23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Os heróis da resistência - Fenatran/2015

Por Revista Caminhoneiro em 28/06/2016 às 15:53
Os heróis da resistência - Fenatran/2015

[gallery link="file" size="full" ids="3568,3569"] A Feira reúne mais de 280 marcas do Brasil e do exterior, das quais 43 participam pela primeira vez e deve receber mais de 50 mil profissionais do setor, vindos de 61 países. Apesar das dificuldades que assolam o Brasil e, sobretudo, o segmento automotivo, a Fenatran/2015 - Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, vem com a proposta de ser um grande evento que estimule negócios no setor. Para se ter uma ideia, os relacionamentos e negócios gerados pela Fenatran nas últimas edições a posicionaram como a principal plataforma de negócios do setor na América Latina. Este ano, a Feira chega a sua 20ª edição, o que significa 40 anos de existência, e apresenta entre os dias 09 e 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, as principais novidades para tornar o transporte rodoviário de carga mais eficiente, seguro e lucrativo. A Fenatran leva aos visitantes e profissionais do setor, novidades em caminhões e veículos comerciais de carga, implementos rodoviários, combustíveis e derivados, autopeças, pneus, produtos e serviços voltados para gestão, rastreamento e manutenção de frotas. Este ano, atendendo a uma demanda do setor de transporte de carga, a Feira terá uma programação bastante diversificada de projetos para gerar relacionamentos, negócios e atualizar os profissionais do setor. Entre as novidades desse ano, o Congresso Fenatran apresentará conteúdo focado em estimular empresários e profissionais a encontrar novos caminhos, identificar oportunidades e planejar suas atuações nos próximos anos. “Também preparamos uma agenda de encontros com grandes representantes do setor, federações, grandes compradores, além de autoridades governamentais”, explicou o diretor do portfólio automotivo da Reed Exhibitions, João Paulo Picolo. A Feira é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e tem iniciativa da NTC & Logística e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e apoio institucional da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) e Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR). Alguns expositores A DAF Caminhões Brasil preparou uma exposição de peso para essa Fenatran. O mais esperado desde o lançamento do XF105, em 2013, o CF85 faz sua estreia no mercado brasileiro durante o evento. O modelo atende clientes que necessitam de um caminhão robusto, econômico, confortável e adequado a viagens de curtas e médias distâncias. O pesado da DAF Caminhões será comercializado nas versões 6x2 e 4x2, equipado com motor Paccar MX 12,9 L, de 360 cv e 410 cv, transmissão ZF automatizada de 16 velocidades e duas opções de cabine. Será a terceira participação e a maior presença da DAF Caminhões na Fenatran. Além do lançamento do CF85, a marca holandesa irá expandir o portfólio com as novas configurações do XF105. “A Fenatran é a principal feira de transporte de carga rodoviária, e está totalmente relacionada aos negócios da DAF Caminhões. É uma grande oportunidade para fortalecermos a presença no Brasil, colocar a marca em evidência e também intensificar o relacionamento com o nosso público. Os produtos DAF têm muita qualidade e reforçar nossas mensagens no mercado nacional é extremamente importante, sobretudo neste momento de crescimento da empresa”, comenta Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil. O extrapesado XF105, com dois anos de produção em Ponta Grossa, PR, recém-completados, recebeu melhorias em sua versão 2016. Entre outras novidades, as novas configurações contemplam mais opcionais e a maior e a mais espaçosa cabine do mercado: a Super Space Cab, com 2,10 m de altura interna. “A Fenatran está muito ligada à história da DAF no Brasil e aos marcos importantes da companhia no País. Na primeira participação, em 2011, anunciamos a construção da fábrica em Ponta Grossa. Na segunda, apresentamos o primeiro caminhão produzido aqui. E, neste ano, quando completamos dois anos de operações, lançamos mais um modelo. É a comprovação do nosso compromisso com o País e o constante crescimento da DAF Caminhões no mercado local”, conclui Gambim. O estande da Volvo na Fenatran exibirá muitas novidades para o mercado. A começar pelo novo FH 6x4 com eixo suspensor, uma inovadora tecnologia voltada para as aplicações de caminhões que rodam um ou mais trechos com pouca ou nenhuma carga. Com uma área construída de 4 mil m², é o maior estande da