21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Frete de Retorno: O que é, modalidades e como garantir

Por Equipe RC em 04/07/2022
Frete de Retorno: O que é, modalidades e como garantir

Imagine a possibilidade de otimizar os seus trajetos e ter uma nova carga após a descarga do caminhão, tendo trabalho tanto na ida quanto na volta?

É isso o que o frete retorno pode fazer por você. E caso você ainda não entenda bem como esse tipo de solução funciona, siga com a leitura abaixo.

Vamos mostrar para você tudo o que o frete de retorno pode fazer pelos seus trajetos diários, permitindo ainda mais lucratividade no seu dia a dia. Confira!

E veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

O que é o frete retorno?

 

Coloque na ponta do lápis todas as despesas que você tem ao transitar pelas estradas do país. Mesmo sendo um território extenso e com possibilidades de trabalho constantes, acontece de você ir até um destino com carga na caçamba, e voltar pelo mesmo trajeto, mas com o caminhão vazio.

 

O problema maior é percorrer esse percurso sem gerar renda — enquanto as despesas acontecem normalmente. 

 

Daí, a importância do frete retorno, que é uma forma de organizar as rotas de entrega para que você tenha carga tanto no caminho de ida quanto no seu retorno. Isso oferece a possibilidade de estar sempre com carga em seus trajetos e despesas cobertas.

 

Como funciona?

 

Idealmente, todo caminhoneiro gostaria de ir de Porto Alegre a Salvador, por exemplo, com o caminhão cheio na ida e na volta para o sul do país. Mas nem sempre isso é possível.

 

Mas o frete de retorno evita que você rode por aí "batendo lata". Com auxílio tecnológico e apoio pela legislação nacional, muitos profissionais têm driblado esse efeito prejudicial ao caminhoneiro. 

 

É o caso da tabela de preço mínimo de frete definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nela, o órgão aponta que um caminhão que não tiver carga de retorno, o cálculo do frete deve conter as despesas do regresso com o veículo vazio.

 

Por isso que voltar vazio, para a sede da empresa, é considerado um risco: traz custos extras para a operação já que a transportadora vai arcar com esses eventuais prejuízos.

 

Veja também: 8 dicas para dirigir à noite e em segurança

 

Modalidades de frete de retorno

tabela frete de retonor

Vamos entender melhor o assunto destacando quais são os tipos de frete retorno que existem.

 

Carga Fechada

 

Ocorre quando o espaço de um caminhão é utilizado apenas para um destino. Nesses casos, torna-se necessário negociar um valor maior para que esse transporte gere lucro, e não prejuízo, para a empresa.

 

Carga Dedicada

 

Importante ressaltar que, nesses casos, cabe à transportadora certificar-se de que apenas a carga negociada está sendo carregada. Isso ajuda a evitar danos ao bem, mas também é uma modalidade de entrega na qual nem sempre o caminhão vai ficar cheio.

 

Nesses casos, um bom planejamento para garantir uma nova entrega no caminho de volta é interessante para garantir que não ocorram prejuízos..

 

Carga Fracionada

 

Carga fracionada é um modelo que compartilha o espaço interno do caminhão com cargas para diferentes destinatários, enchendo o caminhão por completo.

 

Nesses casos, o planejamento de rota é ainda mais relevante uma vez que vai definir o trajeto de maneira otimizada. Ou seja: eles têm que estar relativamente próximos ou em uma sequência lógica para garantir mais eficiência no trajeto realizado pelo caminhoneiro..

 

Carga Urgente

 

Cargas urgentes são aquelas que devem ser planejadas com atenção e senso de emergência, pois devem chegar o mais rápido possível ao destinatário. 

 

Assim, o frete cobrado costuma ser um tanto a mais do que o comum, justamente por conta desse caráter de urgência para a entrega e por não haver muito tempo hábil para planejar outras entregas (o que provavelmente vai culminar no retorno do caminhão vazio).

 

Quais são as vantagens?

 

Contar com uma operação de frete retorno tende a ser uma maneira de gerar sucesso à logística da transportadora. E agrega também ao trabalho do caminhoneiro, que consegue acumular trabalhos em trajetos que seriam feitos de qualquer maneira.

 

Mas podemos destacar outros pontos positivos nisso. Confira:

 

  • o trabalho oferece uma renda extra, já que os caminhões circulam menos tempo sem carga em suas idas e vindas;
  • mais produtividade, permitindo equilíbrio maior nas despesas e custos gerais (como a manutenção periódica) para trajetos que seriam feitos de qualquer maneira;
  • mais agilidade nas operações porque o caminhão não vai ficar parado por muito tempo à espera de novos serviços. Ele pode estar mais em movimento e quase sempre em serviço.

frete de retorno caminhoneiro

Como garantir o frete de retorno?

 

Vale a pena planejar algumas estratégias que vão garantir o uso otimizado do frete retorno. E a primeira delas nós já vínhamos apontando nos tópicos anteriores, que é a roteirização dos trajetos do caminhão.

 

Com isso, dá para entender a melhor hora para realizar um tipo de entrega e realizar um mapeamento efetivo para atender a todos de forma rápida e livre de imprevistos.

 

A cobrança do frete de ida e volta é outro elemento importante, uma vez que você deve considerar o regresso do caminhão. Até por isso, saber precificar o trabalho é tão necessário — aqui, especificamente, é algo que facilita no ajuste do valor considerando a volta).

Vale mencionar, também, o papel da tecnologia na facilitação do frete de retorno. Com softwares especializados em logística, você consegue controlar detalhes valiosos da frota (como a necessidade de manutenção preventiva) além de trabalhar de maneira otimizada com a roteirização de entregas.



 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

Conclusão

 

O frete de retorno é necessário para garantir um caminhão sempre cheio (tanto nas idas quanto nos regressos). Assim, transportadora e caminhoneiros não saem no prejuízo ao precificar um serviço e ganham mais produtividade, rentabilidade e controle de despesas.

 

Para tanto, um bom planejamento de rota deve ser feito constantemente, sempre levando em consideração as particularidades de cada entrega. Como o tipo de material e os endereços dos destinatários.

Com isso, fica mais fácil otimizar o seu trabalho diário e garantir uma rotina ainda mais eficiente!

Leia também - Cálculo de frete autônomo: Passo a passo completo

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..