Márcio Querichelli, Presidente da IVECO para a América do Sul, fala sobre o caminhão Iveco a gás, a importância do caminhoneiro e as conquistas da marca.
Revista Caminhoneiro – Como foi o desempenho da Iveco nesse primeiro semestre?
Márcio Querichelli – Desde o ano passado estamos registrando um crescimento sustentável, onde conseguimos crescer 30% nas vendas e fechamos como a marca que mais cresceu. O mercado brasileiro de caminhões caiu 11% no mesmo período, em comparação com 2019. O fechamento do primeiro semestre de 2021 foi realmente sensacional e mostra que estamos na direção certa. A Iveco fechou o balanço do primeiro semestre de 2021 com números positivos. Os dados posicionam a montadora como a marca full-liner que mais cresce no Brasil.
Eu vou lhe falar alguns números:
· Total: Iveco +71% (> 3,5 Tons) / Mercado +50% (> 3,5 Tons) estamos muito felizes.
· Leves: Iveco +47% / Mercado +33% - (líder no segmento de chassi-cabine no Brasil: 35,6% market share). Um dos melhores veículos que a empresa produziu
· Médios: Iveco +70% / Mercado +37%.
· Semipesados: Iveco +90% / Mercado +54%. Esse segmento está crescendo bastante aproveitar esse momento.
· Pesados: Iveco +107% / Mercado +61%. Você sabe que a maior fatia dos veículos brasileiros está nos veículos pesados e extrapesados agropecuário, exportação grãos etc.
Os destaques ficam por conta da liderança no segmento de chassi-cabine, que tem na Daily o principal player da categoria que atende o e-commerce, setor que registra alta demanda no Brasil. Somos uma das poucas marcas no País que disponibiliza um portfólio completo de produtos. A gente só pode estar comemorando esse excelente momento que é fruto de muito trabalho e novas medidas.
Revista Caminhoneiro – Qual é a expectativa para o segundo semestre?
Márcio Querichelli – Eu avalio que o segundo semestre continua com essa forte tendência de crescimento, no entanto, tem algumas variáveis que nos preocupam. Como exemplo, o primeiro semestre foi muito duro para todas as montadoras, principalmente, pela preocupação do problema na cadeia de fornecimento. Muitos fornecedores, locais e internacionais, tiveram dificuldades em conseguir atender os pedidos relativos aos componentes. Há uma grande expectativa em relação à capacidade de fornecimento de componentes também nesse segundo semestre. Apesar disso, ainda estamos otimistas. Temos também preocupação forte com algumas commodities, como o aço que teve aumento de preço de forma brutal. De qualquer forma, o ano de 2021 é de retomada e como eu venho dizendo ele superará, sem sombra de dúvida, 2019 que foi pré-pandêmico.
Revista Caminhoneiro – Quais são os planos para a marca?
Márcio Querichelli – Grazi, iremos continuar trabalhando muito forte em ampliar a nossa rede de distribuição tanto no Brasil, na Argentina como na América Latina. Na América Latina tem um mercado quase tão grande quanto o mercado brasileiro em relação a volume de veículos. Eu venho desse mercado onde trabalhei cerca de 10 anos. No Brasil continuamos com nosso plano de crescimento para tentar chegar em 100 pontos de distribuição, até o final desse ano e começo do ano que vem. Temos também um enorme desafio de atualização dos produtos para atender o Proconve P8 para os leves que começa em janeiro de 2022 e depois os caminhões e ônibus precisam atender o Proconve P8 ou Euro 6 a partir de janeiro de 2023. Estamos com todas as nossas equipes de engenharia de fábrica, os nossos parceiros, a nossa rede, enfim todos focados nessa preparação porque é um salto tecnológico muito importante. Nesse sentido irão ter adaptações e evoluções tecnológicas para atender bem os clientes; treinamento da rede e toda a nossa equipe para fazer essa transição o mais suave possível.
Revista Caminhoneiro – Qual é a sua visão referente aos caminhoneiros?
Márcio Querichelli – Os caminhoneiros são a alma do nosso negócio. O País todo depende de caminhão e dentro dos caminhões estão os nossos amigos caminhoneiros que fazem a coisa acontecer. São fundamentais, transportam toda a economia brasileira pelas estradas e pelas cidades. Eu penso que vale a pena sempre destacar a ação deles, sobretudo, no período de pandemia. Eles seguraram as pontas. Tiveram circulando e não deixam esse País parar. Os caminhoneiros são peças fundamentais para a nossa estratégia. Temos várias campanhas que focam neles. A Iveco realiza bastante trabalho de apoio junto aos motoristas profissionais.
Revista Caminhoneiro – Como o executivo analisa o transporte rodoviário de cargas no Brasil?
Márcio Querichelli – O transporte rodoviário de carga é um dos motores da economia brasileira, deve continuar sendo por muito e muito tempo. A Iveco tem o setor de transporte de cargas e de passageiros como principais modalidades. Infelizmente, outros modais ainda não são tão explorados por aqui. Acreditamos que nos próximos 20, 30 anos, pelo menos, os caminhões a diesel e um pouco dos veículos a gás irão continuar fazendo parte das estradas brasileiras e da América Latina.