marca na história da Fenatran. No local estarão expostos 13 caminhões da Volvo dos modelos FH, FMX, VM e FM. “A Fenatran é a grande oportunidade para mostrarmos o que temos de melhor”, declara Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões da Volvo no Brasil. A empresa mostrará ainda o Dynafleet, seu sistema de gerenciamento de frotas e de economia de combustível, que agora tem novas funcionalidades. O estande terá também um avançado simulador do novo FH, uma cabine completa do caminhão que permite ao usuário uma impressionante experiência de direção. Dotado de tecnologia de última geração, a máquina permite reproduzir a condução do caminhão em diferentes situações, cenários e topografias, simulando os movimentos e solavancos do veículo. É a primeira vez que este simulador é exibido ao público. Instalado recentemente no Centro de Treinamento na fábrica da Volvo em Curitiba, o equipamento proporciona aos motoristas a sensação quase que real de conduzir o novo FH. “Mostraremos tudo o que estamos fazendo para melhorar o transporte como, por exemplo, o que a empresa vem oferecendo em conectividade. Esta é uma área na qual estamos na vanguarda”, diz Daniel Homem de Mello, gerente de Marketing da Volvo. São diversos dispositivos que estão permitindo melhorar a gestão de transporte remotamente e contribuindo para a economia de combustível. Um caminhão dourado fará alusão ao Programa de Manutenção Ouro, chamando a atenção sobre os benefícios dos planos de manutenção da marca. Reforçando sua posição de líder mundial em segurança veicular, a empresa leva também para o local uma cabine que simula os efeitos de um capotamento. O estande terá ainda uma série de palestras realizadas por especialistas da Volvo sobre novas tecnologias e o futuro do transporte conectado. Na Volvo Store, os admiradores da marca poderão estender sua experiência, adquirindo produtos da Volvo Collection, como miniaturas, roupas, relógios, entre outros itens. “Independente das circunstâncias, a nossa decisão é estar sempre presente junto ao transportador brasileiro. O estande da Volvo é uma oportunidade inédita para os visitantes conhecerem o que há de mais avançado em soluções de transporte, e melhorar ainda mais a vida das pessoas”, diz Mello. Reconhecida mundialmente por oferecer os caminhões mais produtivos e avançados do mercado, a Volvo inova mais uma vez lançando no Brasil e demais países latino-americanos o cavalo-mecânico FH 6x4 com o eixo suspensor, uma revolucionária tecnologia que desengata e levanta o segundo eixo de tração. A solução é indicada para aquelas operações de transporte que têm trajetos com pouca ou nenhuma carga. “É mais uma solução inteligente e inovadora que a Volvo lança no Brasil para proporcionar menor consumo de combustível e mais conforto nas operações de transporte”, diz Bernardo Fedalto. Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz do caminhão 6x4 é desativado e as rodas são elevadas, reduzindo o arrasto, as perdas mecânicas e o consumo de diesel. “Este dispositivo permite ao motorista ter dois eixos motrizes com o caminhão carregado. É uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto quando o veículo está com pouca carga ou vazio”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas do Grupo Volvo América Latina. Ao acionar o sistema, o veículo passa de uma configuração de 6x4 para 4x2. “Conduzir com o segundo eixo motriz elevado poupa até 4% de combustível”, observa o gerente. “É uma economia muito importante se considerarmos que o diesel muitas vezes representa até 50% da planilha de custos do transporte”, complementa Fedalto. A tecnologia garante diminuição no custo operacional para o transportador. “Dirigir com o segundo eixo motriz elevado reduz o raio de giro em até 15%, desgastando menos os pneus e os sistemas de suspensão”, declara Deonir Gasperin, engenheiro de Vendas do Grupo Volvo América Latina. É uma solução muito útil para manobras em espaços mais restritos, proporcionando mais agilidade para o motorista e produtividade na operação. Quando está ativado, o sistema reduz também os ruídos e as vibrações. Outra vantagem é que, em superfícies escorregadias, o motorista pode, apenas acionando uma tecla no painel, fazer uma transferência de carga para o primeiro eixo trativo, o que resulta em maior aderência, reduzindo assim riscos da operação. Além disso, o transportador pode reduzir outros custos, quando o veículo transitar vazio naquelas praças de pedágio que não cobram a condução com eixo levantado. Embora seja uma tecnologia inovadora e sofisticada, o funcionamento do