As placas de sinalização foram planejadas para dar segurança. Elas podem salvar sua vida. No final da matéria, selecionamos 06 placas diversas para que você possa medir como está seu conhecimento. É apenas um teste que, com certeza, ajudará você.
De acordo com o artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro, os sinais de trânsito classificam-se em verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sonoros, gestos do agente de trânsito e do condutor.
As placas se enquadram na sinalização vertical e podem ser de regulamentação, advertência ou indicação. A sinalização vertical de regulamentação informa aos usuários, as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. São redondas, com o fundo branco e a borda em vermelho. As exceções são as placas PARE, totalmente vermelha, com letras brancas, e a placa DÊ PREFERÊNCIA, que é triangular com um dos bicos apontando para baixo. As placas de informação seguem o padrão retangular.
A sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.
São quadradas, amarelas com bordas e letras pretas e fixadas aos postes na posição diagonal. Existem ainda as placas de sinalização especial de advertência que são retangulares, mas obedecem ao mesmo padrão de cor: fundo amarelo e letras em preto.
A sinalização vertical de indicação tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos, as distâncias, os serviços auxiliares e também tem como função, a educação do usuário.
Ela se divide em dois grupos de placas: a de identificação que posiciona o condutor ao longo do seu deslocamento ou com relação às distâncias ou ainda aos locais de destino e são azuis.
E as placas de orientação de destino, que indicam ao condutor a direção que o mesmo deve seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e/ou distância e são pintadas de verdes.
As placas educativas têm a função de educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação.
As placas de serviços auxiliares indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, orientando sua direção ou identificando estes serviços.
Selecionamos 6 placas. Veja se consegue identificá-las:
Respostas: Comprimento máximo permitido; Peso máximo permitido por eixo; Ônibus, caminhões e veículos de grande porte mantenham-se à direita; Curva acentuada em “s” à esquerda; Mão dupla adiante; e Altura máxima permitida. de
Fotos: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!