23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Pininfarina projeta caminhão elétrico com 300 km de autonomia

Por Equipe RC em 04/02/2022 às 19:09
Pininfarina projeta caminhão elétrico com 300 km de autonomia

Com o objetivo de competir com o Tesla Semi, o DeepWay Xingtu é o caminhão elétrico autônomo que chega ao mercado com tecnologia da empresa Baidu

A empresa italiana Pininfarina projetou na Pininfarina Shangai, estúdio da empresa localizado na China, um caminhão elétrico que contém direção inteligente para a DeepWay, empresa do Baidu, similar ao Google.

Conhecido como DeepWay Xingtu, o caminhão possui 11 câmeras a bordo, radar de ondas milimétricas, detector infravermelho e sensor para escanear a cabine. Apesar desses detalhes, o grande trunfo do modelo está em sua autonomia.

Isso porque, o modelo foi projetado pensando em uma autonomia de 300 km, o que é um marco para o mercado. O DeepWay Xingtu está equipado com o HIS (Highway Intelligence System), que se baseia na tecnologia de direção autônoma do Baidu.

Com o auxílio das câmeras, detector infravermelho, radar de ondas milimétricas e todos os sensores disponíveis no caminhão, o HIS é configurado por meio de algoritmos avançados que são pensados especificamente para a condução autônoma do caminhão.

Sobre a duração da bateria, foram realizadas simulações no China Automotive Research Institute que apontaram a baixa resistência do vento como um dos fatores para o caminhão conseguir ter um baixo consumo de energia.

Por isso, com uma recarga a empresa aponta que o caminhão atinja os 300 km com uma carga de até 49 toneladas (PBT). A bateria, de 450 kWh pode ser recarregada em 100% dentro de uma hora, o que é um dos grandes trunfos para a empresa.

Para agilizar o processo de recarga o DeepWay Xingtu também recebeu um outro recurso: o de troca rápida da bateria. Em cerca de 6 minutos o caminhão pode alterar a bateria por um pacote novo e totalmente carregado.

Sobre seu design, o formato aerodinâmico ao qual foi projetado é também um dos responsáveis por apresentar a redução da resistência ao vento. Já o espaço interior, recebeu uma grande atenção da empresa.

Para o DeepWay Xingtu foi criada uma cabine inteligente, que funciona como uma “segunda casa” para viagens de longa distância. Foram adotados diferentes espaços para direção, lazer e trabalho, além de uma assistente de voz na cabine e camas confortáveis.

Até o momento não existe uma data de lançamento prevista para o modelo no mercado convencional.

Fonte e foto: Pininfarina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..