Quem lida com serviços de transportes no país deve ter grande familiaridade com a questão da capacidade de carga dos seus veículos. Afinal de contas, o assunto não é só importante para a segurança de todos, mas está previsto nas leis de trânsito.
Por isso, vale a pena se informar e atualizar seus conhecimentos sobre a capacidade de carga de um caminhão. O que agrega conveniências ao dirigir, evita o desgaste precoce de componentes do veículo (como os pneus do caminhão) e também mantém sua profissão em alinhamento com a lei.
Veja, então, este post em que separamos tudo o que você precisa saber sobre a capacidade de carga do caminhão!
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Esse é o limite máximo de peso que um caminhão deve suportar, em seus carregamentos, e consequentemente nos seus trajetos pelas estradas do país.
Isso tudo, cumprindo seus prazos e mantendo a segurança de todos ao redor.
Caso o veículo seja carregado e sua capacidade de carga fique acima do limite, o motorista ou a empresa contratante estão passíveis de receber multas e outras penalidades previstas na lei vigente.
Pois esse é um dos principais pontos levantados em torno do assunto: um caminhão com excedente de peso tem mais dificuldade para manter a estabilidade. Sua capacidade de frenagem também é reduzida — especialmente, em casos urgentes — e são aspectos que tendem a aumentar o risco de acidentes nas estradas.
Ou seja: a capacidade de carga do caminhão é um instrumento de segurança e cujos números são idealizados com base em cálculos focados no máximo rigor para evitar acidentes nas rodovias do Brasil.
Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aponta em seu artigo 6º da Resolução 258/2007 que existem fiscalizações e instrumentos de penalização para quem descumprir a lei. Além da já citada multa, o excedente de carga deve ser removido para que o caminhão não fique mais parado e possa voltar a circular.
Imagine o desperdício e os prejuízos múltiplos decorrentes disso?
Por isso é importante observar como a legislação reage às infrações cometidas pela empresa ou pelo próprio caminhoneiro:
Até por isso, a lei da balança é tão importante para o exercício da sua profissão. É por meio dela que você entende quais são os limites de peso que cada modelo.
Só que vale também mencionar que a lei tem as suas flexibilizações sobre o assunto. A mais recente ocorreu por meio de uma alteração na lei durante o ano de 2021. Nela, a tolerância da capacidade de carga foi de 10% para 12,5% do limite.
Dessa maneira, se um caminhão VUC, cuja capacidade de carga é de até 3 mil kg, as penalidades não são aplicadas se o veículo estiver carregando até 375 kg acima do limite.
Pois 375 corresponde a 12,5% da capacidade de carga máxima desse modelo de caminhão.
No exemplo acima, mencionamos a capacidade máxima de carga do caminhão VUC. Mas existem outros valores que devem ser considerados, uma vez que existem diversos modelos transitando ao redor do país.
Saiba mais sobre eles, a seguir!
Um modelo compacto de caminhão e bastante comum em trânsito pelas vias urbanas de norte a sul do país. O VUC, como já mencionado, possui capacidade máxima de 3 mil kg.
Bastante utilizado para o transporte de cargas delicadas, eletrodomésticos e móveis (tornando-o um bom aliado para mudanças), o Toco tem o dobro de capacidade de carga do VUC — até 6 mil kg, portanto.
Mais um caminhão usado em muitos trajetos urbanos, o Truck já é considerado para cargas mais robustas, uma vez que pode transportar entre 10 e 14 mil kg.
Bitruck é um tipo de caminhão com quatro eixos e que pode levar até 22 mil kg em seu interior.
O caminhão cavalo mecânico simples — ou carreta simples, com dois eixos — possui um limite de capacidade de carga de 25 mil kg.
O modelo — também conhecido como cavalo mecânico trucado — é um bom candidato para serviços pesados. Isso se deve principalmente à sua característica de possuir eixo duplo, aumentando também a possibilidade de levar cargas maiores.
Assim, o limite de peso que o modelo consegue transportar é de 32 mil kg.
Só pelo nome, já dá para imaginar que esse modelo tem ampla capacidade de peso para transportar cargas, certo? Pois é verdade, afinal, o bitrem (ou treminhão) é longo, possui 7 eixos e pode levar até 57 mil kg de peso no seu interior.
Se um bitrem parece bastante, dois oferece ainda mais possibilidades de recursos. O modelo, com 9 eixos, pode transportar até 74 mil kg de carga. Ele é tão robusto que precisa de uma AET (Autorização Especial de Trânsito) para sair às ruas a trabalho.
Como já destacamos, o cumprimento da lei tem muito a ver com a segurança de todos nas estradas. Só que o número ideal para garantir menos riscos de acidentes varia entre os diferentes modelos de caminhão no mercado.
Por isso,não importa se você vai dirigir à noite, de dia ou em estradas mal conservadas: o primeiro passo de respeito e preservação da segurança de todos começa com o respeito às leis de trânsito — e a legislação sobre a capacidade de carga não é exceção.
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Vimos, neste post, que a capacidade de carga do caminhão é um elemento fundamental para a segurança de todos nas estradas.
Esse limite, contudo, varia conforme o modelo do caminhão. É uma maneira de permitir flexibilidade para selecionar o melhor modelo para as suas necessidades e objetivos, e ainda agregar segurança ao longo do trajeto sem infringir a lei.
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