Reparadores conhecerão os 7 passos profissionais para análises rápidas e precisas de componentes hidráulicos, pneumáticos, eletrônicos e mecânicos
Mecânicos, reparadores e donos de oficina terão oportunidade de conhecer os 7 passos para um diagnóstico assertivo e breve de sistemas automotivos na quarta aula da 4ª edição do Oficinas do Futuro, iniciativa de qualificação técnica direcionada para estes públicos com foco em negócios, marketing, vendas e lubrificação. Ocorrerá amanhã (terça-feira /13 de setembro), totalmente online e gratuito, às 20h. As inscrições devem ser realizadas no site do programa até a data do evento.
Os participantes terão possibilidade de adquirir expertise sobre as melhores práticas para este tipo de avaliação, que engloba desde recepção do cliente com abertura de Ordem de Serviço (OS) até simulação e identificação da falha em componentes hidráulicos, pneumáticos, eletrônicos e mecânicos com teste de rodagem.
“Uma avaliação correta e rápida na oficina pode promover maior fidelização do cliente, economizar tempo na operação, evitar pedidos de peças para teste sem necessidade e mitigar possíveis reclamações judiciais, visto que a legislação determina 30 dias para qualquer reparo após conclusão de orçamento”, comenta Karina Rodrigues, gestora de marca e comunicação da Texaco Lubrificantes.
Esta edição do Oficinas do Futuro ainda analisará que os avanços tecnológicos exigem que a manutenção e o diagnóstico de falhas sejam realizados por profissionais altamente treinados e especializados, porque envolvem processos de planejamento, organização e execução, necessitando serem seguidos fielmente, sob pena de um funcionamento inadequado ou risco de segurança.
Escutando o cliente
As fases para o diagnóstico preciso, que serão debatidas no curso, ainda contemplam uma análise verbal para que o reparador possa escutar a percepção do seu cliente sobre a potencial falha e apurar dados da forma como possa identificar e corrigir o dano.
Além disso, o evento mostrará como o uso do checklist pode se tornar uma ferramenta de transparência na relação entre a oficina e o dono do veículo. A ação possibilita uma avaliação detalhada no carro, moto ou caminhão do cliente para descobrir os reparos a serem realizados, evitando reclamações, acidentes (causados por falhas mecânicas) e paradas (na estrada ou na cidade).
Os participantes desta aula do Oficinas do Futuro poderão acessar o chat para interação e esclarecimento de dúvidas, receberão apostilas técnicas digitais, concorrerão aos kits exclusivos do programa (boné, kit churrasco, caneta, carregador portátil e porta-copos) e ganharão o certificado Texaco.
A aula será ministrada por Laerte Rabello, técnico automotivo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e lecionou como técnico automotivo no SENAI-CE, sendo responsável por parcerias com General Motors, Raven Ferramentas e Baterias Heliar.
O projeto Oficinas do Futuro Texaco engloba seis treinamentos mensais que acontecem até novembro de 2022. O próximo será realizado em 18 de outubro, com um perfil técnico, e ministrado pelo especialista de produtos da Texaco, Roger Daleffe.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!