Por mais que tenha sido proibido por um tempo, você consegue encontrar o modelo de carreta 4 eixos rodando pela as estradas do país.
Esse foi um implemento que teve muita polêmica e discussão para chegar no uso legalizado e regulado nos dias atuais.
Hoje é possível encontrar carreta 4 eixos rodofort, carreta 4 eixos guerra, entre outras marcas à venda. Você encontra, inclusive, até mesmo carreta 4 eixos usadas para vender.
Mas, antes, é preciso entender quais são os riscos desse implemento para garantir ainda mais segurança nas estradas e saber se vale a pena usar.
Confira a seguir!
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Afinal, o que é uma carreta 4 eixos?
A carreta 4 eixos foi criada em 2008 pelo dono da transportadora Sobre Rodas, Dirceo Sironi, que também criou o caminhão bitrem 7 eixos.
Depois alguns modelos de carreta 4 eixo guerra foram fabricados, mas sem muito sucesso.
Passaram dois anos e a circulação dela foi considerada ilegal pelo Governo por dizer que esse implemento não era seguro para o caminhoneiro, como também prejudicial para as estradas.
Basicamente, o eixo nada mais é do que o implemento que conecta os pneus da carreta nas laterais dela.
Ao inserir mais um eixo, o caminhão consegue transportar mais peso.
- Quais as características?
O que caracteriza a carreta de 4 eixos é a capacidade maior de transportar peso, o que faz ela ser indicada para os mais diferentes tipos de carga.
Pode ser voltada para minérios, combustíveis, construção civil, setor agrícola, entre outras aplicações.
A carreta 4 eixos pode ter 1 eixo distanciado de outros 3 restantes em tandem, que é reconhecida legalmente, ou ser integrada a eles, que não é legalizada.
No caso, o eixo distanciado vai ser direcional.
Além disso, a carreta 4 eixos dá segurança por manter uma boa distância do pneu com o chão, funcionando como um sistema de suspensor de eixo.
Esse tipo de carreta pode trafegar no Brasil?
Foram várias polêmicas que já existiram sobre a carreta 4 eixos.
Como você já sabe, dois anos depois de ser criada, ela foi considerada ilegal pelo Governo, mas isso não impediu que algumas continuassem rodando.
Um dos motivos é que os caminhoneiros autônomos e transportadoras enxergaram uma oportunidade de carregar mais peso nos caminhões, o que aumentava a rentabilidade.
Mas depois os órgãos de trânsito, além de considerarem as carretas 4 eixos ilegais, passaram a fiscalizar mais e aplicar penalidades.
Em 2020, por exemplo, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) soltou uma nota técnica considerando a prática de colocar o 4º eixo ilegal. Porque, de acordo com o documento:
“esse tipo de modificação não encontra respaldo na legislação de trânsito nem nos normativos infralegais vigentes expedidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ou pelo DENATRAN.”
Mas hoje a carreta de 4 eixos com 1 eixo distanciado e outros 3 em tandem é reconhecida e pode ser regulamentada para não enfrentar problemas.
- Perante a lei existem problemas sobre esse modelo?
No fim de 2021, especificamente no dia 24 de dezembro, o Conselho Nacional de Trânsito publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 882.
Basicamente, ela reconhece em alguns pontos os semirreboques de 4 eixos, mas o mais direto é o artigo 6º, que diz:
“PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com quatro eixos, sendo um conjunto de eixos traseiros em tandem triplo e um eixo dele distanciado, com comprimento total igual ou superior a 17,5m:58,5 t”.
Ou seja, seguindo essas informações específicas, foi liberada a carreta de 4 eixos.
Essa medida muda os limites de pesos e dimensões dos veículos, além de tornar legal que eles rodem com esses implementos.
E tem mais, em março de 2022, a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) reconheceu que os semirreboques de 4 eixos com tandem triplo e um distanciado podem trafegar.
Isso foi divulgado na publicação da Portaria nº 268 do Ministério da Infraestrutura.
Então, os problemas anteriores perante a lei eram voltados para garantir a segurança dos caminhoneiros e preservar as rodovias.
Atualmente, uma carreta 4 eixos zero km pode trafegar seguindo as condições estabelecidas e com a papelada de regulamentação.
Capacidade de carga carreta 4 eixos, qual é?
Cada caminhão ou veículo possui uma capacidade máxima de transporte, que é o peso bruto total (PTB).
Isso é definido pela Lei da Balança, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que tem exatamente o objetivo de definir e controlar o peso de carga permitido para o caminhão rodar pela as estradas.
De acordo com essa legislação, o PTB da carreta 4 eixos é de 58 toneladas, o que é 10 a mais por viagem.
E a capacidade de carga líquida é de 39 toneladas com preto bruto total combinado (PTBc).
Quais são os principais riscos ao usar o quarto eixo em carretas e caminhões?
Antes de procurar uma carreta 4 eixos à venda na olx ou em qualquer outro lugar, é importante saber dos principais riscos.
No primeiro momento, é importante garantir que esse implemento de 4 eixos esteja dentro do que é reconhecido como legal por lei para não ter risco de sofrer nenhuma multa ou penalidade.
Mas para além dessas questões legais, tem a segurança do próprio caminhoneiro.
- Carretas
Ter uma carreta 4 eixos significa, praticamente, carregar 10 toneladas a mais de peso em uma viagem. Por causa disso, o sistema de freios pode sofrer desgaste e ser comprometido.
É necessário também verificar a distribuição de peso entre os eixos e a estabilidade da carreta para evitar, por exemplo, riscos de tombamento.
Isso sem contar que é comum ver o 4º eixo suspenso para evitar o desgaste dos pneus, economizar combustível e por causa de pedágios.
No que diz respeito às estradas e viadutos, a quantidade maior de peso da carreta pode desgastá-los e diminuir o tempo de vida deles.
- Caminhões
Os caminhões precisam se atentar para os mesmos riscos por causa da quantidade de peso transportada.
É sempre bom manter as manutenções periódicas do veículo para checar sistema de freios, estados dos pneus, entre outros fatores.
Assim como a carreta, é importante checar a distribuição de peso entre os eixos para garantir que o veículo não tombe.
No geral, você precisa ficar sempre atento para esses pontos e as regulamentações para evitar riscos.
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Conclusão
A carreta 4 eixos é opção dos caminhoneiros quando o assunto é rentabilidade pela capacidade de transportar mais peso e cargas.
Mas não é à toa que o implemento passou por várias polêmicas e regulamentações para poder trafegar hoje no Brasil dentro das condições estabelecidas.
Todo cuidado com os riscos é necessário para segurança dos caminhoneiros e preservação das rodovias.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender se vale a pena ter uma carreta 4 eixos, bem como os cuidados para diminuir os riscos e ter estradas cada vez mais seguras
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!