O cenário deve ser familiar para todo caminhoneiro: você está dirigindo na chuva e uma situação imprevista (como uma freada brusca do veículo à frente) exige mais atenção e habilidade do que o natural.
Isso acontece porque a pista molhada e, por vezes, a visibilidade prejudicada pela chuva dificultam uma resposta ágil e precisa do veículo (e do condutor).
Daí, a importância em conferir as dicas e cuidados que separamos para você que não consegue evitar um temporal. Veja, a seguir, como seguir dirigindo na chuva sem aumentar o risco de transitar através das melhores estradas do país!
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Esteja você dirigindo na chuva à noite ou durante o dia, os cuidados são basicamente os mesmos. Quer um exemplo? Você deve dirigir na chuva com o farol aceso independentemente do horário.
Além disso, o nível de atenção é maior (e equivalente ao de dirigir à noite) porque a pista molhada pode gerar uma reação demorada dos pneus durante a frenagem. E isso aumenta o risco de envolver-se em um acidente na estrada.
Mas não precisamos nos adiantar, pois a seguir vamos listar todos os cuidados necessários para aprender o procedimento correto para dirigir na chuva!
Sabe quais são os riscos de dirigir na chuva? Um dos principais é teimar em atravessar áreas que já foram amplamente castigadas pela água.
Por isso, não cometa o mesmo erro de muitos outros motoristas. Estude bem as suas rotas previamente e, com isso, fica mais fácil evitar áreas alagadas. Pois os riscos são variados de cruzar essas regiões vitimadas pelo acúmulo de água.
Seu caminhão pode enguiçar inesperadamente, por exemplo, ou mesmo o nível de água pode esconder buracos e outros obstáculos na estrada.
Daí, a atenção redobrada para saber exatamente as condições que esperam por você no horizonte para evitar qualquer situação arriscada e perigosa.
Antes de sair por aí, dirigindo na chuva, verifique todas as condições do caminhão — incluindo os pneus do veículo.
Pneus de baixa qualidade ou há muito debilitados pelo tempo de uso podem não ter a performance desejada em áreas desafiadoras, como uma estrada cheia d’água.
Com uma boa manutenção preventiva, você evita que uma situação facilmente evitável se transforme em uma situação de alto risco (para você, para a sua carga — que pode ser frágil, inclusive — e para as pessoas ao redor).
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alerta que o uso do farol baixo é obrigatório em rodovias e no perímetro urbano. Assim, esteja você dirigindo na chuva ou não, use isso a seu favor para melhorar a visibilidade de todos os veículos.
Cuidado, apenas, para o uso do farol alto, que pode virar um verdadeiro vilão ao criar reflexos de sua luz no espelho d’água formado nas vias.
Por que a pressa?
Na chuva, a prudência e a segurança são as melhores amigas dos motoristas e passageiros. Evite exceder o limite nesses momentos, portanto, e mantenha uma média que permita mais capacidade e tempo de reação diante de qualquer imprevisto.
Especialmente porque o caminhão, quando carregado, tem uma resposta mais lenta e progressiva do sistema de freio. Com a pista molhada, então, esse pode ser um grande perigo se você estiver acima do limite de velocidade.
Acima, falamos da manutenção prevista — e vale reforçar a sua periodicidade também por conta de acessórios pouco usados em dias de sol: o limpador de para-brisa.
Com o tempo, esses discretos elementos perdem a sua eficácia e você só vai perceber isso diante de uma necessidade (quando estiver dirigindo na chuva, por exemplo). Com uma boa manutenção preventiva, por outro lado, situações assim são facilmente evitadas.
Além do controle de velocidade, analise a situação ao redor. Com uma distância maior entre os veículos, você também agrega em um intervalo maior de tempo para tomar decisões e evitar acidentes em potencial dessa maneira,
A média aceitável para dias de chuva é de quatro segundos. Ou seja: tempo suficiente para tomar uma decisão, desviar de algo ou mesmo frear progressivamente a tempo de evitar colisões.
Mais uma vez, evite a pressa — especialmente, dirigindo na chuva. Isso vale para as ultrapassagens porque a visibilidade é menor, nesses momentos, e a pista molhada não é nenhuma aliada dos apressadinhos, como já mencionamos.
Portanto, só realize uma ultrapassagem diante de algo necessário ou mesmo quando houver a certeza de boas condições para a manobra.
Curvas fechadas, em particular, tendem a ser desafiadoras, mas se tornam ainda mais complexas quando a pista está molhada e as nuvens no céu seguem carregadas.
Uma boa dica, aqui, consiste em fazê-las em baixa velocidade, freando antes mesmo de manobrar o volante para entrar na curva. E cuidado triplicado se surgir a necessidade de frear no meio da curva — algo que pode favorecer a perda de controle do veículo, por exemplo. Nesses casos, reduzir a marcha é ainda mais recomendado.
Não importa se você dirige há um, dez ou cinquenta anos. Dirigindo na chuva, os cuidados devem ser redobrados, o que também vale para os pequenos detalhes despercebidos no dia a dia, como as mãos sobre o volante.
Ambas sob controle favorecem o manuseio adequado, veloz e firme do volante, aumentando seu poder de resposta em situações imprevistas.
Atenção à frenagem quando estiver dirigindo na chuva. A pista fica mais escorregadia e o veículo tende a frear com menos agilidade sob essas circunstâncias.
Então, evite freiar bruscamente, optando pela atitude lenta e progressiva. Isso ajuda a reduzir o risco de derrapagem ou mesmo de causar a temível aquaplanagem (quando os pneus perdem a aderência com o solo e deslizam sobre a água).
Inclusive, se perder o controle, o ideal é manter as mãos firmes sobre o volante e tirar o pé do acelerador para que a situação volte, naturalmente, ao normal.
Viu como é possível permanecer dirigindo na chuva e, mesmo assim,agregar segurança e boa performance aos seus trajetos?
Mas dá para ir além das fronteiras da segurança com informação de qualidade, sabia?
Para isso, assine gratuitamente a versão digital da Revista Caminhoneiro e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do transporte de cargas!
Vimos, neste post, algumas dicas e cuidados para quando você estiver dirigindo na chuva.
Entre os principais, mencionamos que você evite áreas de alagamento, use o farol baixo, mantenha uma distância maior do veículo à frente (e cuidado com o excesso de velocidade e ultrapassagens) e a atenção maior ao frear o veículo.
Isso tudo se traduz em menos riscos na estrada e na promoção da segurança ao dirigir. Releia as dicas acima, e boa viagem dirigindo na chuva ou em dias de sol!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!