Mesmo quem passa pelas melhores rodovias do Brasil deve verificar, periodicamente, o alinhamento e balanceamento do caminhão. Claro que uma estrada em ótimas condições ajuda, mas esses serviços são necessários de tempo em tempo.
E é sobre eles que vamos tratar ao longo deste artigo. E não pense que você precise de algum tipo de curso de alinhamento e balanceamento de caminhão para isso: embora o conhecimento de mecânica seja bem-vindo, os serviços devem ser realizados por profissionais.
Então, acompanhe-nos e descubra tudo sobre o assunto para garantir longa vida útil ao seu principal instrumento de trabalho!
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Embora muita gente use os serviços na mesma frase, alinhamento e balanceamento do caminhão são distintos. Ou seja: cada um tem um objetivo, aplicação e necessidade distintos.
Por isso, vamos falar primeiro do alinhamento, que é preferivelmente usado na manutenção preventiva — mas costumeiramente é usado na manutenção corretiva. E é, basicamente, a tentativa em alinhar componentes ligados às rodas do caminhão, como:
Entre outros, fazendo, com isso, que o caminhão obtenha o melhor de eficiência operacional na estrada.
Esse desgaste, inclusive, acontece com o tempo. Mesmo que você realize boas práticas constantemente, seja nas suas idas e vindas ou mesmo na descarga do caminhão. O desalinhamento pode acontecer por diversos motivos, e o tempo é um deles. Por isso, sua periodicidade é necessária.
Quando falamos na convergência, no que diz respeito ao alinhamento e balanceamento do caminhão, apontamos um ângulo das rodas.
Assim, convergência se refere às extremidades dianteiras, que estão apontadas para o lado interno do veículo. Paralelamente, as extremidades traseiras estão apontadas para o lado de fora.
Esse é o tipo mais comum de desalinhamento que podemos observar. Sem o devido trabalho preventivo ou de correção, com o tempo você pode perceber o caminhão “puxar” o volante para uma direção qualquer o tempo inteiro.
Por sua vez, a divergência é sinalizada quando os ângulos das rodas são contrários ao da convergência: extremidades dianteiras apontadas para fora e, as traseiras, para dentro.
Vale observar que o efeito da divergência e da convergência é o mesmo, criando uma sensação de que o caminhão é puxado para uma direção. E, sem a devida atenção ao problema, você pode enfrentar outras complicações, como problemas nas rodas, em seus componentes e até mesmo na suspensão.
É importante destacar, também, o ângulo de câmber. Trata-se da inclinação vertical da roda (que também atende pelo nome de cambagem).
Se negativa, a parte superior das rodas aponta para a parte interna do caminhão. Se positiva, acontece o contrário. E, para prevenir ou consertar isso, só mesmo o alinhamento e balanceamento do caminhão para ajudar.
Portanto, é o melhor indicativo para você que se perguntava quando se deve alinhar a direção.
Alinhamento e balanceamento de caminhão tendem a ser serviços complementares porque o segundo tem a ver com a distribuição de peso sobre as rodas.
Ou seja: além de alinhar os ângulos de todos os componentes das rodas, você promove a melhor distribuição de peso sobre elas com o balanceamento. O que confere mais estabilidade ao seu veículo e gera mais segurança nos seus transportes.
Importante destacar, ainda, que a sensação de “puxar” percebida no desalinhamento não vale para atestar a necessidade de balanceamento. Embora seja um indicativo, já que o alinhamento e balanceamento do caminhão tendem a ser realizados ao mesmo tempo.
Mas para certificar-se de que o caminhão está desbalanceado, basta notar a trepidação do veículo ao acelerar e atingir velocidades superiores a 60 ou 70 km/h. Isso cria insegurança na direção, além da óbvia instabilidade na sua condução e nos trajetos cotidianos.
E sabe como isso também interfere negativamente no seu trabalho? Pode afetar até mesmo o peso aferido na balança de caminhão.
Por isso, faça o alinhamento e balanceamento do caminhão. Confira, antes, como o serviço costuma ser realizado — normalmente, em duas etapas, conforme veremos a seguir!
O balanceamento estático tem o objetivo de verificar a vibração vertical das rodas do caminhão. Assim, o profissional identifica o quanto deve-se adicionar (ou não) nos contrapesos e igualar a distribuição de peso sobre cada eixo do veículo.
Já o balanceamento dinâmico tem como principal função a análise do posicionamento das rodas. Assim, verifica-se se eles estão bem distribuídos ou se pendem para o lado externo ou interno do veículo.
Ou seja: algo similar ao visto no primeiro serviço que destacamos neste artigo. Portanto , deve ter dado para entender que o alinhamento e balanceamento do caminhão levam a objetivos específicos e em comum, e que só têm a promover melhorias no seu dia a dia.
Já explicamos, brevemente, o que pode causar em prejuízos materiais e qualitativos na sua performance profissional. Contudo, vale o reforço para que você compreenda, definitivamente, o valor em realizar o alinhamento e balanceamento de caminhão.
Resumidamente, você realiza viagens mais seguras e eficientes. Mas, sem a periodicidade desse tipo de serviço, você perde estabilidade ao conduzir o veículo, e ainda:
Vale destacar que a periodicidade varia de acordo com uma série de elementos — a quilometragem percorrida ao longo do mês, por exemplo, e as próprias condições das estradas por onde você costumeiramente transita.
Por isso, aprenda a ficar de olho nos sinais de necessidade para o alinhamento e balanceamento do caminhão, como:
Esses casos indicam que é hora de realizar os serviços. Contudo, convém ficar de olho na periodicidade que você os realiza, podendo fazê-los de maneira inteiramente preventiva.
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O sono no volante não é o único inimigo do caminhoneiro. E, neste post, esperamos que você tenha compreendido a importância de realizar o alinhamento e balanceamento do caminhão para tornar sua viagem mais segura e, seus trajetos, ainda mais eficientes.
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