A rotina de viajar pelo Brasil, de ponta a ponta regularmente, parece até um sonho. Mas é bem por aí o dia a dia de um caminhoneiro autônomo.
Contudo, existem burocracias, cuidados e uma série de atenções que devem ser cumpridos antes de colher os prazeres de uma das profissões mais impactantes da sociedade.
E se você está pensando em seguir carreira na área, siga com a leitura deste post! Nos tópicos abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é preciso para ser um caminhoneiro autônomo!
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Hoje em dia, existem pouco menos de 550 mil caminhoneiros autônomos no Brasil. Isso representa 77,62% dos profissionais da categoria.
E entre os motivos para isso é possível destacar a flexibilidade de poder exercer a sua atividade profissional no seu próprio ritmo, acordado diretamente com o cliente.
Além disso, toda essa liberdade de composição da sua rotina se traduz em mais tempo com a família ou em outras atividades de sua preferência. E, no geral, oferece uma geração de renda mais variável, mas também alinhada aos seus objetivos e disposição de buscar mais trabalhos continuamente. Afinal, você não está preso a nenhum contrato de exclusividade.
É de se compreender que, por não ter a mesma estabilidade fixa de um emprego em companhias, que o caminhoneiro autônomo tem uma remuneração variável.
Mas vale analisar um recente estudo para ter uma base, pelo menos, para perseguir e almejar rendas mais robustas, até. É o caso da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) — o Perfil dos Caminhoneiros de 2019.
Nela, atestou-se uma média salarial de R$ 3.720,26 para profissionais contratados com carteira assinada. Para os caminhoneiros autônomos, a média identificada foi de R$ 5.011,39 mensalmente.
Mas isso varia conforme um monte de fatores. A disponibilidade de ofertas de trabalho, a sua reputação, o tipo de carga, a região de atuação etc.. Mas já ajuda a entender um pouco de como funciona o mercado de trabalho no país.
Com base na explicação acima, vale a pena estabelecer a diferença entre as principais categorias além da profissão de caminhoneiro autônomo. Vamos a elas:
Talvez, você já tenha percebido que a flexibilidade e aparente liberdade para compor a sua rotina vêm acompanhadas de alguns desafios.
Por exemplo: um trabalho fixo confere certa estabilidade ao profissional, além de benefícios previdenciários e trabalhistas. Coisas que inexistem para o caminhoneiro autônomo, e que também se configura em mais atenção para compor o seu planejamento financeiro.
Afinal de contas, em dias de escassez de trabalho, a renda vai ser menor. E, por isso, o profissional autônomo deve cuidar para sempre ter uma reserva financeira até que a rotina com volume de transportes de mercadorias seja retomada.
Além disso, a falta de planejamento também pode fazer com que o caminhoneiro autônomo fique muito tempo longe de casa. E é importante, também, ficar de olho na periodicidade de manutenção preventiva do caminhão. Aspecto que, normalmente, uma empresa tende a assumir a responsabilidade.
Por sua vez, existem sim diversas vantagens em atuar como caminhoneiro autônomo.
Destacamos algumas delas, inclusive, ao longo deste artigo. Mas sempre vale reforçá-las para que você avalie se fazem sentido para o seu momento e ambições (pessoal e profissional):
Apenas lembre-se que essas vantagens vêm acompanhadas de mais desafios, também. Afinal de contas, toda a gestão do seu trabalho deve ser feita por você. Portanto, o sucesso da sua empreitada está associado ao seu planejamento estratégico.
Vamos ver, agora, o que é necessário para levar adiante o seu projeto para se tornar um caminhoneiro autônomo:
Assine gratuitamente a Revista do Caminhoneiro e veja as principais notícias das estradas!
Vimos, ao longo deste post, que o caminhoneiro autônomo é um empreendedor. Ele possui o próprio veículo e deve ir atrás de clientes dentro da sua área de especialização e atuação para diferenciar-se e manter um relacionamento sólido e duradouro com esses parceiros.
Além disso, destacamos que a profissão vem acompanhada de desafios, mas vantagens. Entre elas, a flexibilidade para montar a sua rotina e a autonomia para desenvolver a sua carreira. Contudo, esses desafios do caminhoneiro autônomo não devem ser camuflados por conta disso.
É importante ter boa noção de gestão porque todo o seu trabalho vai ser gerenciado por você. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e você consiga aplicá-las dentro dos seus objetivos profissionais.
Até a próxima!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!