Com a pandemia acelerou a implantação de novas tecnologias. Uma delas é a tecnologia que evita o contato do motorista com equipamentos e com o dinheiro na hora de pagar o pedágio.
O pagamento por aproximação está sendo testado em algumas rodovias do estado de São Paulo e tem recebido adesão de muitos motoristas. A tecnologia se transformou em uma solução para evitar os riscos de contaminação do coronavírus.
Algumas concessionárias, como a Ecovias, a Ecopistas e Artesp já adotaram o pagamento por aproximação.
O pagamento por aproximação é testado desde o ano passado. No primeiro mês do teste em junho de 2020, 1% dos motoristas pagaram usando esse método; em julho o serviço já era usado por 2,8% dos motoristas e em junho deste ano 7,7% dos motoristas passaram a utilizar esse sistema de pagamento. Cada cabine tem duas máquinas de pagamento: uma mais baixa para os carros e a outra no alto para os motoristas de caminhões.
Não precisa digitar a senha e não é só com cartão que se paga o pedágio. O pagamento pode ser feito com celular ou relógio. Basta que eles estejam conectados a uma conta bancária ou operadora de cartão de crédito.
Ao chegar no local de cobrança, o motorista confere o valor que aparece no visor da maquininha instalada do lado de fora da cabine e, em seguida, aproxima o cartão do leitor. O NFC transmite uma espécie de código que somente a maquininha e o cartão têm acesso e conclui a operação em alguns segundos.
Depois, aparecerá na tela a mensagem de que o pagamento foi aceito e a cancela será liberada instantaneamente, sem o motorista precisar ter contato direto com o operador de pedágio, dinheiro ou ter que digitar sua senha na máquina.
Fontes e foto: Ecovias e Artesp
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!