sistema é simples. Utilizando um engate estriado entre eixos, o segundo eixo pode ser desengatado e elevado. São apenas dois botões estrategicamente localizados no painel de instrumentos. Na posição de automático, um sistema eletrônico sofisticado impede que o veículo trafegue com carga e o eixo elevado. Ao mesmo tempo, garante a elevação automática do último eixo quando o veículo está sem carga. A elevação é de 14 centímetros, a mesma altura que se eleva um caminhão 6x2 com eixo com dispositivo semelhante. Para Fedalto, a nova tecnologia lançada pela Volvo tem um grande potencial. Atualmente, cerca de 50% das vendas da marca são para operações que, em algum momento, possuem trajetos onde o caminhão roda com pouca ou nenhuma carga. “Temos orgulho de dizer que é uma solução que contribuiu para melhorar a rentabilidade do transportador brasileiro”, explica o diretor. O 6x4 com eixo suspensor é uma solução mais otimizada para transportes em que o fator de carga é de cerca de 50%, como aplicações tais como, transportes de madeira, tanques, e inclusive graneleiros. A Roadcard, pioneira no serviço de pagamento eletrônico, fará dois importantes anúncios para o mercado. Com o lançamento do aplicativo para Android e iOS, os caminhoneiros que recebem pelo sistema Pamcard poderão acompanhar seus lançamentos financeiros, uma antiga demanda da categoria, de qualquer lugar do Brasil, facilitando seu controle de gastos e seu fluxo de caixa. O App também faz o rastreamento de postos de gasolina mais próximos com rede de atendimento bancário 24h e ou que disponibilizam o TAG Vale-Pedágio. “Com mais de dez anos de atividade, nos consolidamos como a empresa preferida dos caminhoneiros”, comemora o CEO da empresa Felipe Dick. “Sabemos que a Fenatran concentra grandes participantes do setor e também por isso, escolhemos o evento para lançar nossa nova logomarca da Solução Pamcard, que traduz a forma inovadora de nosso sistema de interação com os clientes. A marca está mais moderna e mais flexível, demonstrando a agilidade para adequarmos o sistema às demandas dos nossos clientes. Estamos crescendo dois dígitos, o que prova a solidez da Roadcard neste setor”. De acordo com o executivo, os investimentos da empresa, que também está entre as marcas patrocinadoras da Fenatran, têm gerado bons resultados, em um cenário de retração econômica que atinge diversos setores. “Os nossos resultados mostram que não há espaço para aventureiros nesse importante segmento do País, que é a cadeia logística. O crescimento da Roadcard confirma que a empresa tem conseguido atender às necessidades do setor de maneira ágil e eficiente”. Tradicional empresa italiana difundida pelo mundo, presente em 16 países, a Cramaro apresenta seus sistemas de cobertura automática para carrocerias de caminhões. “Possuímos diversos sistemas de coberturas, projetados para satisfazer qualquer exigência no setor de transportes”, diz Marcelo Variza, diretor da Cramaro. O destaque da empresa é o Cramaro Cabriole e o Cabriole EVO, esse último contempla melhorias no seu projeto original, com abertura em 15 segundos, utilizando controle remoto para acioná-la ou também por acionamento manual. Marcelo explica que a cobertura pode ser instalada, perfeitamente, em carrocerias novas e usadas. A empresa utilizou toda a sua tecnologia e engenharia para o desenvolvimento de soluções que proporcionem um ganho significativo na lucratividade do usuário, resultados da otimização do tempo parado do caminhão, da velocidade de carga e descarga, da diminuição dos riscos de acidentes com os operadores e da economia com a manutenção. A Cramaro também conta com sistemas de enlonamento para caixas graneleiras, agrícolas e em breve disponibilizará novos produtos para atender as necessidades de automação voltadas a segmentos de transporte ainda não atendidos no mercado. Para mais informações www.cramaro.com.br A Flash apresentará toda a sua linha de produtos. A Sider e Impressão, tradicional e pioneira do segmento de siders, entrega a seus clientes além de cortinas, tetos e todos os demais componentes para montagem da carroceria, também produtos impressos com tecnologia UV e secagem a led, que são muito mais resistentes, ecologicamente corretos, pois não utilizam solventes além de poder imprimir sobre lonas coloridas. [gallery link="file" size="full" ids="3567"] Também será mostrado um produto para enlonamento de carrocerias do tipo caçamba. Este produto é muito utilizado nos EUA e também começa a ser muito utilizado no Brasil. Ele permite ao motorista enlonar ou desenlonar o caminhão sem sair do chão, isto