Aporte é destinado para o desenvolvimento de produtos e serviços, expansão da Rede, localização de peças, incremento nos processos produtivos e contratações.
No ano em que completa 25 anos de operação no Brasil, a Iveco inicia uma nova fase como parte do Iveco Group, líder automotivo global atuante nas áreas de Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros. Para marcar a ocasião, a montadora anuncia um novo ciclo de investimento no valor de R$ 1 bilhão destinado à América Latina, que teve início em 2021 e termina em 2025. O objetivo é fortalecer ainda mais a presença da Iveco na região, lançando as bases para o sucesso futuro da marca.
O aporte é destinado para o desenvolvimento de novos produtos, como a linha Euro VI, e serviços (programas com foco em Costumer Experience, novo plano de treinamento de pós-venda na rede de concessionários, ampliação da linha NEXPRO - linha de peças testadas e homologadas pela montadora, entre outros), continuidade da expansão da Rede de Atendimento, nacionalização/localização no fornecimento de peças e componentes, incremento nos processos produtivos e contratações:
- Desenvolvimento de Produtos = 60%
- Processos Industriais, qualidade e recrutamento = 15%
- Pós-venda, serviços ao cliente e rede = 13%
- Localização de peças = 12%
“Deu para perceber que a Iveco realmente não para. Teremos muitas novidades em 2022 e tenho certeza que nosso crescimento sustentável ganhará mais fôlego. Continuaremos avançando no mercado de transportes”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.
Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.
O avanço a que Márcio se refere pode ser visto no balanço dos últimos anos. Em 2021, a Iveco registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, sendo a marca full liner que mais cresceu no Brasil. Já em 2020, a Iveco teve crescimento de 30% efoi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro durante o período. “O nosso intenso trabalho em diversas frentes - expansão da rede de concessionários, desenvolvimento de novos produtos e serviços e contratações - resultou em um crescimento muito significativo nas nossas vendas”, diz Querichelli.
A estratégia por trás dos bons resultados da Iveco tem relação com fatores como o portfólio completo de produtos da marca, dos leves aos extrapesados. “São produtos que podem atender facilmente diferentes operações do transporte de cargas. Por exemplo, a versátil Daily, que é vista nas ruas implementada com baú e até como motorhome, o Tector, que é um ‘trabalhador’ incansável nas cidades e rodovias transportando todo tipo de carga, e os pesados Hi-Road e Hi-Way, que garantem a robustez para o cliente nas missões rodoviárias de longa distância”, explica Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco para a América Latina.
Destaque para dois recentes lançamentos de 2021: o Tector Auto-Shift Coletor, que tem a consagrada assinatura da linha Tector e se posiciona como uma importante ferramenta para o setor de coleta de resíduos, e a Daily 35-160 Euro VI, apresentada em dezembro do ano passado. O modelo, cada vez mais brasileiro, teve um aporte de alta tecnologia, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a consagrada estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo.
Mas não basta ter uma gama versátil de produtos. O pós-venda é fundamental para fidelizar os clientes e estar com eles no dia a dia da operação. “Nossos esforços e investimentos também renderam frutos com a expansão da capilaridade da nossa rede de atendimento. No Brasil, estamos presentes em 100% do território nacional, de norte a sul do país. Nossos clientes, que muitas vezes transportam cargas para países vizinhos, também contam com essa alta capilaridade na América Latina: temos 158 pontos de atendimento, entre concessionárias e pontos assistenciais, no continente e isso faz a diferença para quem está nas estradas”, ressalta Brandão. Outro ponto importante da IVECO que ganha muita força em 2022 é o programa Brasil Natural Power. A marca está investindo no desenvolvimento e produção de caminhões pesados movidos a gás, apostando na sustentabilidade e na rentabilidade do cliente. “Essa é a base do nosso Programa que, em breve, causará um impacto positivo muito forte no mercado nacional”, finaliza Brandão.
Para tudo isso sair do papel e se transformar em realidade, um fator é fundamental: o investimento em pessoas. Foram contratados cerca de 1 mil funcionários, entre colaboradores e executivos com grande vivência em players do segmento de transportes, para áreas-chave da montadora na América Latina. Esse é o segredo do sucesso da Iveco: um time altamente engajado e qualificado de funcionários e fornecedores que faz a diferença junto aos clientes e parceiros.
Fotos: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!