Após queda no preço da gasolina e do aumento do diesel nas refinarias da Petrobras, os preços desses dois combustíveis no Brasil estão atualmente mais acessíveis em média em comparação com os preços internacionais. No entanto, há uma notável exceção: a Refinaria de Mataripe, localizada na Bahia, a única unidade privada, está vendendo gasolina e diesel a preços mais elevados do que no mercado internacional. Esses dados foram divulgados em um relatório recente pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
A Abicom relata que as oportunidades de importação estão indisponíveis há 16 dias. A empresa Acelen, que controla a Refinaria de Mataripe, está praticando preços que ficam 3% acima do mercado internacional para a gasolina e 1% acima no caso do diesel. Enquanto isso, as refinarias da Petrobras oferecem preços 3% mais baixos para o diesel em média em comparação com o Golfo do México, que é usado como referência pelos importadores, e 2% a menos para a gasolina.
A redução dessa diferença de preços entre os combustíveis no Brasil e no mercado internacional acompanha a queda no preço do petróleo tipo Brent, que encerrou com uma diminuição de 3,19% na segunda-feira, cotado a US$ 86,35 por barril nos contratos para janeiro.
A Abicom observa: "Com a estabilidade na taxa de câmbio e a redução nos preços de referência do óleo diesel, e especialmente da gasolina no mercado internacional no fechamento de ontem, os preços médios estão se aproximando da paridade para o óleo diesel e a gasolina".
Fonte: Abicom
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!