é muito mais segurança e rapidez de operação. A Flash produz uma linha completa de divisórias térmicas para transporte de cargas frigoríficas que garante a temperatura e permite maior flexibilidade na distribuição da carga. Em conjunto com a Pommier, fornece também divisórias suspensas que se movimentam através de trilhos. A Climatizar é uma empresa especializada na fabricação de produtos para facilitar a vida do caminhoneiro. No mercado desde 1999, a empresa sempre prezou pela total satisfação de seus clientes e parceiros. [gallery link="file" size="full" ids="3538,3539,3540,3541,3542,3543,3544,3545,3546"] Ela irá divulgar seus produtos, em especial, seus lançamentos, assim como manter e criar contatos com empresários e distribuidores de acessórios da área de transporte rodoviário. Atualmente, a Climatizar possui cinco linhas de produtos que se dividem em: Acessórios (escadas, inversores, conversores e caixas multifuncionais); Cozinhas para Caminhão; Itinerário Eletrônico; Refrigeradores e Climatizadores, sendo este último, o carro-chefe da empresa. Destaque para os últimos lançamentos: geladeira e as cozinhas para caminhão ClimaBox Ice e ClimaBox Standard. Estas duas linhas destacam-se no mercado já que a geladeira tem a maior capacidade entre as fabricadas: 82 litros. E, a cozinha ClimaBox Ice é a única no Brasil que já vem com uma geladeira embutida, segundo a Climatizar. A Elber irá mostrar a sua linha de produtos. Dentre os modelos de geladeiras que a empresa disponibiliza para a linha caminhão estão: a externa de 73 litros (maior do mercado) e a de 65 litros, ambas com congelador e espaço refrigerador (GC65 Truck e GC73 Fortt). Também para a cabine oferece as geladeiras de gaveta, podem ser instaladas em baixo do sofá cama, além de outros modelos (GGC37). A Elber ainda desenvolve projetos especiais. O visitante também poderá conferir a geladeira especial para a cabine do caminhão. Serve como mesa e tem porta latas (GGC28) e a geladeira portátil que funciona em qualquer voltagem 12/24 ou 110/220Volts (CAB41). [gallery link="file" size="full" ids="3547"]   A Maxiclima, pioneira no desenvolvimento de climatizadores irá expor seus principais produtos como climatizadores, refrigeradores e itinerários eletrônicos (painel de led) e promete também lançamentos de alguns produtos na Feira, itens com conceitos inovadores até então inexistentes no mercado. Segundo a Maxiclima, os climatizadores Slim Maxiclima possuem o que há de melhor no mercado e oferece ao seu cliente um produto com design, tecnologia e qualidade diferenciados e contam com o exclusivo sistema de pré-resfriamento, único no mercado. Os refrigeradores Maxiclima são produzidos com materiais de qualidade e sua principal característica é o baixo consumo de energia, robustez e excelente aproveitamento interno, fornecendo durabilidade e conforto em qualquer situação do cotidiano na vida dos caminhoneiros. [gallery link="file" size="full" ids="3548,3549"] “Participar da Fenatran é estar presente na maior feira do ramo da América Latina e é uma oportunidade ímpar de integração com clientes e consumidores e consolidação da marca, portanto, esperamos que haja um incremento nas vendas e novos clientes sejam desenvolvidos. A participação no evento faz com que a marca seja lembrada cada vez mais forte e com isso ganhar fatias de mercado que hoje estão sem a devida atenção que merecem”, diz Micael Fochesato, gerente Comercial/Industrial da Maxiclima. A Resfri Ar é uma empresa especialista em acessórios de conforto para quem vive na estrada. Com uma ampla linha de produtos, apresenta como principais destaques para a Fenatran 2015 os seguintes itens: geladeira portátil, climatizador, calibrador de pneus e itinerário com programação via bluetooth. A geladeira portátil Resfri Ar traz praticidade para o motorista em viagens de caminhão, barco ou motorhome. Com a versatilidade de ser quadrivolt, é compatível com as voltagens de 12V, 24V, 110V e 220V, a geladeira portátil funciona com qualquer fonte de alimentação. O Climatizador Série 6 é ideal para os trabalhadores da estrada que passam muitas horas viajando e buscam máximo conforto, além de produtos com alta tecnologia e design. Design também faz a diferença na hora de equipar um caminhão. Por isso, o calibrador de pneus está com novos modelos de calotas. É a modernidade aliada ao trabalho do caminhoneiro. O calibrador funciona conectado ao reservatório de ar comprimido do veículo, através da válvula 4 vias e pode ser instalado em veículos leves, médios e pesados. O painel itinerário Resfri Ar conta com diversos modelos e tamanhos, teclado compacto próprio para cabines e controle automático de luminosidade. E agora painéis itinerários com Bluetooth podem ser programados por smartphone ou tablet com o sistema operacional Android.   