Infelizmente, em toda profissão sempre há o bom e o mau profissional e na de motorista não é diferente. Nesta segunda-feira (7), em cidades paranaenses e em outros três estados foi deflagrada, pela Polícia Civil, uma operação que mira uma quadrilha de caminhoneiros suspeitos de desviar cargas. Os suspeitos registravam boletim de ocorrência para simular terem sido roubados e ocultar desvio das cargas.
A ação foi batizada de "Operação Fake" que, segundo a polícia, remete à palavra inglesa correspondente a “falso”, em alusão às falsas comunicações de crimes e falsificações de boletins de ocorrência identificadas em relação aos investigados.
Os policiais pretendem cumprir 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias no estado paulista, no Paraná, além de Maranhão e Ceará.
Segundo comunicado da polícia, a investigação mostrou que os caminhoneiros roubavam cargas que pegavam para transportar e registravam boletim de ocorrência como se tivessem sido vítimas de assalto. Em outros casos apurados, os suspeitos falsificavam boletins de ocorrência de roubo para apresentar para as empresas donas das cargas.
A polícia informou que foram identificadas ao menos 74 ocorrências falsas ou que noticiavam falsos roubos, entre os anos de 2019 e 2020, atribuídas à quadrilha.
Mais de 20 motoristas são investigados por participação no esquema. Eles se revezavam, de acordo com a polícia, em vários caminhões, com o desvio de cargas, sobretudo, de alimentos e bebidas.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nas seguintes cidades: Santa Bárbara D’Oeste - SP; Arapongas - PR; Bela Vista do Paraíso - PR; Rolândia - PR; Apucarana - PR; Londrina - PR; Ibiporã - PR; Mandirituba - PR; São José dos Pinhais - PR; Fazenda Rio Grande - PR; Curitiba- PR; Balsa Nova - PR; Campo Largo - PR; Matinhos - PR; Cruzeiro do Oeste - PR; Fortaleza - CE; e São Luís - MA.
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!