Existe um equipamento de proteção específico para cada tipo de carga transportada
EPI (Equipamento de Proteção Individual) diz respeito ao tipo de dispositivo necessário para que o trabalhador possa exercer determinada atividade profissional com segurança.
Cada serviço exige um tipo de EPI específico, pois para prevenir possíveis riscos durante a atividade é necessário proteger a área de maior exposição. Sendo assim, a principal função do equipamento é evitar ou amenizar qualquer tipo de lesão relacionada ao trabalho.
Ao longo das viagens os caminhoneiros precisam adotar algumas medidas visando o máximo de conforto e segurança, não apenas deles, como das outras pessoas na via.
Os EPI´s fazem parte dessa precaução, e por isso variam de acordo com o tipo de veículo, carga e local em que o caminhoneiro estiver trafegando.
Existe uma lei em cima dos EPI´s para motoristas e a aplicação é baseada no tipo de carga transportada, pois considera o risco apresentado.
Para que fique claro o que significa essa relação de tipo de trabalho e equipamento, vamos falar aqui de alguns dos principais EPI´s para caminhoneiros. São eles:
Colete de sinalização
Sabe aquelas situações em que você passa por uma rua durante à noite e vê pessoas trabalhando ou carregando coisas utilizando um colete que reflete ao receber a luz do farol?
Pois esses são os coletes de sinalização. Conhecido também como colete luminoso, esse EPI é extremamente importante para motoristas que trabalham durante à noite.
Sempre que precisar descer do caminhão, por qualquer motivo que seja, é preciso vestir o colete. Dessa forma, o motorista é visto por outros veículos com maior facilidade, evitando atropelamentos e outros acidentes.
Máscaras semifaciais
Atualmente, enfrentamos a pandemia do Coronavírus e o uso de máscaras deve ser constante, assim como a higienização das mãos com água e sabão sempre, e quando não for possível, álcool em gel.
Contudo, ao ser contratado para transportar algum tipo de mercadoria que pode ser aspirada é preciso utilizar a máscara semifacial para que nariz e boca fiquem protegidos dos possíveis danos que podem ser causados.
Por exemplo: ao transportar cimento ou sabão em pó, não apenas a poeira acumulada ao redor do saco, muito comum em depósitos, como o próprio cimento costuma vazar e pode ser facilmente inalado.
Capacete
O capacete é um EPI importante em inúmeras situações. Qualquer tipo de transporte e serviço que envolva o risco de algum objeto cair em sua cabeça, é preciso usar o capacete.
A carga e descarga de produtos costumam ter uma movimentação grande de produtos, sejam eles dispostos em prateleiras baixas ou mais altas.
Um outro exemplo, é realizar o descarregamento da carga de cimento em uma obra. Em qualquer lugar com risco de objetos caindo o capacete deve ser utilizado para prevenir acidentes.
Luva de raspa
A utilização das luvas de raspa precisa de certa adaptação. Por ser bem grossa, a luva acaba tirando o tato do trabalhador e isso dificulta o manuseio de objetos em certas situações.
Contudo, o EPI é extremamente importante ao conduzir produtos químicos ou potencialmente cortantes. Nesses casos a luva de raspa serve justamente para prevenir cortes e feridas nas mãos.
Óculos de proteção
Considerando que o olho é uma das partes mais sensíveis do corpo humano, todo cuidado deve ser dado a essa região.
A exposição a produtos químicos ou qualquer impacto ou objeto que atinja a visão pode causar danos irreparáveis.
Por isso, considerando o tipo de carga e o ambiente em que estiver, é necessário utilizar os óculos de proteção durante o processo de carga e descarga.
Botas
Em muitos casos, algo que acontece e pode ou não ser banal é algum objeto escorregar e cair nos seus pés. Sem um calçado adequado, um objeto pesado ou mesmo uma simples ferramenta pode cair na ponta dos pés e causar um ferimento bem grave.
Para evitar isso, utilizar botas com bico de PVC mantém os pés protegidos caso alguma situação inesperada aconteça e algo pesado ou pontiagudo caia sob os seus pés.
Entendeu a importância dos EPI´s para os motoristas de caminhão? Prevenir lesões e problemas sérios de saúde com certeza é muito importante, e pequenas atitudes no dia a dia, como a utilização dos equipamentos de segurança individuais corretos, podem servir para trazer mais segurança e qualidade de vida durante o trabalho.