A Mobil destacará sua linha de produtos Mobil Delvac. Segundo a empresa, é uma linha cujos atributos são qualidade superior, maior extensão dos intervalos de troca e maior proteção do motor. A marca também vai apresentar seus serviços voltados para os clientes do setor de transporte de cargas, como Troca Inteligente, análise do óleo lubrificante para auxiliar na correta manutenção dos motores dos caminhões, treinamentos e atendimento diferenciado com acompanhamento de engenharia de lubrificação. Destes, o principal é a Troca Inteligente de lubrificantes Mobil que utiliza mini tanques e permite o abastecimento do produto direto no cárter do veículo. No mini tanque, há uma bomba de abastecimento com medidor digital certificado pelo Inmetro, filtros exclusivos e um visor transparente que permite ao consumidor ver o produto colocado. Além de vantagens como melhor controle do estoque e a redução do descarte de embalagens no meio ambiente, o grande diferencial da Troca Inteligente é a garantia sustentável da mesma qualidade e alta tecnologia dos lubrificantes Mobil embalados - desde a fábrica até o motor dos veículos. Entenda melhor: http://mobil.cosan.com/pt-br/revendedor/troca_inteligente/comofunciona. [gallery link="file" size="full" ids="3550"] Sérgio Campos Soares, gerente de Marketing da empresa explicou que enxerga como oportunidade de mercado para 2016 um setor em evolução tecnológica, que busca a adoção de lubrificantes com maior performance e desempenho. Esses lubrificantes modernos podem contribuir para a redução do impacto ambiental através da extensão do intervalo de troca, diminuindo o custo total de operação do transportador e até mesmo economia no consumo de combustível. Soares explica que por se tratar do principal evento do setor de transporte de cargas do País, a Feira reúne os principais elos da cadeia do transporte e é o momento ideal para apresentação de casos de sucesso com nossos produtos, apresentação de novas tecnologias, além do relacionamento com clientes e perspectivas de todo o País.   A Texaco, no ano em que celebra 100 anos de presença no Brasil, leva para a Fenatran um estande especial sobre o centenário. Entre as atrações estão os produtos da linha Ursa®, formulada com a tecnologia Isosyn, que proporciona excelente durabilidade do motor. Isso faz da linha Ursa® indicada para aplicações em condições severas e intervalos estendidos de troca de óleo, reduzindo os custos operacionais. [gallery link="file" size="full" ids="3551,3552,3553"] A linha Ursa tem como seu carro-chefe, o Ursa Premium TDX 15W-40 e para as demais aplicações: Ursa® Ultra LE SAE 10W-30, Ursa® Ultra MG SAE 15W-40 e Ursa® Premium TDX (E4) SAE 10W-40. Quem visitar o estande poderá conhecer um pouco mais sobre a “Carreta Ursa” da Texaco, caminhão itinerante que oferece serviços gratuitos de saúde. Outra atração do estande é o carro utilizado por Allam Khodair na temporada da Stock Car deste ano. O piloto, patrocinado pela Texaco, participa ainda de uma tarde de autógrafos com os visitantes da Fenatran. O público também pode testar o aplicativo Troca de Óleo Havoline, que foi destaque no Auto Esporte da TV Globo este ano. O App indica ao consumidor o óleo Texaco mais recomendado para seu automóvel, além do local mais próximo para a troca de óleo. “Para a Texaco, a Fenatran é muito importante, pois nos permite estar próximos das empresas transportadoras em geral, segmento de extrema relevância para a empresa, por se tratar de um grande público consumidor de nossos lubrificantes Ursa® com Isosyn e demais produtos destinados a veículos pesados”, afirma Antonio Ennes, diretor-Geral da Chevron Brasil Lubrificantes Ltda.   A OnixSat sempre procura participar de eventos do mercado de transporte e logística por todo o Brasil. Segundo Wagner Eloy, diretor de Marketing e Vendas OnixSat, participar de um evento como a Fenatran é a oportunidade de manter contato com os grandes clientes de todos os modais de transporte, além de poder expor as inovações e lançamentos em tecnologia para comunicação via satélite e rastreamento de veículos, o que garante grande visibilidade e bons resultados em negócios. [gallery link="file" size="full" ids="3556,3555,3554"]   Para a Fenatran, mais uma vez, a empresa se antecipa às tendências de mercado e apresenta o Novo Módulo de Conectividade. Nos novos equipamentos com este