prejudicar completamente o organismo.
Ou seja, quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de recuperação do paciente. Como dito anteriormente, essa visão negativa está relacionada ao exame em si, e é uma barreira que deve ser quebrada para ontem.
O rastreamento do câncer de próstata é feito por meio de exame de sangue (PSA) e principalmente do toque retal. Caso haja necessidade, é feita uma biópsia do tecido da próstata, contudo, esse procedimento só é feito caso alguma anomalia seja detectada no exame de toque retal.
O preconceito existente ao redor disso é uma das grandes causas para esse tipo de câncer causar a morte de um homem a cada 38 minutos aproximadamente, segunda o Inca.
Os homens devem procurar o urologista a partir dos 40 anos. Essa idade também deve ser seguida caso exista histórico de câncer de próstata na família ou obesidade.
Para termos uma noção, quando os sintomas começam a aparecer, na maior parte dos casos o câncer já se encontra em um estado avançado. Nesse estado, os sintomas costumam ser:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
O Novembro Azul é uma campanha que ocorre em diversos países, e seu objetivo é alertar a todos sobre a importância da prevenção e realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Embora esse seja o foco, o Novembro Azul é muito maior que isso! O objetivo é disseminar informações a respeito de todos os cuidados necessários relacionados à saúde do homem. Os temas abrangem doenças crônicas, infecções sexualmente transmissíveis e a saúde mental.
A mudança visa uma modificação nos hábitos masculinos. É fato que de maneira geral, os homens costumam ser bem menos cuidadosos com a saúde do que as mulheres. Não é uma regra, mas no geral, é assim.
Boa parte costuma não se atentar à alimentação, não realizam exames periodicamente e até mesmo a saúde mental é deixada de lado.
O Novembro Azul visa quebrar isso e todos os preconceitos que rodeiam os exames. Ao contrário da crença popular, realizar exames periodicamente não é algo a mais, mas sim uma obrigação.
Entender que manter uma rotina saudável que promova o bem-estar é ter a noção de que na vida o equilíbrio é muito importante.
Praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, evitar o álcool e o tabaco, participar de atividades culturais, manter um comportamento sexual seguro e sempre se atentar aos exames são ações que devem ser seguidas.
Lembre-se: ficar doente é algo ruim e que sempre causa a impressão de que acontecem apenas com os outros. O problema é que essa “despreocupação” some apenas quando afeta a nós mesmos. Infelizmente, nestas situações costuma ser tarde e isso carrega uma série de agravantes.
Por isso, não deixe a saúde para depois. Faça os exames regularmente e cuide da mente e do corpo!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!