Saiba diferenciar os tipos de lubrificantes e as classificações presentes nas embalagens
Atualmente, praticamente todos os lubrificantes de motores produzidos têm sua origem no petróleo, ainda que sejam classificados como minerais ou sintéticos. A diferença entre o lubrificante mineral e sintético é caracterizada pelo tipo de processo que eles passam durante sua fabricação.
No caso do lubrificante sintético, por exemplo, ele passa por um processo químico e faz com que ele tenha mais estabilidade térmica e resistência, melhor troca de calor e maior vida útil que o lubrificante mineral. Ou seja, os lubrificantes sintéticos possuem um desempenho muito superior aos minerais.
Já os semissintéticos são uma mistura dos óleos básicos mineral e sintético em uma determinada proporção para se obter um nível de desempenho requerido na formulação.
A PETRONAS informa que os números que estamos acostumados a ver como 15W-40, 10W-40, 10W-30 e até 5W-30 são os graus de viscosidade do lubrificante. Estes graus são normatizados pela SAE (Society of American Engineers – Sociedade de Engenheiros Americanos) e está ligado a esta propriedade física do lubrificante.
Importante lembrar que a composição da viscosidade consiste nas temperaturas de operação e partida a frio, ou seja, o que vem depois da letra “W”, trata-se da viscosidade na temperatura de operação, e em nenhuma hipótese poderá ser modificada.
Entretanto, o número que vem ANTES do “W”, representa a viscosidade e desempenho do lubrificante na partida a frio. Dessa forma, você poderá realizar algumas trocas de lubrificante sempre DIMINUINDO o número e nunca aumentando, por exemplo: um produto 5W-40 poderá substituir um 15W-40, pois o 5 é menor que o 15. Mas o inverso não é verdadeiro, portanto sempre siga a viscosidade recomendada, assim a chance de erro é muito menor.
Além do grau SAE de viscosidade, existem outras especificações que são referências as normas internacionais de desempenho dos lubrificantes, tais como API, ACEA e as normas das próprias fabricantes de veículos, como MB 228.3, etc.
Hoje, a PETRONAS oferece uma linha completa de lubrificantes para motores a diesel conhecida como PETRONAS URANIA, a qual possui uma linha de produtos dedicada a cada necessidade dos fabricantes de caminhões. A PETRONAS tem também uma tecnologia exclusiva, chamada StrongTech™, composta por óleos básicos selecionados extremamente estáveis e um pacote de aditivos de alta tecnologia, garantindo o máximo desempenho e auxiliando na redução de emissão de poluentes. Atualmente, os produtos da linha URANIA possuem várias aplicações, incluindo um portfólio completo com API CK-4, com produtos de alta tecnologia e performance. Com isso, a PETRONAS consegue atender a todas as especificações dos caminhões que exigem máxima performance, fazendo jus ao lema: "Petronas Urania: sempre forte para o trabalho".
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!