módulo é possível realizar a substituição do teclado por um smartphone ou tablet, oferecendo mais conectividade e interatividade entre o motorista e o gestor de frota. Habilitando este novo módulo em um rastreador OnixSat será possível conectar vários acessórios sem fio ao OnixSmart 2, de acordo com a necessidade da operação de transporte do cliente. A partir deste módulo, será possível conectar diversos equipamentos como: smartphone, tablet, leitor de código de barras, leitor biométrico e muito mais. “2015 está se mostrando como um ano de muitos desafios, pois passamos por momentos conturbados na economia. No entanto, desde 2014 estamos planejando maneiras de atender as novas demandas que o mercado está nos solicitando neste ano. Para isso estamos investindo cada vez mais em serviços agregados ao rastreador, ou seja, estamos trabalhando fortemente no desenvolvimento de tecnologia inteligente para que o Software de Rastreamento Enterprise (que é gratuito e acompanha todos os produtos OnixSat) ofereça aos nossos clientes todas as ferramentas necessárias para auxiliá-los cada vez mais nas operações de transportes”. Ele destaca algumas destas ferramentas: Relatório Gerencial, Módulo Logístico, Controle de Jornada, Controle de Manutenções, Controle de Infrações, Telemetria, Inteligência Embarcada. De posse destas ferramentas os clientes terão o máximo de informações de seus veículos para que com isso eles possam conduzir suas operações de transporte com muito mais eficiência e com menor custo operacional. Entre as novidades que serão apresentadas da linha 2016, a Librelato vai comercializar uma série especial de semirreboques graneleiro. A edição exclusiva será limitada a apenas 100 unidades. Os transportadores brasileiros e de todo o Mercosul possuirão uma nova e diferenciada opção para desfilar sua marca. Os produtos foram apresentados recentemente em diversos estados do País através dos representantes comerciais da marca e, durante a Fenatran 2015, uma unidade estará no estande da Librelato.   Criada para surpreender os clientes, a edição especial chega ao mercado trazendo grandes novidades. “É um implemento único no mercado, com inovações surpreendentes que encantam os clientes. Entre os benefícios, está o de ser mais leve do mercado, possuir um inovador modelo de tampas e ainda ser intercambiável com o atual. Além disso, é ecologicamente correto sendo as tampas totalmente recicláveis, tendo maior durabilidade diante das diferenças climáticas”, explica o diretor Comercial Pedro Bolzzoni. A edição especial se destaca pela pintura diferenciada e itens exclusivos, além disso, a lona possui um design inovador, colorida e moderna. Este projeto da série especial vem sendo acompanhado há mais de um ano pelos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing e Engenharia do Produto. Os clientes que adquirirem os implementos da Série Especial levarão também uma miniatura de caminhão personalizada e um quadro em homenagem pela aquisição do produto exclusivo. Uma das três maiores fabricantes de carretas da América do Sul, a Noma apresenta diversos lançamentos e todos os diferenciais tecnológicos da consagrada linha Fênix, estrela principal da Noma, que acaba de ser eleita a Marca Mais Desejada do País. Este foi o terceiro ano consecutivo, que a empresa vence a pesquisa anual da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Entre as novidades da Noma no evento estará o Rodotrem Basculante Alumínio de 41m3, o mais leve e resistente do mercado. Trata-se de um lançamento inédito no mercado brasileiro, capaz de proporcionar ganho real de pelo menos três toneladas por viagem ao transportador, (dependendo da configuração) e ainda permite alcançar menor consumo de combustível quando trafegando vazio. A conta é feita na comparação com o implemento similar feito em aço de alta resistência no tamanho de 35m3. Essa economia só é possível graças ao uso do alumínio como matéria prima e da tecnologia de suspensão pneumática que dão maior rendimento quilométrico e de carga útil. A carreta ainda oferece mais estabilidade, absorve melhor os impactos e tem maior durabilidade. Para desenvolvê-lo a Noma buscou apoio de parceiros na Europa, onde o rodotrem em alumínio já é homologado há duas décadas e possui excelentes níveis de eficiência no transporte de grãos como milho, trigo e soja. Um dos destaques do produto é a caixa de carga feita em processo de solda automatizado, em formato uniforme, que além de propiciar maior capacidade volumétrica, elimina riscos de contaminação, tendo ainda a característica de ser hermética, não