Revista Caminhoneiro – Os caminhões Iveco a gás são sucessos na Europa, na Argentina e no Chile. Quando eles serão lançados no Brasil?
Márcio Querichelli – Nós somos líderes nesse tipo de tecnologia na Europa, nas duas modalidades: gás natural veicular (GNV) e gás no estado líquido (GNL). O primeiro é usado para distâncias curtas e médias, exemplo até 500 quilômetros de autonomia e o segundo GNL é muito mais usado para longas distâncias, tipo 1100 quilômetros de autonomia. Um caminhão pode andar 1200 km sem ser reabastecido. Para países de dimensões como o Brasil, a Argentina e o Chile são caminhões fundamentais. Para o segundo caso a gente ainda não tem infraestrutura. Outro fator é que esteja também amarrado com a própria estratégia do cliente. Mas o GNV já temos na América Latina por volta de 2 mil veículos rodando. O Chile tem algumas unidades rodando. A Argentina produz o Tector GNV. Nós já tomamos a decisão de passar para a fase 1 do projeto GNV no Brasil. Estamos com algumas parcerias com intuito de validações necessárias do produto e na sequência preparar a nossa produção, em Sete Lagoas, MG, para esse tipo de produto. Isso está acontecendo agora. Começa no segundo semestre de 2021 essas validações e testes. Já vamos ver alguns veículos da Iveco GNV nas estradas e a preparação da fábrica em paralelo. Eu diria que no segundo para o terceiro trimestre de 2022 a gente comece a produção dos veículos a gás em volume maior para atender o mercado brasileiro.
Revista Caminhoneiro – Como está a rede de concessionários Iveco? Ela continua expandindo?
Márcio Querichelli – A Iveco está fechando parcerias com grandes investidores. Os concessionários estão nos procurando porque estão vendo esse boom, esse crescimento de volume e participação. Hoje, investir na marca Iveco é um achado, pois disponibilizamos um portfólio completo de produtos, serviços e está crescendo dessa forma. A marca tem um grande potencial para ele conseguir bons resultados financeiros.
Revista Caminhoneiro – A Iveco segue a tendência dos serviços conectados para os caminhões no mercado brasileiro. Como está o Iveco Connect?
Márcio Querichelli – Um dos calcanhares de Aquiles que tínhamos no passado era o nosso pós-venda. Hoje, essa área está completamente reestruturada. Acabaram de ser contratados profissionais de alto gabarito. Formamos uma equipe fantástica dentro dessa área, que passou a contribuir com todo esse processo de evolução. Não basta vender o primeiro veículo. Temos que atender muito bem os clientes para que eles se sintam protegidos e com total confiança. Então, com o crescimento dos concessionários e o fortalecimento do nosso pós-venda acreditamos, cada vez mais, que estamos criando músculos para a nossa companhia. E dentro de tudo isso, temos a conectividade que é algo extremante importante. Eu estive visitando alguns clientes, em Belo Horizonte, (MG) e é impressionante como eles estão usando o Iveco Connect. Eles conseguem acompanhar a performance e desempenho de cada um dos seus motoristas ao nível de condução do veículo, velocidade que estão operando, consumo de combustível etc. O mais interessante é que os nossos clientes estão criando planos de bonificação e incentivos para os motoristas, oferecendo premiações que os estimulem a alcançarem resultados melhores. Com isso, eles se sentem valorizados, aumentam a produtividade e as chances de manterem uma condução segura e eficiente. Na fábrica em Sete Lagoas (MG) há soluções em assistência em tempo real. A fábrica disponibiliza um centro de controle, exclusivo para monitorar e analisar as informações (Control Room). Nele há uma equipe dedicada com atendimento exclusivo de monitoramento do veículo; envio de atendimento técnico personalizado para solucionar o reparo e análise de possíveis problemas alerta em cada trecho da viagem. A equipe está 100% conectada, 24h por dia e 7 dias por semana.
Revista Caminhoneiro – Envie uma mensagem para os nossos seguidores
Márcio Querichelli – Eu quero agradecer, em nome da Iveco, a todos os motoristas, caminhoneiros, transportadores pelo excelente trabalho que estão realizando à sociedade brasileira, transportando grande parte da economia desse País pelos centros e pelas estradas. A Iveco está com cada um de vocês e continuaremos tralhando muito para lhe dar as melhores condições possíveis. Para tal, investimos sempre na evolução dos nossos produtos e serviços. Todos os fornecedores, concessionários queremos rentáveis, com saúde financeira. É necessária essa união para que a marca continue crescendo. O crescimento dela só é possível quando todo mundo ganha, motorista, frotista, fornecedor, concessionário…todo mundo ganha no final do dia.
Crédito: fotos de Gaspar Nóbrega
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!