23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Outubro Rosa: o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental

Por Revista Caminhoneiro em 06/10/2020 às 17:34
Outubro Rosa: o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental

O Outubro Rosa, que visa chamar a atenção do mundo para o câncer de mama, é uma ação que ocorre desde os anos 90 em todo o mundo.

Sendo o Outubro Rosa um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o objetivo das ações que ocorrem ao longo deste mês é promover eventos técnicos, debates e apresentações que contribuam com a redução da mortalidade.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres.

Por isso, durante o mês de outubro as mulheres são encorajadas a realizar exames preventivos para que a doença seja detectada precocemente e imediatamente tratada.

Por isso, todos os anos em outubro diversas instituições abordam o tema para encorajar a realização dos exames, tendo em vista que quanto mais cedo for detectado, melhor as chances de tratamento e recuperação total do câncer.

Entenda o que é o Outubro Rosa

De modo geral, o Outubro Rosa é um mês com iniciativas direcionadas à saúde da mulher. É composto por movimentos de conscientização, mas é também uma luta por direitos e melhores condições no atendimento médico e suporte emocional.

O movimento nos Estados Unidos, por volta dos anos 90, vindo de diversas ações referentes à prevenção do câncer de mama realizadas isoladamente na época.

Após um período foi definido pelo Congresso Americano que outubro seria o mês de prevenção do câncer de mama nos Estados Unidos.

Diante disso, a cor rosa que na época era associada à mulher, também diz respeito à flor, por ser sempre bonita e firme, tal como qualquer mulher que luta contra o câncer de mama.

Pelo País, o primeiro resquício do Outubro Rosa foi em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), localizado em São Paulo - SP, foi iluminado pela cor rosa, representando o movimento.

Um tempo depois, em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias regiões do País foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

Sobre a prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres em todo o mundo. Se trata de um tumor maligno que ataca o tecido mamário, consequente de uma disfunção em determinadas células do corpo. Essa disfunção faz com que algumas células cresçam de forma desalinhada, formando um tumor.

Nas fases iniciais o câncer de mama é assintomático, e por isso quanto detectado de maneiras precoce é possível realizar um tratamento menos agressivo e com grandes chances de sucesso.

Para ter um diagnóstico precoce de câncer de mama o exame é indispensável! Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a orientação brasileira de prevenção ao câncer de mama mantém o autoexame e a mamografia como métodos essenciais.

Autoexame: o câncer de mama costuma ser detectado pela presença de um nódulo (uma lesão sólida) rígido e irregular. O autoexame deve ser feito em três etapas: diante do espelho, no chuveiro e deitada.

Essas alterações devem ser seguidas pois a mama se movimenta junto com o corpo, de modo que qualquer variação pode passar despercebida em determinada posição. Fora isso, com a pele ensaboada durante o banho as mãos deslizam com mais facilidade, aumentando as chances de detecção caso haja algum problema.

Para realizar o autoexame é preciso verificar o tamanho, formato e contorno das mamas. Faça contornos circulares da axila até próximo ao mamilo, sem apertar muito a ponto de causar desconforto.

Enquanto é feito o autoexame, alguns dos principais sinais que devem ser atentamente notados são: inchaço das mamas ou qualquer alteração no seu formato, secreção sem estar no período de amamentação, vermelhidão, coceira ou ardência, feridas na região das mamas, veia dilatada na mama, o surgimento de um nódulo rígido mesmo que na axila, região da mama invertida (para dentro) ou dores nas mamas ou axilas.

Caso haja algum desses sintomas ou qualquer alteração repentina na região, procure um médico imediatamente para que exames precisos sejam feitos o quanto antes.

Mamografia: se trata de um raios-X das mamas, que ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo de o nódulo ser formado, principalmente em mulheres com tecido mais gorduroso nas mamas ou que estão na fase da pós-menopausa.

A mamografia diagnóstica, exame feito com a intenção de analisar possíveis lesões nas mamas, é encorajada para as mulheres de todas as idades.

Além da mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, caso exista alguma suspeita, é confirmada a necessidade de tratamento por meio de uma biópsia.

Esse exame se refere à remoção de um fragmento do nódulo para que seja analisado e, a partir disso, concebida a definição um diagnóstico preciso.

Atualmente é possível realizar exames e tratamentos para câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantido pelo Ministério da Saúde a partir de uma prescrição médica.

Para saber mais sobre o movimento e como contribuir, acesse: http://www.outubrorosa.org.br/

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Dicas

Aguarde..