Com o passar dos anos, documentos em papel estão perdendo importância em detrimento de informações virtuais.
E até o governo está sentindo essas mudanças, já que recentemente lançou a carteira nacional de habilitação em aplicativo para celular.
Mas afinal, o que é CNH digital e para o que ela serve? A CNH virtual se tornou realidade para todos os interessados em 2018.
Foi quando o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determinou uma data limite para que os DETRANs do país passassem a oferecer o serviço.
Desde então, mais de 2 milhões de pessoas baixaram o aplicativo na Apple Store (IOS) e no Google Play (Android).
Mas esse número ainda é pequeno, considerando que mais de 60,7 milhões de brasileiros possuem habilitação para dirigir no Brasil.
O que é CNH digital?
A CNH digital, conhecida como CNH-e, é um documento virtual elaborado para ajudar os motoristas. Isso porque, o aplicativo pretende oferecer as mesmas informações da habilitação em papel dentro da tela de um celular.
Mas para validar a CNH digital é necessário visitar presencialmente o Detran de sua cidade ou obter um Certificado Digital e-CPF.
Esse último documento serve para validar as informações e atestar a identidade em transações on-line, algo utilizado não só para tirar a habilitação, mas também em outros procedimentos na internet.
O que é Certificado Digital?
O Certificado Digital e-CPF é, na verdade, um documento virtual que se assemelha ao CPF real e possui validade jurídica.
Assim, é possível garantir a identificação de cada um e realizar procedimentos individuais na internet.
No caso da CNH digital, esse certificado busca facilitar a obtenção do documento e é extremamente prático para os que desejam realizar todo o processo virtualmente, ou seja, sem a necessidade de comparecer ao Detran da cidade.
Existem empresas que disponibilizam o certificado, porém é cobrado um valor que pode variar de R$150 até R$230.
Por isso, caso essa seja a sua escolha, pesquise bem e veja em quais locais é possível obter o melhor preço.
Como validar a CNH digital?
Uma dúvida muito comum é como validar a CNH digital. A verdade é que existem alguns passos importantes que podem fazer toda a diferença para um motorista conseguir tirar a CNH-e. Veja um guia resumido com as principais dicas:
A CNH digital é segura?
O Denatran garante que a CNH digital é totalmente segura. Existe uma série de padrões e sistemas criptografados pelo aplicativo que garantem a validade do documento e impedem qualquer falsificação.
Além disso, o QR code localizado dentro do aplicativo serve como um importante recurso de segurança e identificação.
Com ele, é possível autenticar as informações na tela do celular e evitar quaisquer problemas.
CNH digital é válida como documento?
Uma pergunta de muitos interessados no assunto é se “A CNH digital é válida como documento?” A resposta é sim, a CNH digital é uma versão do documento impresso e possui, segundo o Denatran, o mesmo valor jurídico do documento em papel.
Entendeu o que é CNH digital? Acredita que esse documento substituirá um dia o convencional impresso? Comente em nossas redes sociais!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!