Muitos caminhões vivem na memória dos caminhoneiros, como é o caso do caminhão muriçoca da Mercedes-Benz.
Embora alguns ainda estejam em circulação hoje em dia, o modelo Mercedes L-1113, conhecido como caminhão muriçoca, é um modelo clássico das décadas de 1970 e 1980.
Afinal, foi o mais vendido da história do Brasil.
Era comum ter filas de pessoas interessadas quando colocavam o caminhão muriçoca à venda. Inclusive, também era fácil encontrar modelos de caminhão muriçoca de brinquedo depois do sucesso que fez.
Mas, agora, por que o caminhão muriçoca fez tanto sucesso?
Vamos te explicar neste artigo. Confira!
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Caminhão muriçoca, quais eram os diferenciais?
A Mercedes-Benz, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, chegou ao Brasil em 1956.
Mas foi com a fabricação e lançamento do modelo do caminhão muriçoca 1113, ou L-1113, que o patamar da marca mudou.
Mesmo com outras concorrências no mercado como, por exemplo, a Chevrolet, Ford, entre outras marcas.
O modelo L-1113 era muito completo na época e flexível para trabalhar em diferentes aplicações.
Foi só colocar o caminhão muriçoca à venda, que ele de cara foi bem aceito pelas transportadoras e caminhoneiros autônomos por causa de todos os diferenciais que trazia.
Vamos detalhar alguns a seguir:
- Durabilidade
O sucesso da linha da Mercedes começou com o antecessor do caminhão muriçoca, que era o L-1111. A fabricação do modelo começou no Brasil em 1964.
No início da década de 1970, a Mercedes lançou o caminhão muriçoca 1113. Ele foi destaque para questões de cabine ampla, assentos com ajuste e manutenções simples.
Mas o que não era questionável e se provou com o tempo era a excelente durabilidade do caminhão.
Para você ter uma ideia, foram vendidas em torno de 240 mil unidades e se tornou o modelo mais vendido da história do Brasil.
Mas isso não é tudo. Segundo dados do Denatran, estima-se que 180 mil modelos ainda estão em circulação hoje em dia. Ou seja, 50 anos depois do começo da fabricação.
Uma boa durabilidade, não é mesmo?
- Manutenção relativamente simples
A indiscutível durabilidade é muito por causa da manutenção relativamente simples que o caminhão muriçoca trouxe.
O antecessor L-1111 vinha equipado com motor OM 321, 6 cilindros em linha e potência de 121 cavalos.
O caminhão muriçoca 1113 atualizou o motor para OM 352, 6 cilindros, com potência de 147 cavalos. Isso o tornou um modelo mais potente e robusto.
Esse motor era mais moderno, com mais capacidade de tração e também conseguia transportar diversos tipos de carga.
Mas o diferencial é que esse motor também era de fácil manutenção e de bom custo-benefício.
Por isso, é bem comum encontrar esse modelo ou o muriçoca 1313 (modelo de 13 toneladas de peso bruto total) pelas estradas hoje em dia.
- Cabine ampla
Uma grande inovação que a Mercedes-Benz trouxe com o caminhão muriçoca, principalmente com o L-1113, era uma cabine com um conforto diferenciado do resto do mercado.
O segredo era a suspensão por molas e dois amortecedores de dupla ação que a cabine tinha.
O modelo de cabine ampla também prezava pela segurança na estrada com janelas maiores na parte lateral para melhorar a visibilidade e para-brisa panorâmico de uma peça única, o que era importante para dirigir na chuva ou contra poeiras.
Outro diferencial era o isolamento da cabine com o compartilhamento do motor, que foi feito com o uso de um revestimento que resistia bem ao calor e ao som.
Para trazer ainda mais segurança, a Mercedes-Benz usou dois espelhos retrovisores na parte externa que melhoraram a visão do caminhoneiro.
Na época, a cabine era vista como uma proposta muito moderna com o uso de todos esses itens.
- Assentos com ajuste de tamanho
Como o conforto era um diferencial proposto pela Mercedes-Benz no caminhão muriçoca, o modelo L-1113 inovou com os assentos com ajuste de tamanho.
A diferença era destaque da linha porque a poltrona tinha a opção de ser ajustada.
Ou seja, tinha como ser abaixada, levantada, levada para trás ou para frente para melhorar a visão do caminhoneiro.
Esses ajustes ainda foram combinados com um encosto reclinável para somar ainda mais no conforto de quem dirige na estrada por longas horas.
- Sistema de ventilação
Agora, imagine dirigir por várias horas na estrada com o calor do sol do meio dia dentro da cabine.
Essa foi outra questão que a Mercedes-Benz levou em consideração para a fabricação do caminhão muriçoca 1113 e nos modelos sucessores como o muriçoca 1313.
Foram instalados sistema de ventilação e aquecimento para os caminhoneiros comandarem e colocarem a temperatura ideal para eles.
E podemos afirmar que a calefação e o sistema de ventilação também foram um destaque para essa linha.
Porque chamam o caminhão de muriçoca?
Muitas vezes, os veículos são conhecidos por outros nomes por causa de semelhanças na aparência.
Provavelmente, você já comparou ou já viu alguém que comparou o Volkswagen Fusca com um besouro por causa da aparência arredondada dele.
É nesse mesmo sentido com o desenho do caminhão muriçoca. Por serem caminhões toco ou truck sem a quinta roda, parecem com uma muriçoca.
A mesma coisa aconteceu com outro caminhão, um Scania 111, que ficou conhecido como jacaré por causa da cabine bicuda, por exemplo.
- Qual o verdadeiro nome?
Embora seja conhecido popularmente como caminhão muriçoca, o verdadeiro nome do modelo é Mercedes-Benz 1113 ou L-1113.
Esse deu origem ao apelido muriçoca, mas hoje é considerado toda a família de caminhões que tem aparência semelhante sem a quinta roda.
- Em que ano foi lançado?
O Mercedes L-1113 foi fabricado e comercializado pela primeira vez em 1969.
Por causa dos avanços das tecnologias e necessidades de inovação para competir no mercado, a Mercedes parou a produção desse modelo em 1987.
E a partir da década de 70 e 80, a marca trouxe os modelos de caminhão muriçoca 1313, 1513, 2013, que tinham a mesma cabine, mas com outra capacidade de transporte de cargas.
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Conclusão
Você viu que não é à toa que o modelo L-1113, o famoso caminhão muriçoca, é um clássico no Brasil.
Essa linha mudou muito o cenário de fabricação de caminhões no país e se consolidou, provavelmente, como o melhor caminhão da Mercedes.
Por aqui sempre gostamos de lembrar dos clássicos! E conte conosco caso tenha ficado alguma dúvida
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