A rodovia PRC-280, principal corredor logístico do Sudoeste paranaense para escoamento da produção agrícola e madeireira, está em obras para receber a primeira restauração em concreto feita em uma rodovia estadual. Executada com menor custo, mais rapidez e durabilidade, a técnica de aplicar um pavimento rígido de concreto sobre o asfalto já existente vai ser executada em 59,55 quilômetros no trecho de Palmas ao Trevo do Horizonte, no entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina.
Os trabalhos iniciaram pelo Trevo do Horizonte e seguem sentido Palmas, com barreiras para que o tráfego continue em meia pista no sistema “Pare-e-Siga” 24 horas por dia. Já são 12 quilômetros concluídos com serviços de fresagem na pista de rolamento e de nivelamento nos acostamentos.
“Nos acostamentos, estamos preenchendo com brita e fazendo uma reciclagem do pavimento. O caminhão vai espalhando cimento e depois a máquina vai passando e fazendo a reciclagem do asfalto com o cimento, daí vem o rolo compactando pra ficar tudo no nível da pista para receber o concreto”, explica Paulo Melani, engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Na sequência, serão colocadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.
Tráfego
A recomendação é que os motoristas evitem a utilização da PRC-280 no trecho em obras, que abrange do quilômetro 70,8 ao 130,35. “Estamos sugerindo para quem segue para Curitiba e Paranaguá que vá por Guarapuava e quem vai para Santa Catarina que já desça em Abelardo Luz, evitando a barreira atual de 20 quilômetros, em que pode haver até 2 horas de parada, dependendo o movimento”, orienta Melani.
Fonte e foto: DER/PR
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!