As montadoras revelaram os caminhões que foram os mais vendidos no ano passado.
Uma das paixões de ser caminhoneiro é poder dirigir um caminhão que lhe propicie conforto, economia e segurança. Portanto, existem modelos que fazem o maior sucesso entre os motoristas. As montadoras DAF, Ford, Iveco, MAN/Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania e Volvo mostraram quais foram os mais vendidos de 2016.
DAF
O modelo mais comercializado foi o XF105. É um caminhão robusto e versátil com capacidade máxima de 74 toneladas. Ele pode ser adquirido nas versões 6x2 e 6x4 com motores 410cv, 460cv e 510cv. “Com três opções de cabine, Comfort Cab, Space Cab e Super Space Cab, para que o motorista tenha uma viagem mais confortável e segura”, diz Luís Antonio Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
Ford
Em 2016, o caminhão Ford mais vendido foi o Cargo 816. “É um produto bastante consolidado no mercado, reconhecido por sua capacidade de carga, força, robustez, economia, resistência e ótima relação custo x benefício”, ressalta João Pimentel, diretor da Ford Caminhões Brasil e América do Sul.
Iveco
Jesiel Tasso, gerente de Marketing da Iveco, explica que o caminhão mais comercializado da empresa foi o Daily. O sucesso da linha Daily tem sólidas explicações. Uma delas é a capacidade de carga, que começa na faixa das 3,5 toneladas, modelo liberado para rodar na zona de restrição, também com opções nas categorias de 4, 5,5 e 7 toneladas, que atendem ao segmento de VUC. O Daily também chama atenção por seu interior confortável e ergonômico, pois o câmbio é acoplado ao painel, próximo ao volante. Outro ponto de destaque é sua robustez, que o torna capaz de carregar volumes superiores aos transportados pelos seus competidores diretos. A variada gama de aplicações comerciais da linha Daily atende as demandas do setor de transporte de cargas urbanas com baixo custo de manutenção e alto rendimento.
MAN/Volkswagen
Teve como campeão de vendas e também o caminhão mais vendido do Brasil, o Delivery 8.160, com 3.183 unidades emplacadas. Em segundo lugar, vem o Constellation 24.280. Com 2.488 veículos licenciados, o modelo continua líder no segmento de 24 toneladas. E, subindo uma posição em relação ao ranking de 2015, o Delivery 10.160 ficou com a quinta colocação, com 1.595 unidades emplacadas. “Nossos modelos, vale ressaltar, ocupam o posto máximo de vendas há dez anos consecutivos. E isso graças à robustez e ao excelente desempenho dos modelos”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Mercedes-BenzO caminhão Actros, top de linha da marca, conquistou 145% de aumento nas vendas em comparação ao ano passado. Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o extrapesado, lançado em 2016, veio para atender às necessidades dos clientes que atuam em estradas que intercalam asfalto e terra. Outro destaque foi para a família Accelo, que representou 32,2% do total de caminhões Mercedes-Benz vendidos no Brasil. “O modelo de caminhão mais vendido da marca, ano passado, no Brasil, foi o leve Accelo 1016 com mais de 2 mil unidades comercializadas. A linha de caminhões Accelo se destaca por sua agilidade na distribuição de produtos, em especial, nos centros urbanos. A versatilidade da linha Accelo é destaque dos modelos para atuar em várias aplicações de transporte no segmento de leves e médios”, completa Leoncini.
Scania
Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil, salientou que nenhum outro caminhão vendeu mais do que o R 440 na categoria de pesados em 2016. O líder da categoria obteve 1.905 unidades emplacadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), e uma participação de 12%. “O líder do ranking da Fenabrave vem conquistando cada vez mais clientes por oferecer a maior economia de combustível em comparação aos concorrentes, pelo reconhecido conforto, ergonomia de sua cabine, versatilidade e excelente desempenho para operar em diversos tipos de aplicações de longas distâncias. Prova de sua aceitação no mercado é a fantástica e representativa marca de ser o pesado Euro 5 mais emplacado da indústria com quase 25 mil unidades, um volume que compreende desde que foi lançado em 2012 até dezembro de 2016. São quase 3 mil unidades a mais do que o segundo colocado. O campeão de vendas oferece aos clientes três configurações de rodas: 4x2, 6x2 e 6x4. Há também a versão Streamline, que aumenta em até 4% a economia de combustível em relação à linha Euro 5”, explica Victor Carvalho.
Volvo
“O sucesso do caminhão FH 540 deve-se ao seu excelente desempenho nas estradas trazendo maior lucratividade. Como as composições estão cada vez mais migrando para veículos de elevada capacidade de carga, tais como os rodotrens, torna-se mandatório veículos que tragam maior velocidade média no transporte. Como isto o FH 540 torna-se imbatível neste transporte. O transportador sabe fazer as contas e nós oferecemos o caminhão com o melhor performance/produtividade do mercado: menor consumo de combustível, alta disponibilidade, possui o freio motor mais potente do mercado, é seguro, confortável e ainda é um caminhão conectado. São itens que oferecem maior rentabilidade para os nossos clientes”, finaliza Alvaro Menoncin, gerente da Engenharia de Vendas de Caminhões Volvo.