Quando falamos em segurança e na otimização de entregas, no transporte de cargas, o tacógrafo é um dispositivo que pode se destacar no dia a dia do caminhoneiro e especialmente dos gestores de frotas.
Afinal, é um tipo de produto capaz de mensurar índices importantes para assegurar que toda entrega segue de acordo com o previsto e planejado.
Vamos ver, então, de que forma isso acontece e por quais motivos o tacógrafo deveria ser amplamente considerado na sua rotina? Basta seguir com a leitura deste post!
Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
O tacógrafo é um aparelho com a capacidade de registrar índices diversos para o monitoramento de veículos, como a sua velocidade e a distância percorrida com relação ao tempo de trânsito.
Como resultado, o dispositivo tende a ter aplicações diversas que ajudam a ter mais controle sobre a rotina e seus profissionais, além de servir como um instrumento de segurança para os condutores, também. Afinal de contas, o tacógrafo consegue indicar:
O uso desse dispositivo, inclusive, é obrigatório em caminhões e ele é instalado no interior do veículo. É um grande aliado de gestores que usam a telemetria para analisar os dados de cada entrega e, assim, otimizar continuamente a sua operação.
O tacógrafo é um dispositivo que tem múltiplas funções e consegue realizá-las de maneira simultânea para coletar os dados necessários e desejados para qualificar o trabalho de qualquer transportadora.
Pois, como destacamos anteriormente, essas informações coletadas ajudam a saber, exatamente, o tempo que cada trajeto leva, em média, a velocidade de cada motorista nesses deslocamentos e consegue também tomar decisões mais assertivas para planejar rotas e manter os caminhoneiros disciplinados com as melhores práticas na estrada.
Sem falar que esses mesmos dados ajudam a monitorar a segurança dos motoristas em um trajeto (digamos, por exemplo, que o tempo médio excedeu bastante, em determinada entrega. Isso agiliza o tempo de resposta para saber se houve algum tipo de problema).
Mas como funciona o tacógrafo? Para responder a essa pergunta, temos que conhecer os diferentes tipos de dispositivos, confira a seguir!
O produto conta com um disco-diagrama, no seu interior, e é onde todas as informações do tacógrafo são gravadas para análise posterior por meio de gráficos.
Esse modelo é similar ao tacógrafo eletrônico, mas com um ponto ainda mais relevante: os dados podem ser consultados em tempo real, aumentando ainda mais a segurança dos seus motoristas na estrada e para tomar decisões mais assertivas e ágeis.
É um adianto e tanto, especialmente na Era Digital em que vivemos, e que fica muito mais fácil manter todas as informações salvas na nuvem e integradas para favorecer o planejamento e a execução de ações estratégicas.
Com o tacógrafo, uma série de vantagens e benefícios podem ser colhidos. E, abaixo, vamos falar sobre os principais deles, veja só!
O controle de velocidade ajuda a manter os condutores nos níveis permitidos pela lei — o que também ajuda a reduzir riscos e a gravidade de acidentes — e minimiza a ocorrência de infrações que causam multas, pontos na carteira e podem causar problemas sérios para a profissão do caminhoneiro.
Com o tacógrafo, você consegue analisar a quilometragem percorrida e compará-la com o tempo médio gasto em cada um desses deslocamentos.
Dessa maneira, todo gestor ganha poder analítico para planejar as suas rotas e conseguir precisar, em média, o tempo que cada entrega pode levar.
E isso é um benefício e tanto para ter uma rotina mais previsível e produtiva para todos.
Como apontamos anteriormente, conseguir controlar a velocidade e o tempo médio de deslocamento, por meio do tacógrafo, também coloca a sua equipe em alerta sobre qualquer índice que sair do esperado.
Assim, qualquer tipo de problema pode ser notificado com mais agilidade, o que minimiza todo tipo de risco e perigo que se esconde nas estradas brasileiras.
Por fim, é digno de menção o poder analítico que gestores e caminhoneiros ganham com o tacógrafo. Esse dispositivo compila todos os dados que mais podem ajudar a otimizar, de modo gradual e contínuo, o processo de trabalho.
E como mencionamos acima, isso é algo que beneficia a todos, promovendo uma gestão mais eficiente, livre de imprevistos e capaz de manter a rotina de trabalho mais eficiente de ponta a ponta da sua cadeia produtiva.
Mas você pode ir muito além das informações que compartilhamos ao longo deste artigo, sabia? Assine gratuitamente a Revista Caminhoneiro e saiba tudo sobre a vida na estrada!
Discutimos a importância do tacógrafo ao longo deste artigo. O dispositivo é um excelente meio de manter sob controle alguns indicadores de desempenho fundamentais para a rotina de um caminhoneiro, como a velocidade média nos trajetos e o tempo de entrega.
Com isso, fica mais fácil planejar a rotina de trabalho, garantir as boas práticas ao volante e também manter a estrada mais segura para todos (e livre de riscos e perigos à espreita).
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a usar o tacógrafo em benefício do seu negócio
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!