possibilitando a entrada de umidade para a carga transportada. Este ano a empresa também chega à Fenatran com a proposta de mostrar os benefícios práticos e com desempenhos exemplificados de suas carretas. Para compor o estande da Noma foram escolhidos os implementos considerados os mais leves e robustos de diversos segmentos, que permitem que o transportador carregue mais carga em suas viagens, na comparação com produtos similares. Para Marcos Noma, presidente da empresa, o momento atual é de consolidação da qualidade tecnológica da linha Fênix. Outra novidade da Noma será a exposição da linha Florestal. Líder do segmento com mais de 40% de participação, a empresa disponibiliza por exemplo, o Tritrem Florestal 7500, implemento com a menor tara do mercado. A carreta é capaz de proporcionar um ganho de até 8 toneladas a mais por dia, na comparação com concorrentes, levando em conta que neste segmento são realizadas viagens curtas, muitas vezes, quatro delas diárias. Também é o único com sistema de fixação de fueiros por parafusos que garante grande resistência e flexibilidade nas operações de transportes, além de proporcionar manutenção prática e de baixo custo. A Fix Implementos, junto com a Elcargo (empresa canadense), líder na fabricação de sistemas de cobertura automática para semirreboque, basculante e rodotrem canavieiro, estarão apresentando suas linhas de produtos e uma novidade.   A Randon S.A. fará o sorteio da Promoção Ecoplate2, onde a empresa presenteará clientes que adquiriram, até o dia 20 de outubro, implementos, peças e pneus da marca. Dois vencedores levarão para casa um semirreboque graneleiro Linha R, zero quilômetro, 3 eixos, ano 2015, com lona e pneus. A promoção é certificada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico, do Ministério da Fazendo, sob o registro nº 06/0261/2015. O Banco Randon e a Randon Consórcios, através do Consórcio Nacional Randon, também estarão oferecendo suporte financeiro aos clientes. [gallery link="file" size="full" ids="3557"]   A Cantu Pneus traz ao mercado brasileiro o mais novo pneu de carga super premium da Marshal, o KRA50. Desenvolvido para todas as posições de caminhões e ônibus, o pneu tem a exclusiva tecnologia ICOS, da Marshal, e garante alta quilometragem, reduzindo em até 5% o consumo de combustível. Segundo o gerente de Pneus de Carga, Juliano Silva, o KRA50 é um avanço tecnológico, pois poderá ser utilizado em todas as posições do caminhão. Ressalta, ainda, que caso o trecho não possua subidas ou descidas muito severas, o pneu pode ser aplicado no eixo de tração. [gallery link="file" size="full" ids="3558"] Disponível na medida 295/80R22.5, o KRA50 tem 16 lonas e 17mm de profundidade de sulco, e suporta até 3.550 Kg por pneu. Além disso, foi construído com uma amarração diferenciada nas lonas, proporcionando durabilidade comprovada e maior recapabilidade. O pneu pode ser usado em caminhões como o Scania 112 HW 360, e ônibus, como o Volvo V12. Atuando no segmento de recapagem há três anos, a Continental apresenta as bandas ContiTread™, disponíveis no Brasil em 12 diferentes desenhos: HSR, HSR2 SA, HTR2 SA, LSR1, HDR2 SA, HDR1, HTL Eco Plus, HSU1, LSU1, HSC1,HSC e HDC1. Esse portfólio contempla pneus nas mais diversas opções de medidas para os segmentos de longa distância, tráfego regional, tráfego urbano e construção. Também estará em exposição no estande o pneu conceito Conti FutureInMotion, na medida 385/65R22.5, que traz esculpido à mão em sua banda os cinco conceitos da marca: história, emoção, robustez, eficiência de combustível e futuro. [gallery link="file" size="full" ids="3559"] A Continental já está se preparando para a entrada em vigor, a partir de outubro do próximo ano, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Ele determina que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o mercado brasileiro deverão receber uma etiqueta atestando a sua eficiência em três critérios: eficiência energética, aderência em piso molhado e emissão de ruídos. Por isso, quem passar pelo estande da marca na Fenatran poderá conhecer mais detalhes sobre o programa. “Ele tem por objetivo possibilitar que o consumidor tome uma decisão de compra mais consciente em um item vital para a segurança ao dirigir, como é o caso dos pneus”, analisa Eduardo Roveri, gerente de Certificação da Continental Pneus Mercosul. Todos os testes exigidos pelo PBE serão realizados em Uvalde, nos Estados Unidos, e em Hannover, na Alemanha, onde a Continental possui um dos oito únicos laboratórios em todo o mundo considerados referência para a realização de testes