Você, que se acostumou ou ainda está se acostumando com a vida na estrada, deve ter motivos de sobra para amar essa rotina. Mas também sabe que é um grande desafio na vida de um caminhoneiro manter o corpo, a mente e o bolso sadios.
Mas nada é impossível e todo obstáculo que você encontra no caminho pode ser removido ou contornado. Por isso, neste post vamos mostrar como melhorar a vida de um caminhoneiro com dicas práticas para serem aplicadas no seu dia a dia. Confira!
E veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!
Saber como é a vida de um caminhoneiro na estrada permite que você analise se os bônus e os desafios estão alinhados com as suas expectativas e perfil para ultrapassar os dias difíceis.
E você pode saber mais sobre como é a vida na estrada começando por conhecer, justamente, aquilo que mais tende a despertar receio nesses profissionais.
Saiba mais: quanto ganha um caminhoneiro autônomo?
Furtos, roubos e ameaças à integridade física do profissional fazem parte — infelizmente — da vida na estrada. E é por isso que o profissional autônomo ou contratado por uma empresa deve se certificar de que existem mecanismos que protejam a ele e a sua carga.
O seguro do caminhão deve estar em dia (e do próprio caminhoneiro) e, também, as atuais ferramentas de segurança que muitas empresas usam. Como monitoramento do veículo, roteiros pré-definidos e “cerca elétrica”, entre outras.
A distância é longa, muitas vezes, dos entes queridos. A vida na estrada costuma aumentar os quilômetros entre o caminhoneiro e a sua família, daí a importância em conseguir equilibrar a rotina para estar por perto de quem você deseja periodicamente.
Isso ajuda a administrar melhor a saudade, evitando que a rotina de trabalho se torne um fardo porque também te afasta dos seus familiares.
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou, em recente pesquisa, que pouco mais de 60% das estradas brasileiras estão em condições irregulares. Agora, imagine conviver com esses obstáculos — literalmente — no seu dia a dia.
Esse é, sim, um grande desafio da vida na estrada. Mas também é algo que pode ser solucionado: para isso, planeje sempre suas rotas com antecedência. Além de evitar trechos de difícil acesso, você consegue até mesmo otimizar o trajeto e, quem sabe, economizar combustível no processo?
A rotina pode ser desgastante, independentemente da sua profissão. Mas é verdade que a vida na estrada pode cobrar um preço alto dos caminhoneiros. Afinal, muitas horas de sono (e de alimentação) podem se perder para honrar o cumprimento de prazos.
Saiba mais: dicas de atenção para dirigir à noite
Além disso, a má postura pode se tornar uma desagradável companhia do caminhoneiro, sem falar no estresse e no pouco tempo disponível para a realização de check-ups.
Mesmo assim, você deve tentar equilibrar ao máximo as tarefas importantes e de manutenção da sua qualidade de vida no dia a dia. Para isso, planeje paradas após algumas horas dirigindo — o que vai ajudar a alongar e esticar a musculatura — e adote práticas saudáveis, como:
Já apontamos, por meio dos desafios da vida na estrada, algumas soluções para que você evite esses obstáculos na rotina. Mas vale reforçá-los e apontar outras medidas para que o seu cotidiano seja ainda mais proveitoso!
Cuide da sua saúde, qualidade de vida e bem-estar. Para isso, lembre-se de dormir ao menos oito horas diariamente e em horários regulares.
Além disso, sua alimentação deve ser regular e focada em alimentos nutritivos.Ou seja: evite repetir aqueles lanches baseados em frituras e substituí-los por refeições.
Por meio de um planejamento da sua rotina, você consegue viajar pelas estradas do país e encontrar um meio de estar sempre por perto da família.
Experimente organizar suas jornadas de trabalho e priorize tudo aquilo que mais importa para você. Se é passar mais tempo com a família, tente reduzir o tempo de vida na estrada. Com planejamento, essa redução de trabalho e renda podem não afetar a sua vid de maneira tão negativa quanto você possa imaginar.
É muito comum perceber o quanto as pessoas perdem a paciência no trânsito. E quem convive com isso pode até se identificar e entender que, às vezes, é realmente difícil manter a calma e espantar o estresse, deixando-o sempre para trás no espelho retrovisor.
Mas o autoconhecimento pode ser um grande aliado da sua vida na estrada. Identifique aquilo que mais tira você do sério, e passe a entender os motivos para isso e, também, como evitar esse tipo de situação na rotina.
Você pode exercitar o autocontrole e, com isso, beneficiar-se por alcançar um estado de calma mais vezes, evitando que o estresse e seus sintomas associados dominem as suas decisões e estraguem o seu humor pelo resto do dia — ou mais.
Assine a Revista do Caminhoneiro e conheça dicas e novidades da vida na estrada!
A vida na estrada pode não ser um estilo apropriado para todos, mas todos os seus desafios são possíveis de serem superados.
Por isso, vale a pena conhecê-los para aprender não apenas como superá-los, mas para avaliar se essa vida faz sentido para você.
Esperamos que esses tópicos tenham ajudado você a entender um pouquinho mais sobre como funciona a vida na estrada!
Leia também - Aprenda algumas gírias da estrada
Já pensou em ser autônomo? Leia também nosso post sobre "tudo que você precisa saber sobre a profissão"
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!