de resistência ao rolamento. A Vipal traz o conceito geral: a estrada ensina a vencer. Dentre os valores da Vipal Borrachas, destaque para o papel encorajador da empresa junto a seus parceiros de negócios e para com o segmento de reforma de pneus, ao longo de mais de 40 anos de estrada. Entre os produtos estão as bandas DV-RT4 ideal para uso em eixos de tração, VL110L banda de rodagem para pneus radiais e eixos livres, DV-RM atende caminhões e ônibus de pequeno, médio e grande porte, DV-RT2 banda de rodagem com desenho exclusivo Vipal para pneus radiais em eixos de tração, VT500 banda de rodagem para pneus radiais e eixos de tração indicada para tráfego de média e baixa velocidade em pisos mistos (estrada e fora de estrada), VM500B própria para pneus radiais e eixos mistos DV-UM3 para pneus radiais em eixos de tração e livre, ideal para aplicação em veículos urbanos, VRT3 banda de rodagem recomendada especialmente para percursos de longa distância em estradas pavimentadas para uso em pneus radiais e eixos de tração, VT190 destaca-se por oferecer maior estabilidade em condições adversas, como de chuva e lama. [gallery link="file" size="full" ids="3564,3560,3561,3562,3565"] A novidade da Vipal foi criada para caminhões pequenos e médios, além de micro-ônibus, camionetes e veículos comerciais leves, VLW banda de rodagem para pneus radiais e eixos livres, é projetada com ombros arredondados e abas para reduzir os efeitos do arraste lateral e a Bandas ECO que tem como principal objetivo gerar economia de combustível, através do que há de mais avançado em termos de tecnologia de produtos no segmento, VRT2 indicada para transporte rodoviário de carga. O TruckPad (www.truckpad.com.br) é o primeiro aplicativo desenvolvido para caminhoneiros e empresas que precisam de transporte, disponibilizando nos smartphones um marketplace em que cargas são oferecidas e caminhoneiros escolhem os fretes de interesse. A plataforma funciona desde setembro de 2013, e, atualmente, conta com mais de 500 mil caminhoneiros em sua base de dados, e aproximadamente 200 mil instalações do aplicativo. Além disso, o TruckPad registra cerca de 100 mil ofertas e fretes por mês e até julho deste ano, R$ 300 milhões em frete foram lançados no sistema. Com mais de 30 anos de experiência no setor de transporte e logística, Carlos Mira teve, em 2011, a ideia de criar um aplicativo que otimizasse o processo de transporte de cargas e que, por consequência, modernizasse e aumentasse a eficiência desse setor. Com esse desafio em mente, abriu mão do cargo de presidente de uma grande empresa do setor (que leva o seu sobrenome) e que tem mais de 35 anos de existência na área de transporte de cargas, e tornou-se uma referência no mercado sobre logística. Após lançar livros e ministrar cursos sobre o segmento, Mira então dedicou-se ao desenvolvimento do TruckPad e  lançou a primeira versão do aplicativo em setembro de 2013, mas já trabalha no projeto desde 2011. [gallery link="file" size="full" ids="3566"] O aplicativo, que está disponível para Android, IOS e Windows Phone funciona de forma simples: para o caminhoneiro, basta incluir seus dados - tipo de caminhão e carroceria - e dizer para quais regiões costuma viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Já as empresas podem entrar no site do TruckPad (www.truckpad.com.br), colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos caminhoneiros que podem fazer o frete. Então, a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço. O TruckPad ainda oferece outras vantagens e permite que o caminhoneiro execute tarefas rotineiras do seu dia a dia, como conversar com os amigos da estrada, compartilhar sua localização com o cliente e os familiares e acompanhar as notícias do trajeto que vai percorrer. Para as empresas, o aplicativo garante uma maior assertividade em suas contratações e melhor logística no transporte de seus produtos. O objetivo da empresa, segundo Mira, é dobrar os números até o final deste ano. “O TruckPad é apenas o início de um projeto maior, que visa facilitar importantes controles e serviços rotineiros do caminhoneiro. Com a experiência adquirida nestes 30 anos, temos condições de entender as carências de motoristas e empresas e, aos poucos, irmos oferecendo mais opções de serviços e produtos, modernizado um setor carente de profissionalização, de ferramentas e tecnologia que possam, de fato, mudar o panorama do setor de transporte”, finaliza Mira.   Fique por dentro de todas as novidades da Revista Caminhoneiro!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Dicas

Aguarde..